Biblioteca Alceu Amoroso Lima é palco de eventos do Movimento Poesia Maloqueirista

O espaço temático em poesia da Biblioteca Alceu Amoroso Lima, em Pinheiros, recebe, nos meses de novembro e dezembro, uma programação de música, teatro, exposições e literatura coordenada pelo movimento de arte urbana Poesia Maloqueirista.

A abertura acontece no dia 25 de novembro, às 16h com a exposição A Poética na Pintura, que traz tendências de grafite, poesia visual e pop art em pinturas abstratas e fotografias. Na seqüência, apresentações de bandas, como A pequena japonesa (rock performático) e O sarabudja (ritmos africanos e música universal) dividem espaço com declamações de poesias. Uma "batalha de MCs" coordenada pelo DJ Abati Atã e pelo MC Zinho Trindade fecha a noite, transformando o espaço numa grande pista de dança. O repente urbano será um duelo de provocações ritmadas entre os artistas participantes.

O movimento Poesia Maloqueirista nasceu em 2002 como objetivo de lançar publicações sobre arte contemporânea, como a revista Não Funciona, inspirada no poema visual de Oswald de Andrade. O grupo criou, também, o evento itinerante Centro de Ação In-formal (C.A.I-MAL), com base na interação da poesia com outras vertentes artísticas como a música, o audiovisual e as artes plásticas.

Entre os destaque da programação estão um debate sobre o papel da linguagem poética em diferentes vertentes artísticas, como grafite, música e cinema (dia 2 de dezembro); e o 1º Concurso de Poesia Falada Palavra Nenhuma (dia 8 de dezembro) no auditório da biblioteca.


Serviço:
Biblioteca Alceu Amoroso Lima. R. Henrique Schaumann, 777, Pinheiros. Tel.: 3082-5023. Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h; sábado, das 9h às 16h. Grátis

Programação

Dia 25 de novembro

16h - Abertura do evento itinerante C.A.I-MAL
Exposição A poética na pintura, com trabalhos dos artistas: Mauro Sérgio, Jerry Batista, Rômulo Alexis, Vini, Mathiza, Gordo, Karol Pinheiro, Davi Tavares e Maximus.
Performance de corpo-instalação, com a atriz Juliana Barros
17h30 - Cortejo de maracatu com o grupo Baque Bolado na Praça Benedito Calixto
Espetáculo de teatro de cordel Carlos Gaudino e o candieiro incendiário, de Carlos Gaudino Preliminares do 1º Concurso de Poesia Falada Palavra Nenhuma
Apresentação de bandas alternativas e declamação de poesia.
Batalha de MCs.

Dia 2 de dezembro, às 17h
Auditório
Debate Outra Margem da Poesia
Representantes de várias vertentes artísticas discutem a poesia com base em suas experiências profissionais.
Convidados: Carlos Careqa (músico), Pedro Paulo Rocha (cineasta), Mauro Sérgio (grafiteiro), Tiago Vieira (poeta de rua), Marcelino Freire (escritor) e Antônio Vicente Pietroforte (professor do Departamento de Linguística da USP).


Dia 8 de dezembro, às 19h
Auditório
1º Concurso de Poesia Falada Palavra Nenhuma

Dia 9 de dezembro, às 19h
Auditório
Sarau Maloqueirista
Poetas convidados: Frederico Barbosa, Marco Pezão, Ana Rusche e Nicanor Jacinto.

Dia 16 de dezembro, às 19h
Interferência Modulada
Piso Térreo da Biblioteca
Projeto reúne música ao vivo e declamação de poesia.
Bandas participantes: Encantadeiras, Experimento Prosótypo e Tranqueiras Líricas, com Marcelo Montenegro e Fábio Brum.