Inauguração da Biblioteca Temática de Poesia Alceu Amoroso Lima

Inauguração da Biblioteca Temática de Poesia Alceu Amoroso Lima.
Abertura dia 2 de setembro, às 19h30 com a presença do Prefeito Gilberto Kassab e do Secretário Municipal de Cultura Carlos Augusto Calil
 

Programação de setembro e outubro

A partir do dia 2 de setembro a Biblioteca Alceu Amoroso Lima, em Pinheiros, terá acervo e programação dedicados à poesia. Com curadoria do poeta Frederico Barbosa, o público terá a oportunidade de consultar um acervo  referencial sobre poesia e desfrutar de uma programação voltada para a literatura. São cursos, debates, saraus, contações de histórias, shows e exibições de vídeo. Confira as atividades de setembro e outubro e participe.

Poemas para brincar
O espetáculo Poemas para Brincar integra a linguagem mágica dos bonecos e a poesia de José Paulo Paes. Os bonecos ganham vida através das palavras, sons e músicas. Poesia e movimento se completam numa contínua brincadeira onde a criança é convidada a brincar. De bola, pião. De poesia. Autor: José Paulo Paes. Assessoria artística: Eduardo Amos. Música: Madan. Atores  Manipuladores Daniela Schitini, Eliana Bolanho, Juliana Gontijo e Vera Abbud. Produção: Cia Teatral As Graças.
Sábado, 2 de setembro às 14h.

Verso cantado, verso encantado
Música que se lê como se fosse poema. Poema que se ouve como se fosse música. No Brasil, a fronteira da arte é lei que não pegou! Três grandes talentos da MPB - Ito Moreno, Vanessa Bumagny e Alexandre Leão - se unem para cantar e... o show se torna pura poesia. E tome Manuel Bandeira! E tome Gregório de Mattos! E tome Vinícius! E tome Drummond!

Elenco: Ito Moreno, Vanessa Bumagny e Alexandre Leão
Músico convidado: Betinho Sodré
Direção artística: André Domingues
Produção: CT Produções
Sábado, 2 de setembro às 20h.

 Sprays poéticos – exposição

A exposição reúne imagens que foram interpretadas pelos artistas Ozéas Duarte, Celso Gitahy, Cláudio Donato, Daniel Melim, Bete Nóbrega e Jorge Tavares e re-interpretados pelo fotógrafo Beto Riginik, a partir de poemas de Alice Ruiz, Paulo Leminski, Rica P e Paula Valéria Andrade. Idealização: Produtora A Caravana.
De 2 a 30 de setembro, segunda a sexta das 8 às 19h e sábados das 9 às 16h.

CURSOS

Oficina de criação poética
por Frederico Barbosa e Donny Correia
A Oficina de Criação Poética, ministrada pelos poetas Frederico Barbosa e Donny Correia, tem como objetivo possibilitar aos participantes que, através da prática de exercícios lúdicos, se iniciem ou se aperfeiçoem na prática da poesia, partindo do conceito de Jakobson, de que a função poética consiste em"imagens, sonoridade e ritmo". A conclusão do curso é um recital de poesia feito pelos alunos.
Segundas-feiras, das 19 às 21h.
11, 18 e 25 de setembro, 2, 9, 16, 23 e 30 de outubro
20 vagas

Poesia literária e poesia de música: convergências
por Carlos Rennó

As relações de proximidade entre a poesia e a música. Os momentos em que,rompendo fronteiras estilísticas, a letra de música se eleva e atinge o plano da letra-arte: poesia. A letra é tomada como uma modalidade de poesia (cantada). Casos de influência da literatura sobre a canção. Casos especiais de musicalização de poemas literários. A presença e a importância dos elementos musicais na poesia propriamente dita. A produção dos trovadores (provençais), não à toa chamada de canções. Os grandes compositores letristas (brasileiros e americanos) dos últimos cem anos.
Terças-feiras, das 19 às 21h.
12, 19 e 26 de setembro, 3, 10, 17, 24 e 31 de outubro
50 vagas

Textos em movimento
por Ana Roxo
Com enfoque voltado para o corpo e a fala, a oficina pretende desenvolver a leitura em duas facetas básicas, ambas chamadas "interpretação". A primeira consiste na observação atenta dos mecanismos estruturais dos textos, a segunda, na transposição destes para a cena, ou seja, para a voz e o corpo a serviço da expressão. Veja os temas abordados mês a mês:
Setembro: O primeiro módulo partirá de textos de jornal e de contos,procurando compará-los e colocá-los em cena.
Outubro: O segundo módulo enfocará importantes poetas da literatura brasileira escolhidos pelos professores. Novembro: O terceiro módulo enfocará importantes poetas da literatura brasileira escolhidos pelos alunos. Dezembro: O quarto módulo será dedicado à construção de um recital poético pelos alunos.
Quartas-feiras, das 19 às 21h. (Primeiro e segundo módulos)
13, 20 e 27 de setembro, 4, 11, 18 e 25 de outubro
20 vagas

Linguagem poética no cinema
por Reinaldo Cardenuto
O curso aborda como a poesia é apresentada pelo cinema, seja em obras que explicitamente se propõem a enfocar poetas, seja em fitas nas quais a poesia aparece como elemento constitutivo da linguagem. De início serão apresentados e comentados diversos filmes e posteriormente os participantes serão convidados a iniciar o processo de elaboração de roteiros e filmes baseados na poesia.
Quartas-feiras, das 19 às 21h.
13, 20 e 27 de setembro, 4, 11, 18 e 25 de outubro
50 vagas

Pensando a poesia brasileira
por Cláudio Daniel
A proposta deste curso ministrado pelo poeta Cláudio Daniel é apresentar um panorama da poesia brasileira desde a década de 1950 até os dias de hoje, enfocando movimentos como a Poesia Concreta, o Tropicalismo, a Poesia Visual, a Poesia Marginal e outras tendências. Durante as aulas, será feita a leitura comentada de autores como Augusto de Campos, Torquato Neto, Paulo Leminski, Ana Cristina César, Sebastião Uchoa Leite, entre outros, apontando os recursos estéticos utilizados por cada autor. Além das leituras e da abordagem histórico-conceitual, os alunos poderão assistir a vídeos e ouvir CDs de poesia. A última aula do curso será dedicada aos autores da Geração 90, incluindo a apresentação das revistas literárias produzidas hoje (Coyote, Oroboro, Sibila, Et Cetera, entre outras), antologias poéticas (Esses poetas, Na virada do século, Nothing the Sun could not explain) e a indicação de sites dedicados à poesia contemporânea.
Quintas-feiras, das 19 às 21h.
14, 21 e 28 de setembro, 5, 19, e 26 de outubro
50 vagas

Jogos de ser criança (Para crianças de 7 a 12 anos)
por Mitchiko Nakamura
Despertar o prazer pela leitura é, nos dias atuais, o objetivo central da educação. Assim, educar pela arte, pelo imaginário e pela brincadeira com poemas e textos infantis/juvenis é um meio através do qual estes encontros irão tornar a relação da criança com o texto literário intensa e prazerosa. Em cada encontro será realizada uma atividade diferente, independente da anterior. As crianças podem, portanto, ingressar no projeto em qualquer momento.
Sábados das 10 às 12h.
16, 23 e 30 de setembro, 7, 14 e 28 de outubro
20 vagas

Inscrições para os cursos: 28, 29, 30 e 31 de agosto, 1, 4, 5 e 6 de setembro das 17 às 21h. e 2 de setembro das 10 às 14h. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.


EVENTOS

Contação de histórias
Dias 16, 23 e 30 de setembro, 7, 14,21 e 28 de outubro
Sábados às 14h.

Saraus
15 de setembro - Convidado Especial: Edson Lima - projeto O Autor na Praça
22 de setembro - Tema Livre (Coord. Frederico Barbosa)
06 de outubro - Convidado Especial: Sérgio Vaz e Cooperifa
20 de outubro - Tema Livre (Coord. Frederico Barbosa)
SEXTAS das 20 às 22h.

Baião de dois
Série coordenada por Zulu de Arrebatá, reunindo um poeta e um músico (ou grupo). Os desafios são basicamente dois: realizarem um espetáculo de cerca de duas horas em conjunto, com o poeta se misturando ao músico ou grupo e compondo juntos uma canção.
Último sábado de cada mês das 20 às 22h.
30 de setembro - Carla Dias e Élio Camalle
28 de outubro - André Marques e Raberuan

Encontros de proesia
Encontros mensais entre um poeta e um prosador sob a coordenação de Claudio Daniel, que fará uma pequena apresentação dos autores e a partir das perguntas iniciais dará início ao debate, cujo objetivo é mostrar o processo criativo, a visão de mundo e da arte dos autores participantes.
29 de setembro - Ademir Assunção e Nelson de Oliveira
27 de outubro - Marcelino Freire e Virna Teixeira
Última sexta de cada mês das 20 às 22h.

Festival de cine poesia
Mostra de filmes ligados à temática da poesia. Organizado por Reinaldo Cardenuto, o festival apresentará diversas maneiras de enfocar a poesia nas telas.
Quartas e quintas-feiras, das 17 às 19h.
Reapresentação aos sábados às 16 e 18h.

Todas as atividades são gratuitas.

Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Av. Henrique Schaumann, 777 - Pinheiros
Telefone: 3082-5023