Dicas de Leitura - Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos de 2016, oficialmente Jogos da XXXI Olimpíada ou Rio 2016, ocorrerá entre os dias 5 e 21 de agosto e as Paralimpíadas entre 7 e 18 de setembro de 2016. Veja as dicas de leitura de julho para conhecer este evento multiesportivo que agrega tantas nações.

A cada quatro anos, as cidades da Grécia antiga, que viviam em permanente estado de guerra, promoviam uma trégua sagrada e confrontavam-se em competições esportivas na cidade de Olímpia. Os jogos se realizaram durante quatro séculos, até sua proibição, em 394 d.C., pelo imperador romano Teodósio I. Na era moderna, a primeira olimpíada aconteceu em 1896, em Atenas. Os Jogos Olímpicos são um evento multiesportivo global com a participação de milhares de atletas em várias competições com modalidades de verão e de inverno, realizados a cada dois anos, ocorrendo a cada quatro anos no âmbito dos respectivos jogos sazonais.


Asterix nos jogos olímpicos - René Goscinny e Uderzo

Asterix, Obelix, e seus amigos irão participar dos jogos olímpicos em Atenas. Eles estão decididos a saírem vitoriosos, mas os gauleses poderão encontrar uma competição acirrada tanto dos gregos quanto dos romanos. Será que Asterix conseguirá sua medalha de ouro ou irá amargar o gosto da derrota?

Contos e lendas dos jogos olímpicos - Gilles Massardier

O livro faz parte da coleção Contos e Lendas e traz nove contos que misturam ficção com informações históricas sobre os jogos Olímpicos. No primeiro deles, que se passa no ano de 2026, um cientista consegue impedir uma grande guerra nuclear que porá fim à vida na Terra enfatizando a importância dos jogos ao longo da história da humanidade e sua relação com a paz.  Os contos tratam ainda da busca pela superação dos limites físicos, do uso de doping, do significado de símbolos como as argolas entrelaçadas e a tocha olímpica, da quebra de preconceitos propiciada pelo esporte e principalmente da importância de competir.

Os jogos olímpicos na Grécia Antiga – Lauret Godoy

Vencer e honrar a vitória em nome da paz. Obedecendo esse ideal, atletas de toda a Grécia encontram-se por doze séculos na cidade de Olímpia, para disputar as provas do maior evento esportivo do mundo antigo. Os Jogos Olímpicos na Grécia Antiga trazem a história dos acontecimentos significativos que envolveram os célebres jogos em homenagem a Zeus e aos deuses do Olimpo. Os preparativos, os treinamentos, as modalidades esportivas, os rituais sagrados, os atletas vitoriosos e sua consagração formam um amplo panorama que representa, em toda sua grandiosidade, a celebração da paz e a busca da perfeita expressão.

Olimpíadas: a história completa dos jogos de 1896 a 2014  - Orlando Duarte
O livro relaciona o ambiente olímpico com mudanças enfrentadas pela sociedade, destacando não só as fichas técnicas de cada edição dos jogos, mas também a contribuição do evento em avanços sociais no mundo, como a conquista das mulheres e negros por um espaço na competição e a conquista de uma competição própria para os esportistas com necessidades especiais.

No tempo dos primeiros jogos olímpicos – Patrícia Wenger e Ginette Hoffmann
Ao narrar a vida de Filemon, um menino de nove anos que vive na cidade de Atenas em 420 a.C e está esperando seu irmão mais velho voltar dos Jogos Olímpicos, o livro testemunha como era o  cotidiano de uma criança na época dos primeiros Jogos.

Uma viagem à Grécia - os jogos olímpicos e os deuses - Stylianos Tsirakis
Dora conta sobre a viagem que sua escola fez à Grécia para pesquisar sobre a origem dos Jogos Olímpicos na Antiguidade. Em suas andanças pelos museus e sítios arqueológicos, ela e seus colegas de classe descobrem que a prática esportiva na Grécia antiga era o caminho que ligava o jovem aos heróis e aos deuses.

Nota: Paraolimpíadas ou paralimpíadas?
Paralimpíadas ou atletas paralímpicos aparecem sem a letra “o”. A mudança foi feita para igualar ao uso de todos os outros países de Língua Portuguesa. Desde que os jogos para pessoas com deficiência começaram, os outros sete países que têm o Português como língua oficial (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste) já usavam a forma atual. Para que o Brasil não ficasse diferente dos outros países, o Comitê Paralímpico Internacional pediu que fosse feita a alteração para os Jogos Paralímpicos de 2016. O termo vem do inglês: paralympic, criado com base no cruzamento de para(plegic) + (o)lympics. Fonte: Empresa Brasil de Comunicação S/A - EBC


Consulte o nosso catálogo online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros. Veja também a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo.

Os temas das dicas de leitura são escolhidos ao acaso,  levando-se em conta o número expressivo de exemplares disponíveis nas bibliotecas.