Cursos e oficinas

Em agosto participe dos cursos e oficinas de: Artesanato, Automassagem, Capoeira, Dança, Inglês, Futsal, Grafite, Bonecos de Jornal, Mitologia Grega, Origame, Tai Chi Chuan e Xadrez.

Artesanato
A oficina visa estimular a criatividade, a interação e aproveitamento de diversos materiais
Às quartas-feiras às 9h30 – Biblioteca Paulo Setúbal

Automassagem e práticas corporais adequadas no envelhecimento
Com Giséle Maria Alves
A vivência não tem a pretensão de indicar caminhos de cura, mas sim oferecer sugestões simples para ajudar a conviver com dores crônicas, utilizando recursos do próprio indivíduo para orientá-lo sobre práticas corporais adequadas.
Dia 7 de agosto às 15h – Biblioteca Clarice Lispector

Brincando em inglês
Coordenação de Tatiana Sant’Anna
Brincar, ouvir músicas, fazer teatro, ler livros e conversar, pode ser uma forma até melhor – ou pelo menos mais divertida - de se aprender inglês. Com estas atividades, as crianças e os adolescentes se aproximam com facilidade da língua e da cultura inglesas. 10 anos
Às quintas-feiras às 17h30 – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Capoeira
O grupo Cativeiro resgata a dignidade cultural através do jogo, da dança e da ginga, ensinando aos praticantes a resistência e a persistência no modo de enfrentar o mundo com respeito. Aulas de Maculelê, contos afros e história da Capoeira. Livre.
Às terças, quartas e sextas-feiras às 18h - Biblioteca Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afrobrasileiro - Território de Cultura Afro Mãe Sylvia de Oxalá

Dança afro
Com Balé folclórico Dandarayó
Às quintas-feiras às 19h - Biblioteca Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afrobrasileiro - Território de Cultura Afro Mãe Sylvia de Oxalá

Dança do ventre
O corpo como expressão da poesia através da manifestação da sensibilidade. O 'ventre' traduz a origem de todo encantamento. Para maiores de 12 anos.
Aos domingos exceto o primeiro do mês às 9h - Biblioteca Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afrobrasileiro - Território de Cultura Afro Mãe Sylvia de Oxalá

Dança sênior

Oferece, através de ritmos africanos, exercícios para a terceira idade, expressão corporal para correção de postura e prevenção de doenças degenerativas. Para maiores de 18 anos.
Às quartas-feiras às 8h - Biblioteca Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afrobrasileiro - Território de Cultura Afro Mãe Sylvia de Oxalá

Futsal Masculino - de 7 a 14 anos
O time masculino de Futsal da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato existe há nove anos, com o nome HURR (Humildade, União, Raça e Respeito), escolhido desde então pelos próprios meninos.
O Projeto Futsal para crianças e adolescentes é uma parceria com a Base Comunitária de Segurança da Vila Buarque, e os meninos já disputaram vários torneios, ganhando diversos troféus nesses anos.
A partir de 25 de abril participam do Campeonato de Futsal 2015, da Secretaria de Esportes e Lazer da Cidade de São Paulo.
Venha participar, e torcer!
Às terças-feiras às 7h e 13h
Às quintas-feiras às 7h e 13h
Aos sábados às 10h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Futsal Feminino
Aulas e treinos de futsal para meninas, a partir de 12 anos.
Aos sábados às 9h30 – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Grafite
Grafite e arte nas ruas - Ciclo de oficinas e intervenções de Grafite com Caio Sivieri "Remo"
O projeto busca trazer os moradores do bairro para dentro da Biblioteca por meio de oficinas de Grafite e intervenções. O participante vai se aproximar da natureza por meio de exercícios de ilustração ligados ao bioma da Mata Atlântica e participar de uma nova identidade para a Biblioteca.
Dia 15 de agosto às 15h - Intervenção artística: Início do painel do grafite no muro externa da biblioteca. O artista desenvolverá seu projeto gráfico a partir de elementos da flora e da fauna da mata Atlântica
Dia 18 de agosto às 15h - Oficina: Flora - (Módulo 01): Os participantes vivenciarão o ambiente natural e ilustrarão elementos da flora que os cativem. Neste encontro estarão disponíveis livros sobre fauna e flora Brasileira para uma referência teórica.
Dia 20 de agosto às 13h - Intervenção artística: Continuação do grafite no muro externa da biblioteca. O artista desenvolverá seu projeto gráfico a partir de elementos da flora e da fauna da mata Atlântica.
Dia 20 de agosto às 15h - Oficina: Fauna - (Módulo 01): Ao vivenciar o ambiente externo, os participantes, por meio de observação, ilustrarão os elementos da fauna que puderem avistar. Neste encontro estarão disponíveis livros sobre fauna e flora Brasileira para uma referência teórica.
Dia 22 de agosto às 13h - Intervenção artística: Continuação do grafite no muro externo da biblioteca. O artista desenvolverá seu projeto gráfico a partir de elementos da flora e da fauna da mata Atlântica.
Dia 25 de agosto às 13h - Intervenção artística: Finalização do grafite no muro externo da biblioteca. O artista desenvolverá seu projeto gráfico a partir de elementos da flora e da fauna da mata Atlântica.
Dia 25 de agosto às 15h - Oficina: Desenvolvimento Visual e Estético - (Módulo 02): Os participantes reunirão todos os desenhos feitos no (Módulo 01) em um trabalho individual. Com auxílio do educador, criarão uma composição de flora e fauna. Além destes elementos, serão guiados a fim de adicionar algum sentimento vivido em campo ao layout.
Dia 27 de agosto às 15h - Oficina: Ambientação e Arte Urbana - (Módulo 03): Neste encontro os participantes aprenderão e desenvolver técnicas básicas e práticas de uso dos materiais de Arte Urbana. (spray, bicos especiais, stêncil, tinta látex, rolinho, etc.)
Biblioteca Clarice Lispector

Grupo cênico musical Mil Coisas
Às segundas-feiras às 18h - Biblioteca Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afrobrasileiro - Território de Cultura Afro Mãe Sylvia de Oxalá

Maracatu do baque virado de raiz nagô

Oficinas de percussão, cantos e construção de tambores, ritmos e danças para formação da dança e outras brincadeiras de tradição. Livre.
Aos domingos às 11h - Biblioteca Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afrobrasileiro - Território de Cultura Afro Mãe Sylvia de Oxalá

Memórias e futuros
Com Núcleo de Pesquisa e Criação Artística em Cinema Documentário
Às segundas-feiras às 13h - Biblioteca Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afrobrasileiro - Território de Cultura Afro Mãe Sylvia de Oxalá

Oficina de animação de bonecos de jornal
A oficina almeja oferecer aos participantes princípios básicos da animação de bonecos, de uma forma leve e divertida. Serão animados copos de plástico, sacos de lixo, garrafas pet, comprovando que o universo da animação está mais acessível do que nos pode parecer. Indicado para pais e filhos. 30 vagas. Inscrições na biblioteca.
Dia 22 de agosto, das 11h às 12h30 - Biblioteca Helena Silveira

Oficina de construção de bonecos com jornal
A oficina almeja promover aos participantes uma leve e descontraída experimentação do processo de construção e animação de bonecos, a partir do uso de um material prático e disponível: o jornal. Iremos propor, aos participantes, pais e filhos juntos, que construam os seus personagens feitos de jornal. Em um segundo momento, faremos um “estudo” de quem são essas criaturas, onde, como e por que vivem, para que possamos construir pequenas historinhas com elas. Por fim, os participantes serão desafiados a “animar” estas figuras, e encenar suas histórias para toda a turma. Indicado para pais e filhos. 30 vagas. Inscrições na biblioteca.
Dias 8 e 15 de agosto das 11h às 12h30 - Biblioteca Helena Silveira

Oficina de Mitologia Grega
Com a orientação de Wládia Beatriz
“Essas coisas não aconteceram nunca, mas existiram sempre”. (Salústio, Degli Dei e Del mondo).
O trabalho realizado em grupo nas oficinas de mitologia grega segue a premissa de que “... a mitologia fornece padrões básicos para as histórias de vida”. (James Hillman).
Por meio da leitura dos mitos, promove-se um lugar de reflexão e imaginação, onde encontramos paralelos entre a mitologia e a vida. Reconhecendo que os mitos são metáforas, eles não fundamentam. Abrem... Convidam-nos a olhar por outras janelas e entrar por outras portas.
Às quintas-feiras às 15h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Oficina de origami com personagens do folclore
Com Bruna Lopes
Os participantes irão fazer origamis com os personagens do folclore brasileiro como a Iara, Saci, Boto cor-de-rosa, Mula-sem-cabeças e curupira.
Dia 19 de agosto às 10h30 e 14h30 – Biblioteca Belmonte

Oficina de Tai Chi Chuan
Aprenda o Tai Chi Chuan de mosteiro, com a Monja Sauniasini-Shadhu Shakta. O Tai Chi Chuan é uma prática de raízes orientais indicado para pessoas que desejam aliviar o stress e a tensão, além de melhorar sua postura, auxilia na digestão, acalma o sistema nervoso, relaxa a mente, é benéfico para o coração e a circulação sanguínea, torna flexíveis as articulações e rejuvenesce a pele.
Às quartas-feiras às 16h – Biblioteca Adelpha Figueiredo

Origamando histórias e lembrancinhas com Lau Moraes
Lembrancinhas para o dia dos pais -
para papais, vovôs, reis e ogros. 15 vagas, inscrição por telefone ou e-mail.
Dia 6 de agosto às 14h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Samba Rock
Vertente da musicalidade onde ocorre a junção entre o samba herdado do jongo com a música negra americana. Isto resulta no ritmo que explora e traduz o swing tropicalizado, com letras que abordam o cotidiano lírico e onírico, alegre e harmônico para todos nós que comungamos e vivenciamos nossa cultura abrasileirada e impregnada de africanidade. Livre.
Segundo sábado do mês às 19h - Biblioteca Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afrobrasileiro - Território de Cultura Afro Mãe Sylvia de Oxalá

Transformando restos para florescer: Oficina de jardim aromático e compostagem – minhocario
Com Estela Cunha
Através da reutilização de resíduos as oficinas visam orientar o participante sobre a construção de composteiras ou minhocários de baixo custo e junto com a produção do adubo produzir vasos coloridos com materiais de reciclagem para o plantio de temperos, chás e algumas hortaliças para cultivos em pequenos espaços como apartamentos e casas sem quintal.
Dia 15 e 22 de agosto às 14h – Biblioteca Clarice Lispector

Xadrez
Noções básicas para iniciantes abordando as regras fundamentais e xadrez intermediário.
Às quartas-feiras, sextas-feiras e sábados às 14h – Biblioteca Paulo Setúbal

Xadrez na Biblioteca
Ensino das regras necessárias para a prática do jogo de xadrez e seu aprendizado de forma auto-suficiente.
Às quintas-feiras às 10h e 15h30 – Biblioteca Vicente de Carvalho

Yoga para Crianças - Ouvindo Histórias e Praticando Valores Humanos - "Nós" Eva Furnari
Com as Profª Márcia Pavão e Ana Gama
Yoga para Crianças - Ouvindo Histórias e Praticando Valores Humanos
Crianças de 6 a 10 anos - 35 vagas
Dia 31 de agosto às 10h - Biblioteca Hans Christian Andersen