Programação da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Programação Cultural de agosto de 2017


CURSOS

Regência Orquestral

Com os maestros Daniel Misiuk e Angelino Bozzini
Três importantes oportunidades para músicos que tenham interesse em dar os primeiros passos no mundo da regência orquestral e na prática de orquestra.
Indicação etária: a partir de 14 anos. Duração: 3 horas.
Informações e inscrições disponíveis em http://regenciaorquestral.blogspot.com.br ou diretamente com os maestros.
Aos sábados às 10h
  • Introdução à regência orquestral: Curso teórico e prático aberto a regentes iniciantes e interessados em conhecer os princípios da regência orquestral.
  • A Arte da Regência: Para quem já tem alguma experiência como regente e gostaria de aprimorar sua técnica e formação artística.
  • Prática de Orquestral: Abrindo espaço para pessoas que têm uma formação instrumental e buscam um local para prática de conjunto formaremos uma orquestra que servirá de base para a formação de repertório camerístico e sinfônico para os integrantes da orquestra, bem como para a prática dos regentes.

CIRCO

Cavaco e Sua Pulga Amestrada

Programa Biblioteca Viva. Com A Caravana Tapioca.
O espetáculo apresenta Maria, a pulga adestrada que chega de paraquedas, canta, faz música com panelas, cospe fogo, doma uma fera, entre outras habilidades nunca antes vistas. Cavaco, o excêntrico domador, faz a costura dos números com música ao vivo, malabarismo, magia e comicidade.
12 de agosto às 14h
 
SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO
A primeira semana de agosto é a Semana Mundial da Amamentação (SMAM), uma semana celebrada mundialmente por muitas organizações de apoio à amamentação. Faremos na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato uma grande roda de amamentação.
6 de agosto às 10h 


OFICINA

Projeto BrinkEtá - Brincando em Inglês

Com Tatiana Sant Anna.
A brincadeira pode ser uma ferramenta útil e prazerosa no aprendizado, principalmente quando compartilhada com um grupo. A oficina Brincando em Inglês desenvolve suas atividades com músicas, danças, dramatizações, entre outros. É uma maneira divertida de aprender inglês.
A oficina tem como objetivo a formação de grupo através de brincadeiras lúdicas em inglês.  Trabalha o fortalecimento individual e grupal, desenvolvendo a autonomia, a relação e apropriação com o espaço público.
Público-alvo - crianças e adolescentes, de 7 a 14 anos.
Segundas-feiras às 10h


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Histórias para encantar

Com Deise Tebaldi
Serão contadas várias histórias como: “Pavão do abre-e-fecha” de Ana Maria Machado, onde um pavão indeciso  recebe convite para uma festa e não sabe o que fazer; “As três penas” dos Irmãos Grimm, onde um rei já muito idoso precisa decidir qual dos três filhos irá sucede-lo; “Sua Alteza A Divinha” de Angela Lago, onde uma princesa só se casará se alguém conseguir derrota-la no “o que é que é”, entre outras.
Segundas-feiras às 15h

Histórias de bichos

Com Eulália Maria Camara Lobato
Serão contadas várias histórias como: “A galinha ruiva”, que encontra grãos de milho e resolve plantar, para depois de crescidos, poder fazer várias coisas gostosas, mas quem vai ajudá-la; “A festa no céu”, Ia ter uma festa no céu e todos os animais tinham sido convidados. E os bichos que não voavam, como iam fazer?; “Como contar crocodilos”, um macaco queria comer mangas mas... a mangueira estava do outro lado do rio. Como fazer?, entre outras.
Quarta-feiras às 10h


INTERVENÇÃO LITERÁRIA

Clubinho do livro -
Programa Biblioteca Viva
Oficina de Livro Coletivo
"Pondo cor na Poesia" com a poeta e artista plástica Aline Binns e  com a arte educadora, artesã e dançarina Babu Nascimento. As crianças serão convidadas a criar imagens partindo do estímulo da  poesia falada, com o intuito de construir juntas um livro de poesia. Podendo ser ilustrações de uma mesma poesia ou mais de uma poesia.  Será disponibilizado materiais para técnicas mistas de pintura e colagens de materiais tais como tecidos, papéis, fios coloridos, brilhos  e coisas deliciosas pra dar asas a imaginação.
Leitura de Livros
O jornalista Camilo Rocha lerá "O Pote Vazio", sobre um menino que adorava flores e que participa de um concurso para se tornar o sucesso do imperador. Trata-se de uma fábula chinesa que contém uma valiosa lição sobre honestidade e ética. A história é indicada para crianças a partir dos quatro anos.
5 de agosto às 14h


JORNADA DO PATRIMÔNIO

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio de seus departamentos de Programação e de Patrimônio Histórico (DPH), realizará a 3ª Jornada do Patrimônio da Cidade de São Paulo, nos dias 19 e 20 de Agosto de 2017. A ideia é proporcionar a paulistanos e turistas a oportunidade de reconhecer seu patrimônio histórico, artístico e cultural, distribuído por diversos pontos da cidade. Durante a visita será possível conhecer um pouco sobre os 81 anos da biblioteca, seus acervos especiais e o memorial Monteiro Lobato.
19 de agosto às 10h e às 15h
20 de agosto às 10h

 
SARAU

SARAU  DAS ARTES

Evento voltado para a 3ª idade. São realizadas leituras de textos e poesias, apresentações de música e dança, bem como apresentações musicais.
25 de agosto às 14h


CINE GAROTADA - Exibição de filmes Infantis e Infanto-juvenis em versões dubladas. Toda terça-feira, às 9h30 e às 14h30.

Fábulas – O pequeno Hiawatha e o Patinho Feio
Walt Disney – Home Entertainment
Fábulas contadas por meio da música e dos personagens Disney – Neste volume, dois clássicos premiados com o Oscar: O patinho feio e O Velho moinho, além de outras histórias incríveis como O pequeno Hiawatha, um indiozinho que ao ser gentil com um coelho, ganha a sua amizade e este acaba salvando a sua vida. Outra aventura fica por conta de três bebês que viajam pelas estrelas dentro de um sapato de madeira para pescarem no céu. Uma viagem mágica nestas histórias inesquecíveis.
Duração – 51 minutos
1º de agosto às 9h30 e 14h30

Thomas & friends
– volume 1
STudio 2 – A Britt Allcroft Company Production
Junte-se a Thomas e seus amigos na história que conta como Thomas fica exibido e acaba descobrindo que não é um convidado bem-vindo na casa de máquinas. Descubra o que acontece quando Diesel decide causar um mal-entendido entre Duck e os outros trenzinhos, e quando Gordon tenta fazer uma sabotagem! Embarque nessas e em outras divertidas histórias de Thomas e seus amigos.
Duração – 40 minutos
8 de agosto às 9h30 e 14h30

Simão e Bartolomeu
Liberty Editora
Saiba como nasceu o cãozinho Simão, como encontra seu fiel amigo, o carrapato Bartolomeu. Como encontra um lar, mas tem que escolher entre sua nova dona e seu melhor amigo. Tudo isso e muito mais.
Duração – 60 minutos
15 de agosto às 9h30 e 14h30

O grilo feliz

Programadora Brasil
O grilo feliz é uma pioneira animação brasileira que utiliza animais da fauna nativa para criar uma história em que os valores da amizade e da proteção à natureza estão acima de tudo. Com muita imaginação, humor, um colorido sofisticado e música de primeira qualidade, o desenho diverte os pequenos, sendo capaz também de encantar os adultos. Sem perder de vista o caráter educativo, o filme convida os espectadores a uma viagem na beleza de uma floresta em que crianças e animais vivem em harmonia.
Duração – 80 minutos
22 de agosto às 9h30 e 14h30

A invasão dos Zumbolhas
Marigota, uma jovem e antenada gotinha d’água, embarca em uma aventura para salvar a cidade aquática de Aguápolis e seus habitantes, os Gotonautas, da ameaça trazida pelos Zumbolhas, pequenas e desagradáveis criaturas que espalham sujeiras e poluição por onde passam.
Duração – 48 minutos
29 de agosto às 9h30 e 14h30


MÚSICA

Cris Barulhins - Show Planeta Peteca

O show para bebês, crianças e seus familiares consiste em um repertório de canções da cultura popular brasileira, como cacuriás, congadas, toadas de capoeira, sambas e canções autorais, interagindo com o público por meio das brincadeiras propostas para cada música, específicas para a primeira infância. Os pais, mães, vovôs, vovós, tios etc., bebês e crianças, além de vivenciarem diversas brincadeiras, têm a oportunidade de conhecer ou relembrar as belas canções da nossa        tradição oral de várias regiões do Brasil; acompanhadas por uma banda que se destaca pelos diferentes arranjos,  dinâmicas  e timbres percussivos.          
Duração – aproximadamente  50 minutos 
11 de agosto às 9h

Música Erudita - Theatro Municipal de São Paulo vai às Bibliotecas Municipais
Programa Biblioteca VIVA
A programação inclui apresentações de duo de violão e flauta, solo de violão e também duo de eufônios (instrumento da família dos metais), de artistas do Theatro Municipal de São Paulo.
20 de agosto às 12h30

Choros de Villa-Lobos na Flauta e Viola Caipira
Programa Biblioteca VIVA
Com Enrique Menezes
Choros de Villa-Lobos executados ao vivo por Flauta, Pífano e Viola Caipira procurando expor algumas das características marcantes do compositor e suas relações tênues entre o popular e o erudito. Como Villa-Lobos utilizou as formas do choro urbano em sua série de composições? Quais foram as explicações dadas pelo próprio compositor para batizar assim sua série?
27 de agosto às 11h

ENCONTRO COM O ESCRITOR

Lançamento do livro infantojuvenil "Corpo-seco" - segundo volume da Série Folclore Brasileiro - Cabureiwa Editorial
26 de agosto às 15h
 
TROCA NA ÁREA
Espaço Oficial de trocas de figurinhas do Brasileirão 2017.
Sábados das 14h às 16h e domingos das 11h às 13h


TEATRO

Navegar é preciso?
Com Grupo Aula Mágica
Essencial para a formação crítica de um povo é o conhecimento da História e mais do que nunca precisamos deste embasamento. A equipe do grupo “Aula Mágica” se propõe a cativar, fascinar e envolver de crianças a adultos com a história – sim, real! – das grandes navegações portuguesas do século XV, a aventura que mudaria o mundo para sempre. O recorte narrativo vai desde os primeiros movimentos que tornaram possível sua existência até o descobrimento do Brasil. Passagens que parecem quase impossíveis, difíceis de se acreditar, prendem a atenção do público de qualquer idade. Faixa etária 7 a 14 anos.
23 de agosto às 14h


PiÁ - PROGRAMA DE INICIAÇÃO ARTÍSTICA

O PiÁ é um programa de formação voltado para crianças e adolescentes de 5 a 14 anos. A abordagem artístico-pedagógica do PiÁ relaciona processos artísticos e Cultura da Infância por meio da convivência entre artistas educadores, crianças e adolescentes, considerando ludicidade, experimentação estética e realidades sociais e culturais.
A partir do dia 02 de maio - inscrições de segunda a sábado, das 10h às 17h, na recepção da biblioteca ou diretamente nos dias e horários indicados para cada turma.
Turmas e horários:
Segundas-feiras das 10h às 12h – crianças de 5 a 7 anos
Segundas-feiras das 14h30 às 16h30 – crianças de 5 a 7 anos
Quartas-feiras das 9h às 12h – crianças de 8 a 10 anos
Quartas-feiras das 13h às 16h – crianças de 11 a 14 anos
Quintas-feiras das 9h30 às 11h30 – crianças de 5 a 7 anos
Quintas-feiras das 13h30 às 16h30 – crianças de 8 a 10 anos
Sábados das 10h às 12h – crianças de 5 a 7 anos
Sábados das 13h30 às 16h30 – crianças de 8 a 10 anos
 
VISITA MONITORADA-CAMINHOS DA BIBLIOTECA
Visita monitorada para escolas e grupos de interessados, com o objetivo de apresentar as dependências da biblioteca, seu acervo, os serviços prestados e a programação cultural disponível. É necessário entrar em contato pelo e-mail programacaobml@gmail.com ou pelos telefone  3256-4438 para agendar previamente a visita.


EXPOSIÇÕES

80 ANOS DA BIBLIOTECA MONTEIRO LOBATO

Curadoria Mariana Mifano Galender e Azilde Andreotti
Exposição de fotografias do acervo da BIJ Monteiro Lobato em comemoração aos seus 80 anos de existência. As imagens fazem uma retrospectiva da história da Biblioteca, a primeira do país dirigida ao público infantil. Segunda a sexta-feira das 8h às 18h, sábados das 10h às 17h e domingos das 10 às 14h.

EU, LOBATO
Curadoria de Oiram Antonini e Nelson Somma Junior
A exposição retrata passagens que José Bento Monteiro Lobato viu e viveu em seus 66 anos de vida. Composta por livros, objetos pessoais, roupas, materiais de pintura, documentos, mobiliário e painéis com uma linha do tempo na qual são retratados aspectos importantes ocorridos na vida do escritor. Livre.
Para visitas monitoradas à exposição necessário agendamento.
De segunda a sexta-feira das 8h às 18h, sábados das 10h às 17h e domingos das 10 às 14h