Cursos e oficinas

Brincando em inglês, Futsal feminino e masculino, Programa vocacional Teatro e Oficinas de Capoeira, Mitologia grega, Origamis com Lau Moraes, Pintando poesias, Quintal das histórias, cantigas e brincadeiras e Tai chi chuan.


Brincando em inglês
Brincar, ouvir músicas, fazer teatro, ler e conversar, pode ser uma forma até melhor – ou pelo menos mais divertida - de se aprender inglês... Com estas atividades, as crianças e os adolescentes se aproximam com facilidade da língua e da cultura inglesas.
Às quintas-feiras das 17h30 às 19h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Futsal feminino
Meninas da Vila Buarque é o time feminino de Futsal da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, fruto de um projeto em parceria com a Base Comunitária de Segurança da Vila Buarque, e já existe há três anos. Para maiores de 12 anos.
Aos sábados às 9h30 – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
    
Futsal masculino
O time masculino de Futsal da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato existe há nove anos, com o nome HURR (Humildade, União, Raça e Respeito), escolhido desde então pelos próprios meninos. O Projeto Futsal para crianças e adolescentes é uma parceria com a Base Comunitária de Segurança da Vila Buarque, e os meninos já disputaram vários torneios, ganhando diversos troféus nesses anos. De 7 a 14 anos.
Às terças-feiras, quintas-feiras e aos sábados às 7h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Oficinas de capoeira

Com o grupo Cadência Brasil
As oficinas serão realizadas todos os sábados, a partir das 10h, pelo grupo Cadência Brasil.
Aos sábados às 10h – Biblioteca Padre José de Anchieta

Oficina de mitologia grega
Com a orientação de Wládia Beatriz, psicóloga e psicoterapeuta
Tema e leitura da Oficina atual: Antígona de Sófocles.
Às quintas-feiras às 15h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Oficina de origamis com Lau Moraes
Origamando histórias natalinas e enfeites
Entre músicas, brincadeiras e canções Lau Moraes ensina a fazer diversos origamis com o tema Natal para enfeitar e presentear. Trazer apenas papel colorido para as oficinas
Às quintas-feiras às 14h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Oficina Pintando poesias
Para adultos e crianças
Intervenção que reúne duas linguagens: pintura e literatura. Como o título mesmo sugere, buscamos estimular os participantes para que estes literalmente possam pintar a sua poesia, ou a que nos apresenta o texto, através de imagens abstratas ou figurativas.
Dia 8 de dezembro às 14h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Oficina Quintal das histórias, cantigas e brincadeiras
Neste mágico jardim das experiências e aprendizagens da criança, os adultos podem ser delicados facilitadores, estimulando com palavras, gestos, toques, o desabrochar da vida, utilizando a riqueza de nosso folclore infantil, representado por cantigas de ninar e brincos, resignificando práticas tradicionais, que nas grandes metrópoles sua prática diminuiu.
Dia 12 de dezembro às 9h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Oficina de Tai chi chuan
Aprenda o Tai chi chuan de mosteiro, com a Monja Sauniasini-Shadhu Shakta. O Tai chi chuan é uma prática de raízes orientais indicado para pessoas que desejam aliviar o stress e a tensão, além de melhorar sua postura, auxilia na digestão, acalma o sistema nervoso, relaxa a mente, é benéfico para o coração e a circulação sanguínea, torna flexíveis as articulações e rejuvenesce a pele.
Às quartas-feiras às 16h – Biblioteca Adelpha Figueiredo

Programa vocacional - Oficina de Teatro

Com a artista orientadora Diane Boda
O programa não visa o desenvolvimento técnico e a detecção de talentos, mas pretende a emancipação por meio do trabalho artístico-pedagógico, o que se dá não como atributo individual, mas com o conhecimento adquirido através de uma prática coletiva.
Até o dia 4 de dezembro às 14h – Biblioteca Cora Coralina

Teatro - Programa vocacional
Artista-orientadora: Laís Marques
O Programa vocacional tem como objetivo a instauração de processos criativos emancipatórios por meio de práticas artístico-pedagógicas. Nesse contexto, abrem possibilidades de o indivíduo se tornar sujeito de seus próprios atos e seus próprios percursos.
Dia 5 de dezembro às 14h  e dia 7 às 10h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato