Cursos e oficinas de julho

Artesanato, Brincando em inglês, Capoeira, Dança sênior, Dança do ventre, Maracatu do baque virado de raiz nagô, Iniciação musical, Mitologia grega, Oficina de poesia, Confecção de pipas, Tai chi chuan, Xadrez e Samba Rock.


Artesanato
A oficina visa estimular a criatividade, a interação e aproveitamento de diversos materiais. Para maiores de 12 anos.
Às quartas-feiras às 9h30 - Biblioteca Paulo Setúbal

Brincando em inglês
Com: Muriel Scott, bibliotecária.
Brincar, ouvir músicas, fazer teatro, ler livros e conversar, pode ser uma forma até melhor - ou pelo menos mais divertida - de se aprender inglês... Com estas atividades, as crianças e os adolescentes se aproximam com facilidade da língua e da cultura inglesas. Para maiores de 10 anos.
Às quintas-feiras às 17h30 - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Capoeira
O grupo Cativeiro resgata a dignidade cultural através do jogo, da dança e da ginga, ensinando aos praticantes a resistência e a persistência no modo de enfrentar o mundo com respeito. Aulas de Maculelê, contos afros e história da Capoeira. Livre.
Às terças, quartas e sextas-feiras às 18h - Biblioteca Paulo Duarte

Dança sênior

Oferece, através de ritmos africanos, exercícios para a terceira idade, expressão corporal para correção de postura e prevenção de doenças degenerativas. Para maiores de 18 anos.
Às quartas-feiras às 8h - Biblioteca Paulo Duarte

Dança do ventre

O corpo como expressão da poesia através da manifestação da sensibilidade. O 'ventre' traduz a origem de todo encantamento. Para maiores de 12 anos.
Dias 12, 19 e 26 de julho às 9h - Biblioteca Paulo Duarte

Maracatu do baque virado de raiz nagô
Oficinas de percussão, cantos e construção de tambores, ritmos e danças para formação da dança e outras brincadeiras de tradição. Livre.
Aos domingos às 11h - Biblioteca Paulo Duarte

Oficina de iniciação musical

Ensino básico de teoria musical nas formas cifra e tablatura praticado no violão. Para maiores de 14 anos.
Às quintas-feiras às 10h30 - Biblioteca Cassiano Ricardo

Oficina de mitologia grega
Tema e leitura da Oficina atual: Antígona de Sófocles. Livre.
Às quintas-feiras das 15h às 16h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Oficina de poesia

Com Eunice Arruda, poeta, com 16 livros publicados, sendo dois de haicai: "Há estações" e "Olhar", dentro do projeto "Dulcinéia Catadora. Em 2012 publicou a sua Poesia Reunida.
Essa oficina pretende fornecer estímulos para a elaboração de textos poéticos, que serão discutidos em grupo. A partir de elementos teóricos, haverá a possibilidade da reescritura dos poemas. Como exercício de concisão, será apresentada a escrita do haicai. 20 vagas. Duração: 3 horas.
Dia 4 de julho às 13h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 18 de julho às 13h - Biblioteca Milton Santos

Oficina de confecção de pipas com Sabino Lopes
Sabino Lopes compartilha com os participantes a arte da confecção dos mais variados tipos de pipas. Atividade ideal para o período de férias. Inscrições por telefone ou na biblioteca.
Dia 31 de julho às 14h - Biblioteca Belmonte

Oficina de tai chi chuan

Aprenda o Tai chi chuan de mosteiro, com a Monja Sauniasini-Shadhu Shakta. O Tai chi chuan é uma prática de raízes orientais indicado para pessoas que desejam aliviar o estresse e a tensão, além de melhorar sua postura, auxilia na digestão, acalma o sistema nervoso, relaxa a mente, é benéfico para o coração e a circulação sanguínea, torna flexíveis as articulações e rejuvenesce a pele. Livre.
Às quartas-feiras às 16h - Biblioteca Adelpha Figueiredo

Oficina de xadrez

Noções básicas para iniciantes abordando as regras fundamentais e xadrez intermediário. Livre.
Às quartas-feiras, sextas-feiras e sábados às 14h - Biblioteca Paulo Setúbal

Samba Rock

Vertente da musicalidade onde ocorre a junção entre o samba herdado do jongo com a música negra americana. Isto resulta no ritmo que explora e traduz o swing tropicalizado, com letras que abordam o cotidiano lírico e onírico, alegre e harmônico para todos nós que comungamos e vivenciamos nossa cultura abrasileirada e impregnada de africanidade. Livre.
Dia 11 de julho às 19h - Biblioteca Paulo Duarte