XI Festival A Arte de Contar Histórias - Meu Filme favorito: O cinema e as nossas histórias

Todo mundo tem um filme favorito, talvez dois, três, ou vinte. Cada um com seu critério. Esses filmes fazem parte de nós e representa um momento precioso de nossa vida, nos faz lembrar de histórias coletivas e marcos pessoais. Meu filme favorito é um projeto de mediação, venha se juntar a nós...pois, então, qual seu filme favorito?


Veja aqui a programação completa do Festival.

Amor à flor da pele
Hong Kong, 2000, 97 min, legendado, DVD
"Esse filme é especial porque a sensibilidade está nas entrelinhas, fica subentendida nas ações e no coração. Além da beleza dos atores e da música, a delicadeza dos gestos toca no fundo da alma. Gosto muito dos filmes chineses em especial desse diretor (Wong Kar Wai)". Para maiores de 12 anos.
Com Marisa Sugako Miyashiro da Cruz - Funcionária da Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 21 de outubro às 14h - Biblioteca Pedro Nava

O curioso caso de Benjamin Button

EUA, 2008, 165 min, legendado, DVD
"É uma história que surpreende pelo fato do personagem rejuvenescer com o passar do tempo. Ele vive experiências normais para qualquer ser humano, mas que para alguém em suas condições, tornam-se inusitadas. É um filme envolvente, sensível e com bom elenco".
Com Tânia Cristina Santaella - Coordenadora da Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 21 de outubro às 14h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Cinema Paradiso

França, Itália, 1988, 123 min, legendado, DVD,
"O filme mostra a delicadeza da relação de amizade entre um idoso e criança, além da necessidade que a vida impõe de recomeços que podem ser bem sucedidos, mas nunca esquecemos as nossas raízes". Para maiores de 14 anos.
Com Elisangela Alves Silva - Coordenadora da Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 22 de outubro às 15h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli

Matrix

EUA, 1999, 136 min, legendado, DVD
"Lembro bem da primeira vez que vi o filme e do impacto que o chute "parado" de Trinity me causou. A partir daí tive fé que a tecnologia permitiria resgatar a beleza dos filmes de ação fantasiosos e fui introduzido numa mitologia que inclusive me inspirou a fazer um trabalho de disciplina de graduação". Para maiores de 12 anos.
Com Washington Luiz dos Santos - Coordenador da Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 23 de outubro às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa

Style Wars
EUA, 1983, 69 min, legendado, DVD, Livre
"É um documentário inspirador, que mostra o processo criativo dos anos 80 nas regiões periféricas de Nova York. Assisti ele tardiamente, e toda vez que o vejo, sinto vontade de voltar no tempo. Não necessariamente aos anos 80, mas sim na época em que não sabia que rumo tomar, tanto profissional quanto pessoal. Creio que ele tenha sido decisivo, pois senti muita representatividade ao assisti-lo".
Com Cora Carolina de Paula Souza - Jovem Monitora da Biblioteca Pedro Nava
Dia 23 de outubro às 16h - Biblioteca Mário Schenberg

Mary and Max - uma amizade diferente

Austrália, 2009, 92 min, legendado
"Acabei assistindo esse filme depois que uma amiga disse que a personagem principal era a minha cara (e o pior: é mesmo, em vários momentos). Baseado em uma história real, a animação conta sobre o envolvimento via cartas de uma menina de 8 anos, que mora na Austrália e um senhor de 44, de Nova York, mostrando como sempre existem outras visões sobre inúmeros assuntos e é possível conversar, além de manter uma relação positiva, com quem pensa de forma oposta". Para maiores de 12 anos.
Com Rayssa Leoni - Estagiária de Programas e Projetos - SMB
Dia 24 de outubro às 14h - Biblioteca Viriato Corrêa