Dicas de Leitura - Antônio Candido

Antonio Cândido é o homenageado nas Dicas de Leitura de junho; sociólogo, crítico literário, ensaísta e professor universitário, faleceu aos 98 anos no dia 12 de maio passado.

Antonio Cândido de Mello Souza foi sociólogo, crítico literário, ensaísta e professor universitário brasileiro. Iniciou sua carreira como crítico na revista Clima, fundada por alunos da Faculdade de Filosofia Letras e Ciência Humanas (FFLCH), em 1941. Adquiriu o título de livre-docente em 1945 e o grau de doutor em Ciências Sociais em 1954. Tornou-se professor titular de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH da Universidade de São Paulo em 1974, sendo responsável direta e indiretamente pela formação de grande parte dos intelectuais brasileiros. Aposentou-se em 1978, foi professor emérito da USP e da UNESP, e doutor honoris causa da Unicamp e da Universidade da República do Uruguai. Faleceu aos 98 anos, no dia 12 de maio de 2017, em São Paulo.

 

Dicas de leitura – Antônio Cândido


Formação da literatura brasileira
Define o que constituem, para o autor, os momentos decisivos da formação da literatura brasileira. Estuda o Arcadismo e o Romantismo no Brasil, decisivos para a formação do sistema literário, a articulação de autores, obras e públicos de maneira a estabelecer uma tradição. Tradição que gera a continuidade e que dá à produção literária o caráter de atividade permanente, associada aos outros aspectos da cultura.

Iniciação à literatura brasileira

A obra mostra como a literatura foi se formando como atividade regular e como instituição de cultura. Apresenta um resumo histórico da literatura brasileira desde o século XVI, focando em seu processo formativo.
 
Literatura e sociedade
Reúne ensaios com resumos históricos, como Letras e ideias no Brasil colonial, e tentativas de correlacionar produção literária e estrutura social, como A literatura na evolução de uma comunidade (a cidade de São Paulo entre o século XVIII e o Modernismo). Já Literatura e cultura de 1900 a 1945 e O escritor e o público focalizam o movimento literário de todo o país, com atenção ao ritmo histórico. O ensaio final é Estrutura literária e função histórica.

Na sala de aula
Composto por seis análises de poemas, a obra sugere ao professor e ao estudante maneiras possíveis de trabalhar o texto, partindo da noção de que cada um requer tratamento adequado à sua natureza, mesmo com base em pressupostos teóricos comuns. O que é mais relevante para a análise de um poema: ritmo, vocabulário, biografia do autor, apontar os elementos que o estruturam e interpretá-lo em sua totalidade.
 
O observador literário
Combinação entre obra e biografia, mostra o interesse de Antônio Candido por retratos que caracterizam a personalidade de escritores, mas também de pessoas marcadas por aspectos que as tornam significativas.

Teresina etc.

Considerado o livro mais político de Antonio Candido; a primeira metade fala sobre Teresina Carini Rocchi, uma socialista italiana, que veio para o Brasil em 1890 e aqui se integrou nos movimentos de reivindicação social em São Paulo até 1910, sempre na esperança de uma sociedade marcada pela igualdade econômica e social. A segunda metade apresenta seis textos variados: o primeiro mostra a curiosa radicalidade de João do Rio, que escreveu crônicas contra a miséria e a exploração econômica do pobre; os outros abordam a real natureza fascista do integralismo, o 1º Congresso Brasileiro de Escritores de 1945, a atuação de um grupo da burguesia de São Paulo na modernização do teatro e do cinema em 1950, e um comentário político do filme 'Um cidadão acima de qualquer suspeita' de Elio Petri.
 
Vários escritos

Traz diversos ensaios sobre as obras de vários escritores e ensaístas brasileiros, e uma exposição sobre o direito à literatura, vista em sentido amplo como necessidade social inevitável e constituindo, um bem que a todos deve ser proporcionado.


Consulte o nosso catálogo online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros. Veja também a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo.
Veja outras dicas de leitura.

Os temas das dicas de leitura são escolhidos ao acaso,  levando-se em conta o número expressivo de exemplares disponíveis nas bibliotecas.