Circo em setembro

Palhaçaria Feminina e Circo Família com Cabaré da Mafalda, A Caravana Tapioca com Cavaco e Sua Pulga Adestrada, Circo Vox com Se chove não molha, Circo Palombar com A Fabulosa Charanga dos Excêntricos, Namakaca com É nóis na xita, Parlapatões Clássicos do Circo, Palhaça Rubra, Cia Pé de Chinelo com Sananab, e A próxima Companhia com Os Tr3s Porcos são os espetáculos de setembro nas bibliotecas de bairro.

Cabaré da Mafalda
O Cabaré da Mafalda é um espetáculo de Palhaçaria Feminina e Circo Família.

Mafalda, mestra de cerimônias, convida o público para um chá
dançante em seu Cabaré Internacional; nele podemos ver números tradicionais, cenas cômicas, danças excêntricas, palhaças convidadas e também nos divertir com as relações familiares desta trupe!!!
Dia 2 de setembro às 14h - Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 3 de setembro às 11h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 24 de setembro às 10h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 30 de setembro às 11h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda

A Caravana Tapioca - Cavaco e Sua Pulga Amestrada

A Caravana Tapioca - Cavaco e Sua Pulga Adestrada
O espetáculo apresenta Maria, a pulga adestrada que chega de paraquedas, canta, faz música com panelas, cospe fogo, doma uma fera, entre outras habilidades nunca antes vistas. Cavaco, o excêntrico domador, faz a costura dos números com música ao vivo, malabarismo, magia e comicidade.
A Caravana Tapioca tem um vasto repertório, e vem se apresentando em palcos, picadeiros de todo o Brasil, pesquisando a rua como forma de democratização da arte e formação de platéia, quebrando a rotina das cidades.
Dia 2 de setembro às 11h - Biblioteca Jovina Rocha Pessoa
Dia 3 de setembro às 11h - Biblioteca Nuto Sant’Anna

Circo Vox

Circo Vox - Se chove não molha
Uma família de palhaços, o pai e seus dois filhos, chegam para apresentar um espetáculo, mas se atrapalham ao fazer os números, que acabam sempre da forma errada.
Os três ficam nesse “chove não molha” e então percebem no final que, sem querer, apresentaram um espetáculo divertidíssimo. Nessa montagem o grupo traz esquetes tradicionais circenses adaptadas para a linguagem contemporânea do Circo Vox.
Dia 9 de setembro às 14h – Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 10 de setembro às 11h – Biblioteca Narbal Fontes
Dia 23 de setembro às 14h – Biblioteca Raul Bopp
Dia 24 de setembro às 11h – Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 30 de setembro às 11h – Biblioteca Vinícius de Moraes

Circo Palombar - A Fabulosa Charanga dos Excêntricos
Um jovem grupo de Circo-Teatro coloca suas roupas coloridas, maquiagens e equipamentos de circo e sai às ruas para encontrar o público. O que eles querem é contar histórias dessa tradicional Arte que tanto gostam e reinventá-las a sua maneira, de um jeito simples, para gente do povo, nas ruas e parques da periferia da cidade. São números de circo variados como monociclo, pernas de pau, malabarismo, acrobacias, palhaços apresentados ao público.
Dia 3 de setembro às 11h - Biblioteca Raimundo de Menezes

Namakaca - É nóis na xita
Espetáculo infanto-juvenil que mostra o convívio entre três personagens: Du Circo, Montanha e Cafi, que disputam os aplausos do público, aceitando os próprios equívocos como fonte de improvisação.
Além de malabarismos, monociclos, acrobacias, equilibrismos e palhaçadas, o espetáculo é também musical, brincando com ritmos tipicamente brasileiros e instrumentos da cultura popular como cavaquinho, o pandeiro e a percussão.
O espetáculo já foi apresentado mais de 800 vezes, em 24 estados brasileiros e pelo mundo afora.
Dia 2 de setembro às 11h - Biblioteca Aureliano Leite
Dia 2 de setembro às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 3 de setembro às 11h - Biblioteca Lenyra Fracarolli
Dia 9 de setembro às 11h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 9 de setembro às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 16 de setembro às 11h - Biblioteca Monteiro Lobato
Dia 16 de setembro às 14h30 - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 17 de setembro às 11h - Biblioteca José Paulo Paes
Dia 23 de setembro às 11h - Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 23 de setembro às 14h - Biblioteca Vinicius de Moraes

Palhaça Rubra
Um show moderno à moda antiga, movida pela mais alta tecnologia humana. Altamente interativo, o espetáculo mistura música, humor e improviso, envolvendo a plateia em todos os momentos para criar apresentações que são sempre únicas.
Palhaça Rubra é a mestre de cerimônias dessa trupe onde todos são músicos, atletas e palhaços, combinando suas habilidades para criar e recriar esquetes clássicas e contemporâneas do circo - encantando e surpreendendo o público em qualquer espaço.
Dia 2 de setembro às 14h - Biblioteca Monteiro Lobato
Dia 3 de setembro às 10h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 3 de setembro às 14h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 10 de setembro às 10h - Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 17 de setembro às 10h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 23 de setembro às 14h - Biblioteca Belmonte
Dia 24 de setembro às 10h - Biblioteca Paulo Setúbal


Parlapatões

Parlapatões - Clássicos do Circo
O espetáculo Parlapatões Clássicos do Circo reúne alguns dos mais divertidos números cômicos e circenses de diversos espetáculos da trajetória de vinte anos dos Parlapatões. Um grande show de variedades que festeja o repertório do grupo em números para crianças, mas que também divertem os adultos. Durante os seus 60 minutos de alegria, os quatro palhaços passam das mais clássicas reprises aos números mais inovadores em sua linguagem.
Dia 24 de setembro às 14h – Biblioteca Milton Santos
Dia 30 de setembro às 10h – Biblioteca Raul Bopp


Sananab

Cia Pé de Chinelo
O Espetáculo SANANAB nasceu das situações mais simples e diversas. O tema trabalhado é a simplicidade com que Bisgoio enxerga as coisas complexas, e o modo complexo como enxerga o simples. É sob essa ótica e poder de transformação que o palhaço atua em tudo ao seu redor, da profunda relação entre a lógica de
mundo do palhaço Bisgoio e alguns objetos, velhos e desgastados, assim como seu figurino esfarrapado. Revelando a ótica criativa e subversiva do palhaço, transformando e reinventando novas funções para os objetos, e criando vida para eles em diversas situações. Mostrando as facetas do ser humano, as emoções que os definem, sentimentos que se alternam, como: o amor, raiva, simplicidade, alegria, ingenuidade, egoísmo, generosidade, estupidez, mesclando todas essas emoções e construindo uma ponte com o público, revelando um pouco da essência do ser humano em cada situação, fazendo do palhaço um espelho pra sociedade, onde o principal é o encontro com o público de forma não somente receptiva, e sim de jogo entre palhaço e público.
Dia 3 de setembro às 11h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 24 de setembro às 10h - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos

Tr3s porcos – A próxima Cia

Os Tr3s Porcos
A próxima Companhia
Três porcos procuram um lugar para construir suas casas. O conto infantil desta vez dirige-se também aos adultos e se passa na cidade, onde o espaço está cada vez mais disputado com o Lobo, o dono do lugar, que fará de tudo para obrigar os porcos a beneficiá-lo e impedir que eles atrapalhem a manutenção e a construção de seus empreendimentos.
A fábula Os Três Porquinhos está presente no imaginário popular, assim como a linguagem do palhaço. A força criativa da junção destes dois elementos aproxima o público, trazendo força para a discussão do espetáculo sobre a habitação nas grandes metrópoles. Dessa forma, trabalhamos com a ideia do teatro como potência catalisadora do diálogo. Realizada em espaços alternativos - Ruas, Praças, Galpões - a obra foi desenvolvida utilizando a linguagem do Palhaço, do Circo e do Teatro de Rua. A encenação foi construída a partir da acrobacia, pirotecnia e elementos característicos do circo, bem como o cenário e figurinos alegóricos criam uma atmosfera que aproxima e interage com o público passante.
Dia 16 setembro às 11h - Biblioteca Nuto Sant’Anna
Dia 16 setembro às 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 17 setembro às 10h30 - Biblioteca Pedro Nava
Dia 23 setembro às 11h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 23 setembro às 14h - Biblioteca Aureliano Leite
Dia 24 setembro às 11h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 30 setembro às 11h - Biblioteca Milton Santos
Dia 30 setembro às 14h - Biblioteca Paulo Setúbal (CC Vila Formosa)