Dicas de Leitura - Personagens femininas marcantes

Viu o filme? Leu o livro? Veja nas dicas de Leitura de agosto histórias de mulheres notáveis consagradas também no cinema.

Para as Dicas de leitura de agosto selecionamos obras com personagens femininas marcantes. Todas as histórias já viraram filmes de sucesso, no entanto, a sabedoria popular diz que sempre o livro é melhor, que tal conferir?

Dicas de Leitura Personagens femininas marcantes

Anna Karenina - Liev Tolstoi
Anna Karenina é uma aristocrata russa que, apesar de todos os seus bens materiais e seu prestígio social, sente-se  espiritualmente vazia. Ao conhecer o Conde Vrosky, com que se envolve em um polêmico e corajoso caso extraconjugal cujo desenrolar esbarra na situação política da Rússia do século XIX. A obra ganhou várias adaptações para o cinema desde o início do século XX.

Garota Exemplar - Gillian Flynn
O  desaparecimento de Amy Dunne no dia do quinto aniversário de seu casamento fez com que seu marido Nick se tornasse o  principal suspeito de seu sequestro. A leitura dos diários da esposa, porém, revela uma trama de dubiedades e segredos que tornam a história mais complexa do que parece. A história foi adaptada para o cinema em 2014.

Madame Bovary - Gustave Flaubert
Emma Bovary é uma pobre  camponesa da França que conhece a burguesia da cidade por meio de um insípido e arranjado casamento, que lhe garantiu ascensão social. Sua mente sonhadora e apaixonada, no entanto, e a intensa vida social que começa a viver,  levaram-na a um caso extraconjugal que acabou arruinando sua vida de várias formas. Esse ano a história ganhou uma nova adaptação para o cinema.

Persépolis - Marjane Satrapi
O livro trata da revolução no Irã vista por uma garota de dez anos. No primeiro tomo de Persépolis, Marjane Satrapi descreve as mudanças causadas em sua vida e seu país durante a implantação do regime xiita. A série é composta de quatro volumes.

A Resposta - Kathryn Stockett
Eugenia Skeeter Phelan, colunista de um jornal
do Mississipi na década de 1960, resolve escrever um livro relatando o relacionamento das empregadas domésticas negras com suas patroas brancas. Apesar do receio de retaliações, ela consegue a ajuda de Aibeleen, a empregada doméstica que criou dezessete crianças brancas, e Minny, que já esteve por diversas vezes desempregada após bater boca com suas patroas.

Senhora - José de Alencar
Aurélia Camargo é uma pobre mulher da sociedade carioca do século XIX, que vê seus sonhos desmancharem quando seu pretendente a abandona para casar-se com uma mulher mais rica e com um avantajado dote. A situação muda completamente quando Aurélia recebe uma gorda herança e cria um plano meticuloso para, em parte, se vingar e, em parte, restabelecer-se com seu grande amor. A obra recebeu adaptação para o cinema em 1976.

As virgens suicidas - Jeffrey Eugenides
O suicídio consecutivo de cinco irmãs adolescentes num subúrbio dos Estados Unidos começa a revelar muito sobre as relações sociais de gênero da sociedade a partir do ponto de vista de outros jovens adolescentes. A adaptação para o cinema aconteceu em 1999.

Atenção: os links dos títulos são elaborados por um ISBN para facilitar o direcionamento da obra no catálogo online. Pesquise também pelo autor, título ou assunto para localizar outras edições e a disponibilidade. Consulte o Catálogo Online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros.

Consulte a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo para localizar a mais perto de você.