Cursos e Oficinas

Pequeno Cidadão Karaokê, Introdução ao teatro, memória e território, Lian Gong ginástica oriental, Oficina de escrita criativa do papel à cena, Coral infantil, Oficina de encadernação, Oficina de desenho e Clubinho do livro são as oficinas nas bibliotecas públicas em julho.

Pequeno Cidadão Karaokê
Com Taciana Barros e Natalia Barros
A proposta envolve leitura de trechos dos livros do Pequeno Cidadão, leitura de pequenas prosas poéticas e poemas infantis realizadas pelos presentes, inspirados nos 100 anos de amizade dos modernistas Oswald e Mario de Andrade. Então, a partir do material criado pelo grupo, uma nova canção surgirá. Pra encerrar, todos cantam a nova canção criada.
Dia 1º de julho às 11h – Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 1º de julho às 14h30 – Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 8 de julho às 11h – Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 8 de julho às 14h30 – Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 22 de julho às 11h – Biblioteca Mário Schenberg
Dia 22 de julho às 14h30 – Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 29 de julho às 11h – Biblioteca Monteiro Lobato
Dia 29 de julho às 14h30 – Biblioteca Cassiano Ricardo

Introdução ao Teatro, Memória e Território
Com Lucas Vitorino
A oficina "Introdução ao Teatro, Memória e Território”, ministrada por Lucas Vitorino (do Grupo Pandora de Teatro), tem como objetivo proporcionar a vivência no processo de criação teatral, visando explorar a potencialidade artística dos participantes e a apresentação dos caminhos processuais desenvolvidos pelo Grupo Pandora de Teatro, coletivo artístico fundado em 2004 sediado no Bairro de Perus, SP. Sob o ponto de vista metodológico, serão trabalhados depoimentos pessoais, memórias e pesquisa histórica de fatos marcantes na historia dos bairros onde estão localizadas as bibliotecas que receberão a atividade, com o intuito de desenvolver um experimento cênico com os participantes.
Dia 8 de julho às 14h – Biblioteca Malba Tahan
Dia 15 de julho às 11h -  Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 15 de julho às 14h – Biblioteca Vinícius de Moraes
Dia 16 de julho às 11h – Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 23 de julho às 11h – Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 29 de julho às 11h – Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 29 de julho às 14h – Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 30 de julho às 11h – Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

Lian Gong - ginástica oriental
Ministrado pela profa. Aurora, o Lian Gong é um tipo de ginástica oriental que visa o bem-estar do corpo, sendo bastante conhecida pelos benefícios fisioterápicos que produz.
Todas às segundas-feiras, das 9h às 10h - Biblioteca Prefeito Prestes Maia

Oficina de escrita criativa – do papel à cena

Coordenado por Solange Dias e integrantes da Cia do Núcleo Educatho.
A proposta da oficina é que se que desenvolva a experimentação de escrita de pequenos textos dramáticos contemporâneos buscando criar espaços de convívios criativos, estimulando em cada participante o contato com suas histórias. Inscrições por email: bibliotecahans@gmail.com. 30 vagas. A partir dos 14 anos.
Terças-feiras, das 15h às 17h de 4 de abril até 25 de julho - Biblioteca Hans Christian Andersen

Coral Infantil

Com a Professora Karen Bock.
A partir de 5 anos. Inscrições por email: bibliotecahans@gmail.com, informar nome completo, idade e telefone de contato.
Quintas-feiras (exceto dias 13 e 20 de julho), das 15h às 16h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Oficina de encadernação
Com o artista Adriani Simões. Um produto será desenvolvido em cada oficina. Inscrições por email: bibliotecahans@gmail.com, informar nome completo, idade e telefone de contato.
13 e 27 de julho das 15h às 18h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Oficina de Desenho
Com o Professor Fernando.
Para crianças de 10 a 14 anos. Inscrições por email: bibliotecahans@gmail.com, informar nome completo, idade e telefone de contato.
Quinzenalmente, a partir de 8 e 22 de julho, aos sábados, das 9h às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Clubinho do Livro

Conjunto de atividades voltados para a leitura na infância, incentivando tanto a formação de leitores com de escritores.  São as atividades do clubinho:
  • Oficina de Livro Coletivo -"Pondo cor na Poesia" com a poeta e artista plástica Aline Binns e  com a arte educadora, artesã e dançarina Babu Nascimento. As crianças serão convidadas a criar imagens partindo do estímulo da  poesia falada, com o intuito de construir juntas um livro de poesia. Podendo ser ilustrações de uma mesma poesia ou mais de uma poesia.  Será disponibilizado materiais para técnicas mistas de pintura e colagens de materiais tais como tecidos, papéis, fios coloridos, brilhos  e coisas deliciosas pra dar asas a imaginação.
  • Feira do Livro -Parte do Clubinho do Livro. Traga seu livro velho para doação ou troca. E se você não tem livro pra trazer, passe na feirinha pra ver se tem algum para você levar. Para participar, basta levar livros em bom estado de conservação e trocá-los na base de 1 por 1. Como nosso objetivo é fomentar a literatura, não vamos pegar livros de caráter informativo (didáticos-técnicos-escolares).
  • Leitura de Livros - O jornalista Camilo Rocha lerá "O Pote Vazio", sobre um menino que adorava flores e que participa de um concurso para se tornar o sucesso do imperador. Trata-se de uma fábula chinesa que contém uma valiosa lição sobre honestidade e ética. A história é indicada para crianças a partir dos quatro anos.
Dia 1º de julho às 14h – Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 2 de julho às 14h – Biblioteca Brito Broca
Dia 8 de julho às 14h – Biblioteca Belmonte
Dia 15 de julho às 14h – Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 16 de julho às 11h – Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 22 de julho às 14h – Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 23 de julho às 11h – Biblioteca Vinícius de Moraes
Dia 29 de julho às 11h – Biblioteca Anne Frank
Dia 30 de junho às 11h – Biblioteca Clarice Lispector