Fim de semana de 3 e 4 de junho

Programação de Circo, Relatos antárticos das irmãs Klink, Pequeno Cidadão Karaokê, intervenções artísticas, Banda literária, Leitura dramática de Os Lusíadas, Tramarias, música, Chopin ao chorinho, Luana Hansen, Sanfoneiro Verinho, Orquestra Sinfônica de São Paulo e saraus Veia e Ventania no primeiro fim de semana de junho nas bibliotecas de bairro.

CIRCO

Circo de Doisdo – Pé de Cana

Circo de Doisdo – Pé de Cana
Com Denis Menezes
Capivara e Fiofó são dois palhaços que tocam seu pequenino circo a bordo de uma Kombi. Entre acrobacias, malabarismos e muita palhaçada a “confusão” está formada e a diversão garantida! Circo de Doisdo traz consigo um resgate do lúdico e convida todos a embarcar num universo onde a lógica de nosso cotidiano é subvertida através da imaginação, da brincadeira e de uma forma inusitada de encarar a vida.
Dia 3 de junho às 11h – Biblioteca Anne Frank
Dia 3 de junho às 15h – Biblioteca Belmonte

La Mínima – Reprise

Com Fernando Sampaio e Fernando Paes
Ao chegarem no local de sua apresentação, dois palhaços descobrem que foram contratados para o mesmo local, no mesmo horário, pela mesma pessoa. Depois de infrutíferas tentativas de provar um ao outro sua prioridade no picadeiro, decidem realizar este trabalho juntos. Mas no decorrer do show, percebem que juntos seus talentos se multiplicam e também é uma boa oportunidade de renovar o repertório...
Dia 3 de junho às 11h – Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda


PALESTRAS E ENCONTROS


Irmãs Klint

Relatos antárticos - Irmãs Klink nas Bibliotecas
Apesar da pouca idade (17, 20 e 20 anos), as Irmãs Klink (Tamara, Laura e Marininha Klink) colecionam experiências singulares  adquiridas ao longo de 9 viagens em família para a Antártica, a bordo de um veleiro. As Irmãs já realizaram quase 200 palestras nestes últimos quatro anos. Nas palestras as meninas apresentam o que descrevem no livro que fizeram juntas: férias na Antártica onde relatam sua familiaridade com a rotina a bordo de um veleiro no rigor do ecossistema polar,  enfatizam seus aprendizados, surpresas e descobertas, a riqueza de fauna e da natureza, destacando a importância na preocupação com a preservação do meio ambiente.
Sua narrativa engloba observações da vida animal e alertam quanto à importância das atitudes cotidianas que influenciam a vida até mesmo em lugares muito distantes de onde vivemos.
Dia 3 de junho às 11h – Biblioteca Raul Bopp
Dia 3 de junho às 15h – Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 4 de junho às 11h – Biblioteca Roberto Santos

Bate-papo sobre os desafios na área da educação
Com a psicóloga infantil Graziele Viana CRP: 06/104360 e Márcio Grow, graduado em Artes, origamista e estudante de música, membro da Rede Internacional de Contadores de histórias (RIC).
3 de junho às 9h - Biblioteca Hans Christian Andersen


OFICINA
 

Pequeno Cidadão Karaokê

Pequeno Cidadão Karaokê
Com Taciana Barros e Natalia Barros
A proposta envolve leitura de trechos dos livros do Pequeno Cidadão, leitura de pequenas prosas poéticas e poemas infantis realizadas pelos presentes, inspirados nos 100 anos de amizade dos modernistas Oswald e Mario de Andrade. Então, a partir do material criado pelo grupo, uma nova canção surgirá. Pra encerrar, todos cantam a nova canção criada.
Dia 3 de junho às 11h – Biblioteca José Paulo Paes
Dia 3 de junho às 14h30 – Biblioteca Paulo Setúbal


INTERVENÇÃO ARTÍSTICA


Banda Literária

com a Cia. Farnel de Artes
São intervenções literárias e musicais na forma de curtas entradas intercalando pequenas sessões de música, poesias, histórias, jogos e brincadeiras musicais, trava-línguas, parlendas e adivinhas. Vagando entre o espaços. A Banda Literária apresenta algumas de suas obras espontaneamente enquanto outras são encontradas nos “alforjes de bagagem” e podem ser escolhidas pelo público.
Dia 3 de junho às 11h – Biblioteca Jayme Cortez (CCJ)
Dia 3 de junho às 14h – Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 4 de junho às 11h – Biblioteca Narbal Fontes

Na hora perigosa da tarde

Com Cris Rocha
A partir do conto “Amor”, do livro “Laços de Família” de Clarice Lispector, propõe-se um encontro com a personagem Ana. É a própria autora, trazida como personagem, quem faz essa ponte, quem interage com as possíveis “Anas” presentes no público. Ana é o ponto de partida para que o público se envolva e se coloque também como personagem e co-autor da narrativa. A história é compartilhada e, a partir do contato com a literatura, de maneira interativa, o público é solicitado a se colocar no lugar da personagem, criando uma segunda narrativa, trazendo suas memórias, histórias e outros pontos de vista.
A pessoa é convidada literalmente a ocupar uma cadeira e assumir a personagem acrescentando sua própria versão da história. Para isso, uma provocação é feita: “o que você faz na sua hora perigosa da tarde?”, fazendo alusão ao momento do conto em que a personagem principal percebe a complexidade de sua existência; momento esse em que o vazio e os questionamentos, após terminadas as tarefas cotidianas, emergem com maior intensidade.
Durante essa dinâmica serão distribuídos pequenos pedaços de tecido e canetas para que cada participante possa se expressar, deixando sua memória, sua marca, escrevendo ou desenhando algo a partir do estímulo da história. A experiência vivida se perpetua através da montagem de um móbile contendo todos esses retalhos que criarão uma narrativa própria a partir do conto compartilhado. O móbile fica em exposição permanente em cada biblioteca onde a atividade for realizada. A ideia é propor uma aproximação mais dinâmica e prazerosa com a literatura e gerar um ambiente que permita ao público sentir-se não apenas um visitante, mas alguém que crie empatia e ligação afetiva com o espaço.
Dia 4 de junho às 11h – Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet

Prosas pr’além do quintal - Em festas e noites de São João
Com Ligia Borges da Cia Ginga e Prosa
Intervenção literária, que abordará as tradições populares, em especial relacionadas às festas juninas.
Dia 3 de junho às 11h – Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 3 de junho às 14h – Biblioteca Castro Alves
Dia 4 de junho às 12h – Biblioteca Chácara do Castelo


LEITURA DRAMÁTICA

Leitura dramática de Os Lusíadas
Com Marat Descartes
Propõe-se a dramatização de trechos da obra clássica de Luís Vaz de Camões nas Bibliotecas Municipais, convidando o público infantil e adulto a interagir com uma das produções mais importantes da literatura portuguesa: Os Lusíadas.
Dia 3 de junho às 11h – Biblioteca Álvares de Azevedo

 
TEATRO

As trapeiras

Tramarias
Com grupo As Trapeiras
O espetáculo Tramarias traz como mote a discussão sobre a violência doméstica contra a mulher, que, para além da violência física abrange também a violência moral, emocional, psicológica, patrimonial e sexual.  Tramarias aponta o ciclo de violência vivenciado pela protagonista Maria que, ao idealizar um marido perfeito, deixa de perceber a complicada trama de opressão a que está se submetendo, até se deparar com uma situação limite que a obriga a romper com a relação opressora por meio da intervenção cênica do público presente.
Dia 3 de junho às 11h – Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Dia 3 de junho às 14h30 – Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 4 de junho às 11h – Biblioteca Vinícius de Moraes


MÚSICA


Chopin ao Chorinho

Com Daniel Grajew
O recital de piano traça um paralelo entre a música erudita para piano e sua influência na música popular brasileira e mundial. A apresentação comenta a influência de Chopin na música de compositores como Tom Jobim, Jacob do Bandolim e Villa Lobos, e outros paralelos entre a música clássica de concerto e o universo da música popular envolvendo Debussy, George Gershwin , o tango e música de Candomblé, entre outros.
Dia 3 de junho às 10h – Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 3 de junho às 12h – Biblioteca Affonso Taunay
Dia 4 de junho às 11h – Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

Contrabaixo e Violão nas Bibliotecas

Seu Pereira e Carlos Amaral
Integrantes do Bando de Seu Pereira, a dupla sobe aos palcos com uma missão: difundir as maravilhas da cultura popular brasileira, as mais lindas pérolas encontradas em anos de pesquisa de dos integrantes do bando e também uma nova safra de composições que brotam do asfalto e tratam de temas importantes do nosso tempo.
Dia 3 de junho às 14h – Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 4 de junho às 11h – Biblioteca Jayme Cortez

Emerson Boy nas Bibliotecas
Músico, compositor, arranjador e multi-instrumentista, Emerson Boy faz um som antenado com as novas linguagens, mas com os pés nas tradições. Sua música transita entre coco, repente, calango, rock, samba rock, funk, soul, caribe, numa busca de sonoridades alegre, dançante, provocativa e interativa. Caminhando entre a tradição e a vanguarda, Emerson Boy apresenta uma mensagem direta, com arranjos arrojados e bem elaborados.
Dia 3 de junho às 11h – Biblioteca Clarice Lispector
Dia 3 de junho às 15h – Biblioteca Camila Cerqueira César

Guina – Voz e Violão
Com um banquinho, um violão é feita a apresentação “Guina – Voz e Violão”. Durante o show haverá intervenções poéticas com música, onde a intenção é interagir com o púbico e trocar informações.
Repertório musical é eclético, envolvendo gêneros musicais como: Samba, Bossa Nova, MPB, Samba Rock, Pop Rock, entre outros. A apresentação também visa trazer à tona grandes trabalhos de artistas periféricos, músicos e poetas. Portanto, parte do repertório é composto por composições de artistas locais, do mesmo bairro onde será feita a apresentação.
Dia 3 de junho às 14h – Biblioteca Nuto Sant’Anna
Dia 4 de junho às 11h – Biblioteca Milton Santos

Luana Hansen
Um show onde o fervo, empoderamento, representatividade, militância e feminismo caminham juntos em prol das mulheres. Uma mensagem direta, trazendo a voz da periferia LGBT pros quatro cantos da Cidade.
Suas rimas tratam da realidade das mulheres e de temas não muito comuns no Rap Brasileiro. Na pista, costuma se destacar e vem sendo um referencial tanto nas produções independentes quanto direção musical e nos toca-discos.
Dia 3 de junho às 15h – Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

Sanfoneiro Verinho nas Biliotecas

Com Veríssimo Antonio de Oliveira
O músico Verinho  apresenta músicas de diferentes culturas numa viagem através do acordeão e suas personalidades. A sanfona em forrós, xotes e maracatus. O acordeão do tango argentino e da chanson francesa.
Verinho se destaca pelo virtuosismo em ritmos e melodias de culturas musicais que comprovam a versatilidade desse instrumento tão importante na música brasileira.
Dia 3 de junho às 14h – Biblioteca Pedro Nava

Orquestra Sanfônica de São Paulo
Orquestra Sanfonica de São Paulo pioneira no Brasil com grupos musicais formados apenas de acordeonistas e tem sua origem nos ano de 1950. A Orquestra procura resgatar músicas e estilos musicais particularmente brasileiros que hoje se encontram esquecidos pela mídia como maxixe, guarânia e chorinhos, além das já conhecidas valsas, polcas e marchas.
Dia 4 de junho às 14h – Biblioteca Érico Veríssimo

Música Erudita - Theatro Municipal de São Paulo vai às Bibliotecas Municipais
Desde abril, as Bibliotecas Públicas Municipais estão recebendo apresentações de artistas do Theatro Municipal, dentro do projeto Biblioteca Viva. A programação inclui apresentações de duo de violão e flauta, solo de violão e também duo de eufônios (instrumento da família dos metais).
Dia 3 de junho às 11h – Biblioteca Cora Coralina
Dia 3 de junho às 11h – Biblioteca Helena Silveira
Dia 3 de junho Às 11h30 – Biblioteca Prestes Maia
Dia 3 de junho às 13h – Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 3 de junho às 13h – Biblioteca Marcos Rey
Dia 3 de junho às 13h – Biblioteca Malba Tahan
Dia 3 de junho às 13h30 – Biblioteca Paulo Duarte
Dia 4 de junho às 10h – Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 4 de junho às 12h – Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 4 de junho às 13h30 – Biblioteca Aureliano Leite


SARAU

Veia e ventania: literatura periférica
O projeto Veia e Ventania tem como objetivo levar atividades artísticas que dialogam com o universo da Literatura e do Livro para as Bibliotecas da periferia de São Paulo: os Saraus. Os encontros são feitos por grupos ou coletivos de pessoas que, por meio da mediação e mobilização das comunidades de onde são realizados, proporcionam a aproximação do público com a leitura e a literatura brasileira, criando uma experiência cultural única em seus territórios. O Projeto é uma realização da Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas em parceria com realizadores de Saraus que inclui grande programação nas diversas Bibliotecas Públicas da cidade.
Sarau – Poetas do Tietê
Dia 3 de junho às 14h – Biblioteca Afonso Schmidt