Dicas de Leitura - Livros-brinquedo

As Dicas de Leitura de agosto apresentam o livro-brinquedo, livro voltado para crianças e jovens adolescentes e que integram a brincadeira à leitura.

Com temas variados e formatos lúdicos, o livro-brinquedo possui um formato físico e visual diferente do livro comum, com atividades práticas e interativas que dão suporte à leitura, e com a proposta de ser lido enquanto se brinca.  O termo é aplicado a livros infantis e infantojuvenis, dirigidos a leitores alfabetizados ou não, levando-os a manusear o livro, a brincar e a jogar, explorando a coordenação motora e a experiência sensorial visual, sem que sejam necessariamente livros de imagem.

 

Dicas de leitura – livro-brinquedo

Caça ao Fantasma em Torres Bambas - Molly Williams
Ivã, Mino e Lia passam o feriado na casa da tia. O pai da Lia diz para as crianças que a casa é mal assombrada, então elas chegam lá determinadas a caçar o fantasma! Para ajudar os personagens a achar o fantasma, os leitores fazem o papel de detetive resolvendo enigmas que aparecem durante a história.

A Casa dos Beijinhos - Claudia Bielinsky
Neném está à procura de beijinhos em todos os cantos de sua casa. Em cada página é possível interagir com a história abrindo portas, janelas e armários, olhando atrás dos quadros, levantando a cortina, o edredom, a almofada, e ajudar Neném a encontrar o beijinho mais gostoso!

Chapéus! - Dominique Maes
Ao longo do livro, o leitor ajuda o menino-personagem a vestir um novo chapéu e se imaginar por inteiro. Ao abrir as meias páginas, é possível visualizar o que ele pode ser ao usar um chapéu diferente, como por exemplo, com o chapéu de cozinheiro, o chapéu de pirata ou mesmo com um simples chapéu de papel.

A História de Tudo - Neal Layton

Cheio de dobraduras, setas, abas e janelas, o livro conta de maneira divertida e interativa a história do Big Bang, a formação das galáxias, dos planetas e estrelas, o nascimento da vida na Terra, o surgimento e desaparecimento dos dinossauros, a chegada dos mamíferos, dos homens, e muito mais. Com uma mãozinha do senhor Darwin e de outros grandes cientistas, a obra apresenta questões científicas complexas com a simplicidade necessária para os leitores mirins.

Lagarta na Primavera, Borboleta no Verão - Susan Hood
Virando as páginas, é possível ver em relevo o corpo da lagarta se mexendo e remexendo, enquanto mostra o que ela faz durante a primavera. Um dia cai num sono profundo e acorda no verão, já muito diferente, trazendo uma surpresa para todos os leitores!

Mamãe é Demais - Mara Van Fleet
Com a tromba da mamãe-elefante saltando enrolada em tecido pelas páginas do livro, é possível visualizar seus movimentos ao dar banho em seu filhote, ao ajudar os outros, e a brincar. Descubra como a tromba da mamãe-elefante pode fazer muitas coisas!

Primeiras Palavras - Dawn Sirett

Preocupado com a questão pedagógica, o livro apresenta uma maneira divertida de ensinar ao leitor, nomes de brinquedos, animais, veículos, tesouros, roupas e outros itens, enquanto tentam encontrar esses objetos escondidos nas imagens.

A Procura do Urso Bebê - A.J. Wood, Jacqueline East, Rachel Williams
Com pop-ups, o livro conta a história do Bebê Urso que desapareceu deixando a Mamãe Ursa muito preocupada.  Você viu ele por aí? Será que ele está escondido? Ajude a Mamãe Ursa a encontrar seu filhote através das páginas interativas!

O Que eu Faço Melhor! Allia Zobel Nolan
Este é um livro divertido que traz surpresas em cada página: texturas, abas que se abrem e ilustrações que se movimentam.  Mostram às crianças que ter um talento ou fazer algo bem feito pode fazê-las sentir-se bem e é um excelente motivo para comemorar.


Veja também: Quimonos de Annelore Parot, Os Sapatos de Lulu de Camilla Reid, Um Amor de Botão de Pauline Carlioz, Coleção “Pedra no Caminho” de Susannah Leigh com O Castelo Misterioso, A Cidade Divertida, A Escola Legal, A Fazenda Feliz, A Ilha Encantada, A Mata Virgem, A Montanha Nevada, O Castelo Misterioso, O Oceano Mágico e O Planeta Vermelho e muitos outros.

Consulte o nosso catálogo online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros. Veja também a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo.
Outras dicas de leitura.