Biblioteca promove desfile com personagens de Monteiro Lobato

Iniciativa da Biblioteca Monteiro Lobato chega a sua terceira edição e convida crianças a pular carnaval caracterizadas de personagens da literatura infantil

A atrevida Emília e o sábio Visconde de Sabugosa, personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo, de Monteiro Lobato, ganharão vida na sexta-feira antes do carnaval, dia 16, a partir das 15h.

Dezenas de crianças caracterizadas pelos personagens desfilarão em bloco ao redor da Biblioteca Monteiro Lobato, organizadora do projeto. 

A idéia de criar um desfile com crianças caracterizadas de Emília e Visconde surgiu ano passado e a experiência já foi repetida outras duas vezes: no último carnaval e no aniversário de 70 anos da biblioteca. Nas duas ocasiões, cerca de 180 crianças entre freqüentadores das oficinas da biblioteca, redatores do jornal A Voz da Infância, alunos da escola Arthur Guimarães, na Vila Buarque, e crianças da região fizeram a festa pelas ruas do entorno da biblioteca.

A novidade dessa edição é a participação de um outro personagem: o Saci - Pererê. O novo membro une-se ao bloco para prestar homenagem aos 90 anos da publicação do livro Sacy-Pererê, resultado de um inquérito, de autoria de Lobato.

As próprias crianças, que participam da oficina de artes plásticas, confeccionaram perucas de Emília, cartolas de Visconde e carapuças de Saci, que serão distribuídas aos participantes no dia do desfile.

As oficinas de percussão são coordenadas pela dupla Jica y Turcão, que colaboram também com a composição de letras, marcadas pelo bom humor característico desses artistas. Os ensaios com o bloco ocorreram durante a segunda quinzena de janeiro, porém novas crianças podem participar indo ao local no dia do evento.

Serviço: Desfile do Bloco das Emílias e Viscondes. Biblioteca Monteiro Lobato. Rua General Jardim, 485. Tel.: 3256-4122. Dia 16, 15h. Grátis