Fim de semana 13 e 14 de maio nas bibliotecas

Shows de música e apresentações de violão, flauta e duo de eufônios de artistas do Theatro Municipal, bate-papo com Felipe Folgosi, teatro, jogos e brincadeiras sonoras, contação de histórias, cinema e intervenções artísticas fazem parte da programação de fim de semana nas bibliotecas públicas nos dias 13 e 14 de maio.

MÚSICA

Lei Di Dai
Com Lei Di Dai e Dj Vinnie
A rainha do dancehall Lei Di Dai irá com sua sound system “Gueto pro Gueto Sistema de Som” acompanhada do DJ Vinnie, dançarinos, mcs e cantores convidados em cada edição. No show a cantora Lei Di Dai irá cantar as músicas do seu novo álbum intitulado #quemtemfétávivo em comemoração aos 10 anos de carreira solo da cantora.
Dia 13 de maio (sábado) às 13h – Biblioteca Cora Coralina

Contar e Cantar: musicalização para bebês
Com Clara Dum
Vivência Musical  que dá  aos bebês a possibilidade de entrar em contato o universo sonoro/musical através de uma vivência diferenciada no contato com o mundo da leitura e dos sons.
Dia 13 de maio (sábado) às 11h – Biblioteca Affonso Taunay

Emerson Boy nas Bibliotecas
Músico, compositor, arranjador e multi-instrumentista, Emerson Boy faz um som antenado com as novas linguagens, mas com os pés nas tradições. Sua música transita entre coco, repente, calango, rock, samba rock, funk, soul, caribe, numa busca de sonoridades alegre, dançante, provocativa e interativa. Caminhando entre a tradição e a vanguarda, Emerson Boy apresenta uma mensagem direta, com arranjos arrojados e bem elaborados.
Dia 13 de maio (sábado) às 11h – Biblioteca Narbal Fontes
Dia 13 de maio (sábado) às 15h – Biblioteca Mário Schenberg

Grupo RodApiÁ nas Bibliotecas
Com Carol DeCris, Claros Bananeira, Danilo Sene e Guilherme Kafé
Em versão intimista, delicada e alegre, o grupo passeia pela música brasileira, mesclando lugares cancionais e instrumentais aparentemente inusitados no trato com o público infantil, como obras de Hermeto Pascoal, Tom Jobim, Secos & Molhados, João Donato, Gilberto Gil e Jorge Mautner, com brincadeiras musicais e tradicionais da infância. Usando voz, percussão, percussão corporal, violão, pife, flauta transversal e outros instrumentos, aproximam os pequenos da música e dos músicos, com jogos de musicalização e interatividade.
Dia 13 de maio (sábado) às 11h – Biblioteca Adelpha Figueiredo

Guina – Voz e Violão
Com um banquinho, um violão é feita a apresentação “Guina – Voz e Violão”. Durante o show haverá intervenções poéticas com música, onde a intenção é interagir com o púbico e trocar informações.
Repertório musical é eclético, envolvendo gêneros musicais como: Samba, Bossa Nova, MPB, Samba Rock, Pop Rock, entre outros. A apresentação também visa trazer à tona grandes trabalhos de artistas periféricos, músicos e poetas. Portanto, parte do repertório é composto por composições de artistas locais, do mesmo bairro onde será feita a apresentação.
Dia 13 de maio (sábado) às 13h – Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

Música Popular nas Bibliotecas
Com Vinícius Brandão
Vinicius desenvolve atividade como professor de música, função que o estimula a pesquisar elementos da música popular visando aproximar o repertório erudito a um público mais amplo através de um instrumento tão presente na cultura brasileira como o violão.
Para isso, o artista traz um programa que mescla uma conversa informal e explicações didáticas aos participantes com exemplos tocados ao violão ao vivo, os quais viajam por diversos gêneros e ritmos da música brasileira, tais como choro, samba, valsa, baião etc. Com isso ele também homenageia os grandes mestres de nossa música.
Dia 13 de maio (sábado) às 15h – Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 13 de maio (sábado) às 11h – Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 14 de maio (domingo) às 11h – Biblioteca Nuto Sant’Anna

Theatro Municipal de São Paulo vai às Bibliotecas Municipais
As Bibliotecas Públicas Municipais  recebem apresentações de artistas do Theatro Municipal, dentro do projeto Biblioteca Viva. A programação inclui apresentações de duo de violão e flauta, solo de violão e também duo de eufônios (instrumento da família dos metais).
Dia 13 de maio (sábado) às 11h – Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 13 de maio (sábado) às 11h – Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 13 de maio (sábado) às 13h – Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 13 de maio (sábado) às 13h – Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 13 de maio (sábado) às 14h – Biblioteca Monteiro Lobato
Dia 13 de maio (sábado) às 14h30 – Biblioteca Brito Broca
Dia 13 de maio (sábado) às 15h – Biblioteca Milton Santos

ENCONTRO

Felipe Folgosi nas Bibliotecas
Autor e roteirista Felipe Folgosi vai às Bibliotecas da cidade bater um papo sobre novo projeto lançado em 2015: o HQ “Aurora”.
“Aurora” é um thriller de ficção científica que conta a história de Rafael, pescador que presencia um fenômeno natural nunca visto antes. Essa experiência o transforma em algo maior que um simples humano, um herói moldado pela evolução natural que acaba perseguido pelo governo americano por conta de seus poderes. “É a história clássica de um homem comum que se encontra em uma situação extraordinária e acaba por se descobrir herói”, conta Felipe, que se uniu ao Instituto HQ para concretizar o projeto.
Dia 13 de maio (sábado) às 11h – Biblioteca Raimundo Menezes
Dia 13 de maio (sábado) às 14h30 – Biblioteca Rubens Borba de Moraes

TEATRO

Todo Azul
Com Rose Prado
Inspirado em lendas e contos populares brasileiros que envolvem a água, "Todo azul" traz a história das águas do rio, do mar, da chuva, mas também da lágrima, da seiva, de nossas águas. Dança, Teatro e mágica circense criam caminhos para as aventuras da Uiara, Sapo Jururu, do pescador, e da própria Água.
Dia 13 de maio (sábado) às 14h – Biblioteca Pedro Nava


A Nova Roupa do Rei

Em um país distante um rei só pensava em suas roupas, tratando-as como se fossem o único elemento importante do reino. Após a chegada de dois estrangeiros, sua corte os confundem com alfaiates profissionais e os contratam para criar a mais bela nova roupa do rei. Idade Recomendada: a partir dos 4 anos. Duração: 60 minutos
14 de maio às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen


INTERVENÇÃO ARTISTÍCA

Cartas Modernistas

Com Maíra de Grandi
Na performance, os ambientes das Bibliotecas municipais serão utilizados como cenário para o resgate da história do encontro entre dois dos maiores autores da literatura brasileira. Oswald e Mário de Andrade se conheceram em 1917 e cons-truíram uma amizade que durou até meados de 1929, quando romperam definitiva-mente. Essa relação, que sempre alternou entre camaradagem e conflito, convergências e divergências, ficou documentada em textos diversos e também em cartas.
Serão recriados trechos de poemas e textos literários desenvolvendo uma dramaturgia clara e acessível para todas as idades.
Dia 14 de maio (domingo) às 10h – Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 14 de maio (domingo) às 13h – Biblioteca Clarice Lispector


O Homem e o Cavalo
Com Anne Pelucci
Texto adaptado de Oswald de Andrade que atravessa de maneira crítica e divertida momentos históricos do mundo, iniciando pelo Céu, atravessando a Terra até chegar ao planeta vermelho. Divertida intervenção artística, utiliza-se de materiais recicláveis, ressignificação objetos domésticos. Fazem parte do trabalho trechos de poemas de Mário de Andrade e músicas com o Ukulele.
Dia 13 de maio (sábado) às 11h – Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 13 de maio (sábaod0) às 15h – Biblioteca Viriato Corrêa


BRINCANTE

Jogos e brincadeiras Sonoras com Crialudis

Com Vicente Godinho e Rúbia Gomes
A proposta desse projeto é brincar com a percepção sonora a partir de jogos e brincadeiras que tenham como principal elemento a sonoridade.
Dia 13 de maio (sábado) às 11h – Biblioteca Castro Alves
Dia 13 de maio (sábado) às 15h – Biblioteca Roberto Santos

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Maria Conta
Com Maria Teixeira
Conta Maria é um projeto de contação de histórias musicadas. São contadas de duas a três histórias populares e/ou clássicas entremeadas de brincadeiras, vozes das personagens, momentos de dramatização, interação com a plateia, música ao vivo, tocada por um músico profissional e manipulação de objetos.
O projeto visa estimular o universo lúdico-imaginário do público, incentivando-o a participar da narrativa como uma espécie de coautor, valorizando cada ser em sua expressão, resgatando aspectos e valores da tradição oral, o ato do brincar, a socialização, o contato direto com o universo musical por meio de cantigas autorais, modernas e tradicionais, e o seu despertar para a arte e a literatura incitando a criatividade e a imaginação.
Dia 13 de maio (sábado) às 11 h – Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 13 de maio (sábado) às 15h – Biblioteca Anne Frank
Dia 14 de maio (domingo) às 10h – Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 14 de maio (domingo) às 13h – Biblioteca Raimundo Menezes


CINEMA

A música do filme

Com Tony Berchmans
O programa Biblioteca Viva convida o palestrante Tony Berchmans para apresentar “A música do Filme" - um amplo panorama do universo da música de cinema, em diversos aspectos: As origens e a evolução histórica da composição musical no cinema, a importância da música na narrativa cinematográfica, os compositores e o processo de criação e produção musical, conceitos, fundamentos, funções e gêneros das trilhas sonoras musicais, e finalmente os novos olhares e tendências da composição da música do cinema contemporâneo.
Dia 13 de maio (sábado) às 15h – Biblioteca Viriato Corrêa