Dança e intervenção artística

Em junho nas bibliotecas de bairro - Espetáculo de dança: Yebo - Gumboot Dance Brasil. Intervenção artística: Banda literária, Kombinado não é carro, Na hora perigosa da tarde, e Prosas pr’além do quintal (em festas e noites de São João).

Gumboot Dance Brasil

DANÇA

Yebo - Gumboot Dance Brasil

Com Danilo Nonato, Lenna Bahule, Munique Mendes, Naruna Costa, Pablo Araripe, Rubens Oliveira, Samira Marana, Silvana de Jesus, Washington Gabriel
Yebo é o segundo espetáculo do Grupo Gumboot Dance Brasil. Aborda a exploração, tanto das minas como dos sete povos levados para extração do minério, a criação de um dialeto sonoro a partir das batidas nas botas de borracha, a espera das mulheres por seus maridos mineiros durante a temporada de exploração das minas.
Dia 10 de junho às 11h – Biblioteca Paulo Duarte
Dia 25 de junho às 11h – Biblioteca Afonso Schmidt


INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

Banda Literária
com a Cia. Farnel de Artes
São intervenções literárias e musicais na forma de curtas entradas intercalando pequenas sessões de música, poesias, histórias, jogos e brincadeiras musicais, trava-línguas, parlendas e adivinhas. Vagando entre o espaços. A Banda Literária apresenta algumas de suas obras espontaneamente enquanto outras são encontradas nos “alforjes de bagagem” e podem ser escolhidas pelo público.
Dia 3 de junho às 11h – Biblioteca Jayme Cortez (CCJ)
Dia 3 de junho às 14h – Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 4 de junho às 11h – Biblioteca Narbal Fontes
Dia 17 de junho às 11h – Biblioteca Castro Alves
Dia 17 de junho às 14h – Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 18 de junho às 11h30 – Biblioteca Chácara do Castelo
Dia 24 de junho às 11h – Biblioteca Aureliano Leite
Dia 24 de junho às 14h – Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 25 de junho às 11h – Biblioteca José Paulo Paes

Kombinado Não é Carro
Grupo Respeitável Público
Cores e alegria transformam um velho carro em um cenário itinerante e mágico, que espalha cultura e arte por todos os lados: palcos, ruas, praças, ginásios, empresas. Este é o projeto “Kombinado Não é Carro”, um novo jeito de levar teatro a qualquer lugar.
Com uma estrutura criativa e enxuta, é só colocar tudo na Kombi e está pronta a brincadeira. Quando estacionamos no local de destino é só convidar a plateia para entrar nesse mundo mágico!  Mambembes, contadores de histórias e saltimbancos por meio de músicas, danças e brinquedos cantados, convidam todos a participar de um grande espetáculo, onde brincar é a ordem do dia.
Dia 10 de junho às 11h – Biblioteca Nuto Sant’Anna

Na hora perigosa da tarde
Com Cris Rocha
A partir do conto “Amor”, do livro “Laços de Família” de Clarice Lispector, propõe-se um encontro com a personagem Ana. É a própria autora, trazida como personagem, quem faz essa ponte, quem interage com as possíveis “Anas” presentes no público. Ana é o ponto de partida para que o público se envolva e se coloque também como personagem e co-autor da narrativa. A história é compartilhada e, a partir do contato com a literatura, de maneira interativa, o público é solicitado a se colocar no lugar da personagem, criando uma segunda narrativa, trazendo suas memórias, histórias e outros pontos de vista.
A pessoa é convidada literalmente a ocupar uma cadeira e assumir a personagem acrescentando sua própria versão da história. Para isso, uma provocação é feita: “o que você faz na sua hora perigosa da tarde?”, fazendo alusão ao momento do conto em que a personagem principal percebe a complexidade de sua existência; momento esse em que o vazio e os questionamentos, após terminadas as tarefas cotidianas, emergem com maior intensidade.
Durante essa dinâmica serão distribuídos pequenos pedaços de tecido e canetas para que cada participante possa se expressar, deixando sua memória, sua marca, escrevendo ou desenhando algo a partir do estímulo da história. A experiência vivida se perpetua através da montagem de um móbile contendo todos esses retalhos que criarão uma narrativa própria a partir do conto compartilhado. O móbile fica em exposição permanente em cada biblioteca onde a atividade for realizada. A ideia é propor uma aproximação mais dinâmica e prazerosa com a literatura e gerar um ambiente que permita ao público sentir-se não apenas um visitante, mas alguém que crie empatia e ligação afetiva com o espaço.
Dia 4 de junho às 11h – Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet

Prosas pr’além do quintal - Em festas e noites de São João
Com Ligia Borges da Cia Ginga e Prosa
Intervenção literária, que abordará as tradições populares, em especial relacionadas às festas juninas.
Dia 3 de junho às 11h – Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 3 de junho às 14h – Biblioteca Castro Alves
Dia 4 de junho às 12h – Biblioteca Chácara do Castelo
Dia 10 de junho às 11h – Biblioteca Aureliano Leite
Dia 10 de junho às 14h – Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 11 de junho às 11h30 – Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 18 de junho às 11h – Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 24 de junho às 11h – Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 24 de junho às 14h – Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 25 de junho às 11h – Biblioteca Cora Coralina