Encontros, palestras e mesas em junho

Encontros: Maria José Silveira, Santiago Nazarian. Mesas: Fábio Moon e Gabriel Bá. Palestras: Aula brincante de mamulengo, A borboleta azu, A arte de contar histórias para a primeira infância, A Flor de Lirolay e outros contos da América Latina, Literatura no vestibular, Novos matizes ideológicos no Brasil, A palavra falada do contador de histórias, Festa junina e Um passeio entre deuses e heróis.

ENCONTROS


Maria José Silveira

Escritora, antropóloga e mestre em Ciências Políticas. Seu primeiro romance, A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas, recebeu o Prêmio Revelação da APCA. Sua literatura tem como viés a esfera da ficção histórica. Publicou seis romances e inúmeros livros infantis e infanto-juvenis.
Dia 8 de junho às 15h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 9 de Junho às 11h - Biblioteca Ônibus Biblioteca | Roteiro: Jardim Ângela
Dia 10 de junho às 10h - Biblioteca Cassiano Ricardo

Santiago Nazarian
Escritor e roteirista, é autor de romances como Biofobia e Mastigando Humanos. Reconhecido por sua escrita existencialista, mescla questões da literatura existencial com cultura pop, trash, humor negro e horror. Foi eleito um dos escritores mais importantes da América Latina pelo Hay Festival.
Dia 29 de junho às 14h30 - Biblioteca Belmonte


MESAS


Fábio Moon e Gabriel Bá

Quadrinistas, irmãos gêmeos, despontaram com Dez pãezinhos e tiveram reconhecimento internacional com obras como Daytripper, recebendo os prêmios Eisner, Jabuti, HQMix e Angelo Agostini. Publicam na Folha de São Paulo. Em 2015, a dupla lançará a adaptação para HQ do romance Dois irmãos, de Milton Hatoum.
Dia 11 de junho às 17h - Biblioteca Viriato Corrêa


PALESTRA


Aula brincante de mamulengo

Com Mestre Valdeck de Garanhuns
Com 35 anos de experiência na arte, Mestre Valdeck de Garanhuns explica origem, dinâmica e importância cultural do teatro de mamulengo. Essa aula é uma palestra ilustrada com o material exposto e música ao vivo, apresentada com muito humor, muita descontração e a participação constante da platéia, que interfere a qualquer momento interagindo com o mestre durante todo o processo. Livre
Dia 12 de junho às 14h - Biblioteca Belmonte

A borboleta azul - Lançamento de livro e bate-papo com a autora
Com Andreia Rodrigues
Bate-papo, autógrafos e contação de histórias.
Dia 30 de junho às 14h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Era uma vez... A arte de contar histórias para a primeira infância

Com Gislaine Caitano, formada em Música pela Faculdade Mozarteum de São Paulo - FAMOSP, pianista e educadora musical com especialização infantil e integrante da Cia Cantos & Contos.
Com muita música e interação com a plateia, a palestra-espetáculo tem como objetivos: apresentar a importância do trabalho com histórias e cantigas desde cedo, como um meio de auxiliar no desenvolvimento da linguagem, no fortalecimento de vínculos afetivos e na formação de leitores; apresentar, de forma lúdica e interativa, recursos para o trabalho com a arte narrativa e a mediação de leitura junto a crianças. Até 3 anos de idade
Dia 6 de junho às 10h30 - Biblioteca Narbal Fontes

A Flor de Lirolay e outros contos da América Latina

Com Celina Bodenmuller e Fabiana Prando
Bate-papo com autoras, autográfos e contação de história.
Dia 13 de junho às 12h30 - Biblioteca Hans Christian Andersen

Literatura no vestibular

Com Didasko Centro Educacional
Venha aprender conosco sobre obra, contexto histórico e questões acerca dos livros obrigatórios do vestibular em uma palestra clara,resumida e focada em questões da FUVEST e UNICAMP.
Viagens na minha terra - Almeida Garrett
Dia 6 de junho às 10h - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 10 de junho às 14h - Biblioteca Chácara do Castelo

Novos matizes ideológicos no Brasil
Com organização de Bruna Maria Atalla (professora de Língua Portuguesa da FFLCH-USP e de Língua Portuguesa e Licenciatura da FEUSP); Christian Gilioti (professor de Filosofia, mestrando pelo Programa de Filosofia da FFLCH-USP) e Rafael Barreto do Prado (professor de Língua Portuguesa e doutorando pelo Programa de Filologia e Língua Portuguesa da FFLCH-USP).
O diálogo é a forma mais antiga de construção e circulação de conhecimento e, ainda, a mais efetiva. É crescente a observância quanto à prática de diálogo (ou de debates) a respeito dos eventos que acontecem em nossa sociedade e determinam as relações de seus membros. No ano de 2013, as manifestações, que tomaram as ruas de todo o Brasil, foram uma demonstração do avanço de consciência e da maior necessidade de estarmos bem (in)formados e preparados para debater questões essenciais para a construção de uma sociedade justa, sem exploração, solidária e que respeite a diversidade.
Dia 19 de junho às 14h30 - Biblioteca Hans Christian Andersen

A palavra falada do contador de histórias - um encontro do narrador com a sua voz
Com Cristiano Meirelles, contador de histórias, professor de cultura brasileira, dança e música no curso de pós-graduação da Faculdade Cantareira e teatro musical popular brasileiro no Instituto Brincante.
Através da arte de se contar histórias essa palestra mostra caminhos para se encontrar com a própria voz, tanto pra aqueles que a utilizam como instrumento de trabalho,  quanto para os interessados nesse assunto. Conhecer e entender um pouco melhor como nossa voz é formada, e como nossa constituição social e cultural muitas vezes nos leva a usar nossa voz de maneiras impróprias, pode nos levar a descobrir que somos habitados por inimaginadas sonoridades.
Dia 6 de junho às 10h30 - Biblioteca Raimundo de Menezes

Palestra sobre festa junina
Com Roberto Santos
Nesta palestra dedicada a estudantes, professores, pesquisadores e interessados no tema de festa junina, o professor Robson Santos traz diversos conceitos, mitos e verdades relacionados a essas festas tão consagradas em todo o território brasileiro. Para maiores de 16 anos
Dia 24 de junho às 19h30 - Biblioteca Belmonte

Um passeio entre deuses e heróis: bases mitológicas para a criação de roteiros e contação de histórias
Com Guilherme Kwasinski, formado em Psicologia pela PUC-SP e Professor de Mitologia, Sonhos e Cinema, além de e Professor de Dramaturgia (Cinema e a Jornada do Herói) da AIC - Academia Internacional de Cinema - desde 2007.
Vamos conhecer duas estruturas básicas da mitologia - a Jornada do Herói e o Ciclo dos Deuses - para que estas possam ser utilizadas como ferramentas na criação e contação de histórias, sejam estas mitológicas, folclóricas, contos-de-fada e nas mais variadas formas de expressões narrativas.
Dia 13 de junho às 10h30 - Biblioteca Belmonte