Dicas de Leitura - Grandes nomes da ciência

As dicas de leitura de fevereiro comemoram o Dia de Charles Darwin indicando grandes autores da história da ciência.

Dia 12 de fevereiro comemoramos o Dia de Charles Darwin (1809-1882), um dos mais importantes nomes para a ciência. Darwin desenvolveu os pilares da teoria evolutiva conforme a conhecemos hoje, e por meio de suas observações muitos mitos foram derrubados e a ciência pôde avançar com muito mais facilidade. Em homenagem à sua importância histórica, confira as dicas com importantes obras de grandes nomes da ciência!

Grandes nomes da ciência



Como vejo o mundo – Albert Einstein
O aclamado físico alemão, que desenvolveu a teoria da relatividade, publica suas concepções ideológicas e filosóficas sobre o Homem e a sociedade, abrangendo temas como a religião, a política, o papel do Estado, da guerra e da economia.

Cosmos – Carl Sagan
Voltado para a área de divulgação científica, o livro aborda diversos pontos da ciência despertando curiosidades nas pessoas, como a origem da vida, as capacidades do cérebro e a morte do Sol, passando sempre pelos importantes teóricos que promoveram os avanços mais notáveis da história da ciência.

A origem das espécies – Charles Darwin
Trata dos princípios das teorias sobre a evolução das espécies como a conhecemos hoje. A partir desta obra, os princípios do criacionismo passaram a ser debatidos e investigados, ampliando os campos de estudo da biologia.

O relojoeiro cego – Richard Dawkins
Relacionando-se intimamente com A origem das espécies, de Charles Darwin, este livro traz uma defesa avançada ao método da seleção natural para compreender a evolução das espécies, trazendo duras críticas ao criacionismo e se impondo como maior opositor dessa teoria, ainda considerada polêmica por parte da comunidade científica.

O universo numa casca de noz – Stephen Hawking
A física geralmente é tratada pelas pessoas como uma disciplina impossível de se entender. Pensando nisso, o autor traz, de maneira didática e sem cálculos complexos, reflexões acerca de algumas teorias básicas da física teórica para compreensão do universo. Referência para os que querem entender um pouco mais de física, mas não dominam o assunto.


Os temas das dicas de leitura são escolhidos ao acaso,  levando-se em conta o número de exemplares disponíveis nas bibliotecas.

Consulte o nosso catálogo online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros.

Veja também a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo.