Teatro nas bibliotecas

Alvorada, Chiquita Bacana no reino das bananas, A menina que não sabia brincar, Risca Faísca!, O sapo e o vagalume uma amizade improvável, Teatro de fantoches Von Feffer e teatro na Hans com A noiva surtada, Poetinha camará e A rosa e o príncipe são os espetáculos de teatro de setembro.

Alvorada

Alvorada
Com Centro de Pesquisa da Máscara
O espetáculo Alvorada parte da linguagem das máscaras expressivas e tem como inspiração dramatúrgica canções da música popular brasileira as quais revelam histórias de amor. O enredo é calcado no jogo das personagens presentes em cena e aponta para as diversas facetas de um relacionamento amoroso. Os quadros apresentados seguem uma estrutura não linear e fazem alusão aos momentos vividos durante toda a relação: ALVORADA (a paixão), ENTARDECER (as memórias) e CREPÚSCULO (as decepções). Durante o processo de ensaio foram incorporados ao espetáculo estudos de Mímica Corporal Dramática, Dança de salão (com ênfase em samba de gafieira), LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e das próprias Máscaras Expressivas, que são inteiras e não fazem uso da fala, o que possibilita uma comunicação universal e facilita a fruição por parte de todos, principalmente a inclusão da comunidade surda.
Dia 9 de setembro às 14h - Biblioteca Cora Coralina
Dia 10 de setembro às 12h -  Biblioteca Brito Broca
Dia 17 de setembro às 10h - Biblioteca Belmonte
Dia 30 de setembro às 16h - Biblioteca Viriato Corrêa

Chiquita bacana

Chiquita Bacana no Reino das Bananas
Com o grupo Folias D’Arte
Texto escrito por Reinaldo Maia em 1977 coloca em cena o absurdo de uma menina estar sendo acusada de ter comido uma banana no Reino das Bananas. Comandado pelo Rei Leonino e seu staff de girafas e gorilas esse reino no qual os outros animais estão perdendo suas funções sociais é onde se passa a história. O que acontecerá no final só os espectadores poderão decidir a cada dia. O Grupo Folias D’Arte apresenta um musical infantil diferente onde em cada sessão o público, as crianças, são convidadas a interagir e participar na peça.
Dia 3 de setembro às 10h - Biblioteca Milton Santos
Dia 9 de setembro às 14h - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 17 de setembro Às 11h - Biblioteca Cora Coralina

A menina que não sabia brincar

A menina que não sabia brincar
Núcleo Sem Drama com Amanda Nascimento, Denise Magalhães e Laura Rodrigues
A Menina que não sabia brincar narra história de uma menina solitária e sua amizade com um pássaro encantado que lhe ensina músicas e brincadeiras dos vários lugares do Brasil por onde ele andou. Nesta produção para crianças do Núcleo Sem Drama da Cooperativa Paulista de Teatro com texto e direção de Ana Souto, as atrizes Amanda Nascimento, Laura Rodrigues e Denise Magalhães se alternam nos instrumentos musicais e no papel de narradoras, cantoras e personagens da história, criando um espetáculo divertido que fala de viagens, amizade e aprendizagens.
Dia 9 de setembro às 11h - Biblioteca Nuto Sant’Anna
Dia 9 de setembro às 14h - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 10 de setembro às 11h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 16 de setembro às 11h - Biblioteca Anne Frank
Dia 16 de setembro às 14h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 17 de setembro às 11h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 23 de setembro às 11h - Biblioteca José Paulo Paes (CC Penha)
Dia 23 de setembro às 14h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 24 de setembro às 11h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 30 de setembro às 11h - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

Risca faísca

Risca Faísca!
Cia Faísca
Quem nunca entrou numa história e não queria mais sair? Risca e Faísca são seres imaginários capazes de entrar e sair de qualquer história. Elas tem o poder de trazer dos contos pequenos objetos, personagens ou belas imagens. Nesta apresentação, elas compartilham suas últimas aventuras por histórias curtas, divertidas e musicais.
Dia 30 de setembro às 11h – Biblioteca Anne Frank

O Sapo e o Vagalume

O Sapo e o Vagalume: uma amizade improvável
Com Bruno Soares, Yannick Iksvaarzen e Angélica Müller
“O Sapo e o Vagalume: Uma Amizade Improvável” é uma peça teatral voltada para o público infantil, que aborda a construção da amizade além das diferenças, e surge a partir da necessidade de falar sobre a união, tendo como foco a mudança de mentalidade no que se refere a miscigenação.. Dentre as informações trocadas no decorrer da trama, evidencia-se a necessidade da aceitação e bom relacionamento independente das diferenças, sejam de caráter físico, racial, e outros. Com seu caráter participativo, as crianças do público receberão adereços e serão convidadas a interagir com o ambiente em que se passa a história.
Dia 2 de setembro às 11h – Biblioteca Anne Frank
Dia 2 de setembro às 14h – Biblioteca Prefeito Prestes Maia

Von Feffer – teatro de fantoches

Teatro de Fantoches Von Feffer
Espetáculo João e Maria
A Companhia de Fantoches Von Feffer é uma empresa especializada em contar histórias para crianças, com a proposta de resgatar a magia dos bonecos de fantoches (bonecos de luva). Por meio de uma perfeita técnica de manipulação utilizada, a equipe de profissionais atinge o principal objetivo: dar vida ao boneco, mostrando à adultos e crianças, o quanto ele pode tornar-se real.  Apresentarão a história de João e Maria, um clássico dos Irmãos Grimm.
Dia 10 setembro às 11h - Biblioteca Álvares de Azevedo.



TEATRO NA HANS


A Noiva Surtada
Cia. Interato
Era para ser o dia mais perfeito da vida de Mariana: o dia do seu casamento! O grande momento de dizer... Não! Não é nada disso! Mariana está insegura. Kelly, a madrinha, mais atrapalha do que ajuda! E Livia, a fotógrafa, solteira convicta, só queria fazer o seu trabalho!
Dia 2 de setembro de 2017 às 16:00 - Biblioteca Hans Christian Andersen

Poetinha Camará: Histórias, poemas e canções de Vinicius de Moraes
Cia. do Fubá
Espetáculo infantil embalado por música ao vivo e recheado de poemas. Vinicius é um garotinho apaixonado, depois de uma frustrada tentativa de compor um poema de amor, ele acaba descobrindo e nos mostrando a história de um outro Vinícius: o de Moraes. Grupo vencedor do Prêmio CPT de Melhor Espetáculo Infantil; Prêmio Zé Renato de Teatro.
Dia 23 de setembro de 2017 às 11:00 - Biblioteca Hans Christian Andersen

A Rosa e o Príncipe
Cia. Interato apresenta: A Rosa e o Príncipe
Uma releitura do clássico de Saint Exupéry. Nesta versão, o próprio autor entra em cena para conduzir a história. A ciumenta Rosa, na pele de uma menina mimada aventura-se pela Terra. Nessa jornada, ela cruza com personagens icônicos como a Raposa, o Homem de Negócios e a serpente.
Dia 30 de setembro de 2017 às 11:00 - Biblioteca Hans Christian Andersen