Programação nas bibliotecas de bairro dias 6 e 7 de maio

Brincante com jogos e brincadeiras, contação de histórias, cinema, música, apresentações do Theatro Municipal, encontros, teatro e intervenções artísticas fazem parte da programação nas bibliotecas públicas de bairro neste fim de semana.


MÚSICA


Contar e Cantar: musicalização para bebês

Com Clara Dum
Vivência Musical  que dá  aos bebês a possibilidade de entrar em contato o universo sonoro/musical através de uma vivência diferenciada no contato com o mundo da leitura e dos sons.
Dia 6 de maio (sábado) às 11h – Biblioteca Clarice Lispector
Dia 7 de maio (domingo) às 11h – Biblioteca Mário Schenberg

Emerson Boy nas Bibliotecas
Músico, compositor, arranjador e multi-instrumentista, Emerson Boy faz um som antenado com as novas linguagens, mas com os pés nas tradições. Sua música transita entre coco, repente, calango, rock, samba rock, funk, soul, caribe, numa busca de sonoridades alegre, dançante, provocativa e interativa. Caminhando entre a tradição e a vanguarda, Emerson Boy apresenta uma mensagem direta, com arranjos arrojados e bem elaborados.
Dia 6 de maio (sábado) às 15h – Biblioteca Castro Alves
Dia 7 de maio (domingo) às 14h – Biblioteca Chácara do Castelo
Dia 7 de maio (domingo) às 10h – Biblioteca Malba Tahan

Grupo RodApiÁ nas Bibliotecas
Com Carol DeCris, Claros Bananeira, Danilo Sene e Guilherme Kafé
Em versão intimista, delicada e alegre, o grupo passeia pela música brasileira, mesclando lugares cancionais e instrumentais aparentemente inusitados no trato com o público infantil, como obras de Hermeto Pascoal, Tom Jobim, Secos & Molhados, João Donato, Gilberto Gil e Jorge Mautner, com brincadeiras musicais e tradicionais da infância. Usando voz, percussão, percussão corporal, violão, pife, flauta transversal e outros instrumentos, aproximam os pequenos da música e dos músicos, com jogos de musicalização e interatividade.
Dia 6 de maio (sábado) às 11h – Biblioteca Cora Coralina
Dia 6 de maio (sábado) às 14h – Biblioteca Jamil Almansur Haddad

Guina – Voz e Violão
Com um banquinho, um violão é feita a apresentação “Guina – Voz e Violão”. Durante o show haverá intervenções poéticas com música, onde a intenção é interagir com o púbico e trocar informações.
Repertório musical é eclético, envolvendo gêneros musicais como: Samba, Bossa Nova, MPB, Samba Rock, Pop Rock, entre outros. A apresentação também visa trazer à tona grandes trabalhos de artistas periféricos, músicos e poetas. Portanto, parte do repertório é composto por composições de artistas locais, do mesmo bairro onde será feita a apresentação.
Dia 6 de maio (sábado) às 14h – Biblioteca Marcos Rey
Dia 7 de maio (domingo) às 11h – Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa

Música Popular nas Bibliotecas
Com Vinícius Brandão
Vinicius desenvolve atividade como professor de música, função que o estimula a pesquisar elementos da música popular visando aproximar o repertório erudito a um público mais amplo através de um instrumento tão presente na cultura brasileira como o violão.
Para isso, o artista traz um programa que mescla uma conversa informal e explicações didáticas aos participantes com exemplos tocados ao violão ao vivo, os quais viajam por diversos gêneros e ritmos da música brasileira, tais como choro, samba, valsa, baião etc. Com isso ele também homenageia os grandes mestres de nossa música.
Dia 6 de maio (sábado) às 11h – Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 6 de maio (sábado) às 15h – Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 7 de maio (domingo) às 11h – Biblioteca Sylvia Orthof

Theatro Municipal de São Paulo vai às Bibliotecas Municipais
A partir de abril, as Bibliotecas Públicas Municipais começam a receber apresentações de artistas do Theatro Municipal, dentro do projeto Biblioteca Viva. Ao longo de abril, quarenta e três bibliotecas municipais receberam as apresentações gratuitas. Somente na primeira semana foram 20 bibliotecas visitadas, em 20 diferentes bairros. A programação inclui apresentações de duo de violão e flauta, solo de violão e também duo de eufônios (instrumento da família dos metais).
Dia 6 de maio (sábado) às 10h – Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 6 de maio (sábado) às 11h30 – Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 6 de maio (sábado) às 13h30 – Biblioteca Pedro Nava
Dia 6 de maio (sábado) às 15h – Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 6 de maio (sábado) às 15h – Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 7 de maio (domingo) às 10h – Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 7 de maio (domingo) às 11h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 7 de maio (domingo) às 11h30 – Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 7 de maio (domingo) às 12h – Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 7 de maio (domingo) às 13h30 – Biblioteca Aureliano Leite


TEATRO

Bichos do Brasil
Com companhia Pia Fraus
“Bichos do Brasil” é um espetáculo que busca mostrar a riqueza da
fauna brasileira através de recursos plásticos. Pautado nos bonecos, na música e na coreografia, procura criar o ambiente da mata sem exigir um
comportamento humano de seus personagens.
As fábulas, onde os bichos simbolizam as virtudes e vícios humanos, são deixadas de lado, buscando-se atenção às influências que as mesmas
exerceram na cultura popular. Ao beber na mesma fonte inspiradora dos mitos populares, esta produção acaba por fazer uma reverência aos bichos brasileiros, onde sua humanização não faz com que o público pressuponha um final moral.
São bonecos feitos a partir de materiais naturais, cujas formas são estabelecidas por cabaças, que ganham novo tratamento e cores diversas, buscando dar uma abordagem contemporânea a elementos rústicos. É a retomada da Pia Fraus às suas origens, fundamentada em temas, formas e pensamentos que formaram a companhia.
Dia 7 de maio (domingo) às 14h – Biblioteca Monteiro Lobato

Todo Azul
Com Rose Prado
Inspirado em lendas e contos populares brasileiros que envolvem a água, "Todo azul" traz a história das águas do rio, do mar, da chuva, mas também da lágrima, da seiva, de nossas águas. Dança, Teatro e mágica circense criam caminhos para as aventuras da Uiara, Sapo Jururu, do pescador, e da própria Água.
Dia 6 de maio (sábado) às 11h – Biblioteca Narbal Fontes

Pedro e o Lobo
Por Cia Lúdica
Dois palhaços decidem viver a história de Pedro e o Lobo para espantar a preguiça danada que toma conta deles. Utilizando-se de diferentes objetos, vão criando as situações e interpretando os personagens do conto. Por meio de máscaras, panos manipulados e adereços, os dois imprimem um ritmo de aventura lúdica ao espetáculo, transformando a história em uma espécie de jogo.
A encenação de Pedro e o Lobo da Companhia Lúdica estimula a aproximação das crianças aos universos literário, teatral e sonoro.
Dia 6 de maio (sábado) às 11h – Biblioteca Raul Bopp
Dia 6 de maio (sábado) às 15h – Biblioteca Paulo Duarte
Dia 7 de maio (domingo) às 11h – Biblioteca Brito Broca

Lado B do amor

Cia. InterAto
O espetáculo é certificado pelo programa Combate ao Bullying, como ação de conscientização à intimidação sistemática (Bullying) prevista pela Lei nº 13.185, de 6 de dezembro de 2015.
Nerds, descolados, esquisitos, atrapalhados, alternativos… seja qual for a sua galera, em qualquer escola há sempre alguém tentando se encontrar, ainda que insista em esconder o seu melhor lado só para ser aceito! E há sempre alguém que não perde a chance de “zoar”. Mas qual o limite da brincadeira? O Lado B do amor é uma comédia juvenil que revela o cotidiano de um grupo de jovens às voltas com seus conflitos e descobertas. De forma leve, divertida e sensível o espetáculo mostra a transformação de cada um desde a consciência de si mesmos até a encantadora descoberta do amor.
Dia 6 de maio às 15h – Biblioteca Hans Christian Andersen


INTERVENÇÃO ARTISTÍCA

Back Spin Crew

Grupo que é um dos precursores do Hip-Hop no Brasil se apresenta em diversos pontos de cultura da cidade levando o melhor da cultura Hip Hop e do Breaking. Duas dessas apresentações acontecem em Bibliotecas da rede municipal de SP.
BACK SPIN CREW foi formada no ano de l985 na estação São Bento do Metrô, ponto de encontro de dançarinos de rua. Depois que a dança foi massificada e perdeu espaço, B.Boys que acreditavam que a dança estava apenas começando em terras tupiniquins, fizeram da estação São Bento ponto de encontro, onde havia batalhas de dança de rua e era também uma forma de trocar ideias sobre Breaking e Cultura Hip Hop ainda desconhecido.
Dia 6 de maio (sábado) às 14h – Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 7 de maio (domingo) às 11h – Biblioteca Nuto Sant’Anna


O Homem e o Cavalo
Com Anne Pelucci
Texto adaptado de Oswald de Andrade que atravessa de maneira crítica e divertida momentos históricos do mundo, iniciando pelo Céu, atravessando a Terra até chegar ao planeta vermelho. Divertida intervenção artística, utiliza-se de materiais recicláveis, ressignificação objetos domésticos. Fazem parte do trabalho trechos de poemas de Mário de Andrade e músicas com o Ukulele.
Dia 7 de maio (domingo) às 11h – Biblioteca Álvares de Azevedo


BRINCANTE

Jogos e brincadeiras Sonoras com Crialudis

Com Vicente Godinho e Rúbia Gomes
A proposta desse projeto é brincar com a percepção sonora a partir de jogos e brincadeiras que tenham como principal elemento a sonoridade.
Dia 6 de maio (sábado) às 11h – Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 6 de maio (sábado) às 15h – Biblioteca Prestes Maia
Dia 7 de maio (domingo) às 11h – Biblioteca Belmonte


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Maria Conta

Com Maria Teixeira
Conta Maria é um projeto de contação de histórias musicadas. São contadas de duas a três histórias populares e/ou clássicas entremeadas de brincadeiras, vozes das personagens, momentos de dramatização, interação com a plateia, música ao vivo, tocada por um músico profissional e manipulação de objetos.
O projeto visa estimular o universo lúdico-imaginário do público, incentivando-o a participar da narrativa como uma espécie de coautor, valorizando cada ser em sua expressão, resgatando aspectos e valores da tradição oral, o ato do brincar, a socialização, o contato direto com o universo musical por meio de cantigas autorais, modernas e tradicionais, e o seu despertar para a arte e a literatura incitando a criatividade e a imaginação.
Dia 6 de maio (sábado) às 11h – Biblioteca Milton Santos
Dia 6 de maio (sábado) às 15h – Biblioteca Borba Alves Moraes
Dia 7 de maio (domingo) às 11h – Biblioteca Clarice Lispector
Dia 7 de maio (domingo) às 15h – Biblioteca Álvaro Guerra


CINEMA

A música do filme

Com Tony Berchmans
O programa Biblioteca Viva convida o palestrante Tony Berchmans para apresentar “A música do Filme" - um amplo panorama do universo da música de cinema, em diversos aspectos: As origens e a evolução histórica da composição musical no cinema, a importância da música na narrativa cinematográfica, os compositores e o processo de criação e produção musical, conceitos, fundamentos, funções e gêneros das trilhas sonoras musicais, e finalmente os novos olhares e tendências da composição da música do cinema contemporâneo.
Dia 6 de maio (sábado) às 15h – Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 7 de maio (domingo) às 11h – Biblioteca Paulo Setúbal