Programação especial

Em outubro - Exposições: Diálogos entre técnicas e gerações; Visagens, visões comuns, visões sublimes. Show de Repente com Chico de Assis e João Santana, Plínio Marcos e Programação de Reinauguração da Biblioteca Camila Cerqueira Cesar.


Diálogos entre técnicas e gerações

Exposição dos trabalhos dos alunos dos cursos de xilogravura em várias técnicas, realizado de fevereiro a dezembro de 2009, coordenado pelos professores artista Eduardo Ver e Ezequiel, na Sala de Oficinas.
De segunda a sexta-feira a partir das 10h – Biblioteca Belmonte

Show de Repente com Chico de Assis e João Santana
Ao som das Violas Nordestinas, a dupla aborda os temas solicitados pelas plateias e organizadores de eventos e declama poemas de teor socioambiental e poemas matutos com estórias engraçadas acerca do jeito de ser do sertanejo. O resultado é atestado pelos aplausos e pelo entusiasmo que toma conta das plateias em suas apresentações. Com o domínio da criação poética, Chico e João fazem dos folhetos, oficinas de Literatura de Cordel e apresentações de Repente instrumentos de arte-comunicação.
Dia 29 de outubro às 19h30 – Biblioteca Belmonte

Visagens visões comuns, visões sublimes
Exposição  é composta por xilogravuras feitas por Ernesto Bonato a partir de retratos também realizados pelo artista, de pessoas que circulam, trabalham ou moram no entorno da biblioteca. A exposição homenageia a arte popular na figura de homens e mulheres comuns, depositários e vivificadores da cultura brasileira. Exposição permanente no saguão da Biblioteca.
De segunda a  sexta-feira a partir das 10h e sábado a partir das 9h – Biblioteca Belmonte

Plínio Marcos, o repórter de um tempo mau: nas quebradas do teatro, o samba, o futebol e a poesia
Em comemoração aos 80 de Plínio Marcos, acontecerá uma celebração com as presenças de Moisés da Rocha (amigo do Plínio e apresentador do "Samba pede passagem"), Edson Lima (O Autor na Praça - espaço literário e cultural na Praça Benedito Calixto), Caco Pontes (Poeta e ator), Adriano "Mogli" Vieira (educador e pesquisador)  e, provavelmente, o filho de Plínio, Ricardo "Kiko" de Barros.
Dia 17 de outubro às 18h30 – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Programação de Reinauguração - Biblioteca Camila Cerqueira Cesar
Sábado, 10 de outubro de 2015
Para celebrar a sua reabertura, a  Biblioteca Camila Cerqueira Cesar preparou uma programação especial com artistas da região, que contará com apresentações de cortejo, teatro infantil, música e exposição de bordado - além de pipoca e algodão doce! Venha participar dessa festa.
Programação:
 
10h - Cortejo Musical
Com Núcleo Pé de Zamba
Quatro músicos, um palhaço e um malabarista/equilibrista circularão pelo entorno da Biblioteca, tocando músicas tradicionais do cancioneiro popular e temas de circo. Livre.
 
11h30 – Teatro: O ganso de ouro
Com Cia. Lira dos Anjos
Inspirado em um conto dos Irmãos Grimm, o espetáculo interativo narra a história de Joãozinho, um menino que sai em uma aventura para salvar o reino e para conquistar o coração de uma princesa que não sorri. Livre.
 
12h30 – Apresentação: GilJoão&Chico
Com Guilherme Moscardini Trio
O trio, com formação violão/ voz, contrabaixo e bateria/percussão, faz homenagem aos compositores Gilberto Gil, João Bosco e Chico Buarque. Livre.

Exposição: Linhas da vida
Grupo Mãos de Ariadne
A exposição homenageia uma bordadeira talentosa e conta, por meio de suas linhas coloridas e tecidos bordados, a trajetória de um grupo de mulheres que se encontra, também, para bordar.
De 10 a 31 de outubro.