Teatro de junho nas bibliotecas

Celebração da realidade, O básico do circo, Vovô, Drive thru petit, A gata ingênua, Conto dos pássaros, Os vizinhos, Bessarábia uma feira de histórias, Portar(ia) silêncio, Como nasce a chuva, Mundo Português e A Bruxinha.


Celebração da realidade
Com Cia Teatro de Senhoritas
A nova produção do Teatro de Senhoritas, traz à cena 15 contos escritos por Eduardo Galeano em uma de suas obras primas: O livro dos abraços. Com direção do artista inglês John Mowat, conhecido por seu trabalho de mais de 20 anos na Companhia do Chapitô de Portugal, o espetáculo prioriza as  palavras do autor uruguaio, que através de uma linguagem sintética, conta fatos da história universal a partir de pequenos causos da vida cotidiana. Abusando do sarcasmo e da graça, a peça oferece interpretações e contextos inusitados que possibilitam ao público uma leitura original dos contos.
Dia 5 de junho às 10h - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 20 de junho às 14h -Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 9 de junho às 10h - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 10 de junho às 19h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 15 de junho às 14h - Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 16 de junho às 14h - Ponto de Leitura Jardim Lapenna

O básico do circo

Com Núcleo Pavanelli de Teatro de Rua e Circo
A chegada de uma nova bailarina coloca a trupe de palhaços em polvorosa. Para conquistar seu coração os palhaços fazem de tudo, esforçam-se ao máximo na demonstração de suas habilidades. A história segue e, entre uma esquete e outra acontecem os números de perna de pau, chicote e malabares. Ao final todos ficam sabendo quem conquistou o coração da bailarina
Dia 6 de junho às 15h - Biblioteca Cassiano Ricardo

Vovô
Com a Cia.Truks
Vovô é uma homenagem aos imigrantes que chegaram ao nosso país no século passado, e celebra a continuidade da vida, simbolizada por uma de suas marcas mais fortes: a corrente inquebrantável da família. Retratando um período quase recente, e muito significativo de nossa história, que marcou nossas gerações e nosso país como um todo, a peça conta a história do personagem Vovô. Desde sua infância num país distante, sua adolescência, o início da vida adulta, as guerras na Europa, a dura viagem e a adaptação ao Brasil, até chegar à sua velhice, quando se transforma no contador de histórias capaz de emocionar a todos nós com suas histórias tão fantásticas, e tão reais. Livre. (Serão distribuídas senhas com uma hora de antecedência)
Dia 6 de junho às 16h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 7 de junho às 11h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Drive thru petit
Com Cia Teatro Enlatado
Espetáculo/intevenção em formato de lanchonete fast-food. O público dispõe de um menu com cinco opções de monólogos de até 4 min. As crianças fazem o seu pedido e assistem individualmente à sua peça dentro desta caixa acolhedora e cheia de segredos. Sob um prisma inovador e de forte humor, as temáticas dos monólogos perpassam questões de identidade, medos, amadurecimento e relação com o outro.
Dia 8 de junho às 10h - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 10 de junho às 9h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 11 de junho às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 12 de junho às 14h - Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 15 de junho às 14h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 18 de junho às 14h30 - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 19 de junho às 14h - Biblioteca Chácara do Castelo

A gata ingênua
Com a Cia.Teatral Aos Quatro Ventos
Numa fazenda do interior vive um casal de idosos, com uma gatinha muito preguiçosa, que nunca estudou. Nessa casa, aparece um casal de ratos que devora toda a comida. A gata tem que pegá-los... Porém, como nunca estudou, não sabe como é um rato!
Uma grande aventura se inicia: em busca do conhecimento, e dos astutos roedores. +7. (Serão distribuídas senhas com uma hora de antecedência)
Dia 9 de junho às 9h30 - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Conto dos pássaros

Com Trupe Pé de Histórias
Quando todos os pássaros abandonam a cidade de Passaredo, a menina Nina parte de balão, em busca dos pássaros e da alegria da cidade. Para isso, precisa da ajuda de muitos personagens. Ela descobre que sonho que se sonha só, é só um sonho, mas quando sonhamos juntos, é realidade.
Dia 10 de junho às 14h - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Dia 11 de junho às 15h - Biblioteca Biblioteca do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes
Dia 16 de junho às 14h30 - Biblioteca Raul Bopp

Os vizinhos
Com a Cia.Truks
A peça conta a aventura de uma menina que precisa se decidir entre compartilhar seus lápis de cor com sua vizinha... ou brincar sozinha. É então que sua avó lhe conta a bonita história de dois reinos idênticos, os azuis e os amarelos, que vivem em pé de guerra, mas que dependem um do outro para sobreviver! De forma leve e divertida, discute-se aqui um tema vital para os nossos tempos: ou aprendemos a compartilhar os recursos, e viver de forma solidária, ou colocaremos em risco a nossa própria sobrevivência. Livre. (Serão distribuídas senhas com uma hora de antecedência)
Dia 13 de junho às 16h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 14 de junho às 11h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Bessarábia, uma feira de histórias

Com Cia Teatral As Graças
Três velhas senhoras criam uma feira de histórias através de pequenos bonecos vindos da Bessarábia, um país que não existe mais. Como num conto de fadas, esses antigos bonecos e essas velhas senhoras atravessaram o tempo e os mares para criar um lugar mágico, onde memórias esquecidas, objetos jogados no lixo, reis e princesas revelam uma Bessarábia imaginária, que todos temos dento de nós. Livre
Dia 13 de junho às 14h - Biblioteca Mário Schenberg
Dia 14 de junho às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 21 de junho às 11h -  Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 28 de junho às 11h - Biblioteca Álvares de Azevedo

Portar(ia) silêncio

Com Coletivo Estopô Balaio
Um espetáculo teatral que utiliza da memória de nove migrantes radicados na cidade de São Paulo, todos porteiros de edifícios e condomínios da capital paulista, para a construção de uma cena documental em que as implicações existenciais de um processo de desterritorialização provocado pela migração estão imbricadas, bem como, uma reflexão poética sobre o homem contemporâneo e sua relação com o tecido urbano praticado por ele diariamente, a cidade.
Dia 13 de junho às 16h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 16 de junho às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba de Moraes
Dia 4 de junho às 19h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 26 de junho às 14h - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 29 de junho às 14h - Biblioteca Érico Veríssimo

Como nasce a chuva

Com Cia. Polichinelo de Teatro de Bonecos
O Curumim Lua, acompanhado por um macaco e uma onça, vive uma grande aventura pelo mundo para encontrar o Deus da Chuva, pois seu povo e os animais andam sofrendo muito com a seca. Porém, a tarefa do pequeno se complica ao encontrar a gruta de Amanayara, onde recebe uma tarefa muito difícil: criar três perguntas impossíveis de serem respondidas por um Deus. Se ele não conseguir, seu povo sofrerá ainda mais; caso contrário, ele não só saberá como nasce a chuva como ganhará o dom de fazer chover!
Dia 14 de junho às 11h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 20 de junho às 11h - Biblioteca Belmonte
Dia 21 de junho às 11h - Biblioteca Cora Coralina
Dia 25 de junho às 14h30 - Biblioteca Belmonte
Dia 27 de junho às 14h - Biblioteca Mário Schenberg
Dia 28 de junho às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa

Mundo Português
Realização BuZum!
Em Mundo Português, o BuZum! leva ao público infantil a história da língua portuguesa ao redor do mundo, e como nosso idioma também sofreu influências de outras línguas - expressões indígenas e africanas, por exemplo - trazendo para a cultura brasileira uma globalização que começou muito antes do que imaginávamos. Mundo Português resgata nossas origens, e ressalta a importância de saber de onde viemos e como se deu nosso processo de colonização, aproximando-nos de nossa cultura por meio do teatro de bonecos. 20 minutos
Dia 21 de junho às 10h, 11h, 12h, 14h, 15h e 16h - Bosque da Leitura Parque Raposo Tavares
Dia 27 de junho às 10h, 11h, 12h, 14h, 15h e 16h - Bosque da Leitura Parque do Carmo
Dia 28 de junho às 10h, 11h, 12h, 14h, 15h e 16h - Bosque da Leitura Parque do Carmo

A Bruxinha

Com Cia. TRUKS
Baseada na obra da autora e ilustradora Eva Furnari, TRUKS: A BRUXINHA; foi o primeiro trabalho da Cia. Truks. A peça estreou em 1991 e foi, sem dúvida, um dos grandes fenômenos do teatro para crianças em nosso país, não apenas pela grande repercussão que teve em toda a mídia, lotando teatros em todo o Brasil, mas principalmente pelo encantamento que provoca no público. A montagem, cativante e delicada, é um convite à imaginação e ao desenvolvimento da criatividade. A Bruxinha deixa o seu espaço gráfico para ganhar corpo - e alma - de boneco, e levar para os palcos toda a sua graça, simpatia e inusitado senso de humor, vivendo suas aventurinhas, manias e caprichos.
+
Oficina de construção de bonecos com jornais e sucatas
(para pais e filhos)
Com Cia. TRUKS
Após a sessão, o grupo apresentará ao público a obra de Eva Furnari e promoverá uma brincadeira para pais e filhos: a construção de historinhas com as tirinhas da autora. Serão copiados e plastificados os quadrinhos da autora e jogados aleatoriamente em uma roda. Pais e filhos usarão os quadrinhos para construir narrativas, posteriormente contadas a todos. Também haverá Oficina de Construção de Bonecos com jornais e sucatas, para pais e filhos juntos.
Aos sábados às 10h - Biblioteca Hans Christian Andersen