Dicas de Leitura - Era uma vez

As Dicas de Leitura de junho trazem o encanto do Era uma vez da literatura infantil.

Contos de fadas e historias afins são narrativas curtas, que têm como objetivo passar algum conhecimento ou valor cultural de uma geração a outra. Normalmente contam com a presença de elementos fantásticos; magias, encantamentos e criaturas místicas quase sempre fazem parte dessas histórias.

Selecionamos para as dicas de leitura de junho, livros relacionados ao era uma vez, frase que está associada aos contos e histórias do mundo fantástico.

Até as princesas soltam pum - Ionit Zilberman
Laura é uma menina muito curiosa que quer saber é se as princesas soltam pum ou não. Para solucionar essa questão, ela pergunta a seu pai, que pega o “Livro secreto das princesas” e revela algo que ninguém sabia sobre elas.

Cinderela - Charles Perrault
Cinderela, também conhecida como a Gata Borralheira, é uma menina que vive com sua madrasta e suas meias-irmãs, que a tratam muito mal. Um dia, o rei convida todas as jovens solteiras do reino para um baile, mas Cinderela é impedida de ir à festa por suas irmãs. Sua fada madrinha vem para ajudá-la e tudo muda para Cinderela.

O conto de fadas - Nelly Novaes Coelho
A autora percorre o mundo dos contos de fadas, fazendo um apanhado histórico e análise literária das obras de grandes autores desse tipo de narrativa, relacionando com a Educação e explicitando a sua importância na formação de seus leitores.

Nove novos contos de fadas e de princesas - Didier Lévy

Esta obra não é um conto de fadas comum. Apesar de ter fadas e princesas, ele fala sobre os seus
mundos e segredos, por exemplo: o que as fadas fazem quando estão com preguiça? Que tipo de vestido as princesas preferem? E por aí vai.

A psicanálise dos contos de fadas - Bruno Bettelheim
Mostrando os significados por trás dos contos de fada, o livro percorre os processos psicológicos que ocorrem no cérebro da criança ao ler esses contos, e estuda a relevância dessa experiência em seu desenvolvimento psicológico e social.

Rapunzel - Wilhelm e Jacob Grimm

Rapunzel é uma menina de longos cabelos dourados, que vive aprisionada no alto de uma torre por uma bruxa. Um princípe a escuta cantando e apaixona-se, passando a visitar as redondezas pra ouvir sua voz. Rapunzel usa suas enormes tranças para que ele suba na torre, mas somente quando a bruxa não está por perto.


Consulte o nosso catálogo online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros. Para consultar mais títulos com o tema relacionado, experimente a busca pelas palavras-chave literatura infantil e literatura infantojuvenil.
Atenção: o link do título é elaborado por um ISBN para facilitar o direcionamento para o catálogo online. Pesquise também pelo autor, título ou assunto para localizar outras edições e as bibliotecas.

Consulte a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo.

Veja aqui outras Dicas de leitura.