Encontros, palestras e debates

Em maio participe das palestras de Fábio Moon e Gabriel Bá - quadrinistas; Memória, corpo e virtual; O narrador e seu contexto; O papel da mídia: regulação, partidarismo e concessão; Rafael Campos Rocha e Janaína Tokitaka - quadrinhos e literatura.

Fábio Moon e Gabriel Bá
Quadrinistas, irmãos gêmeos, despontaram com Dez pãezinhos e tiveram reconhecimento internacional com obras como Daytripper, recebendo os prêmios Eisner, Jabuti, hqMix e Angelo Agostini. Publicam na Folha de São Paulo. Em 2015, a dupla lançará a adaptação para hq do romance "Dois irmãos", de Milton Hatoum.
Dia 5 de maio às 14h - Ponto de Leitura Jardim Lapenna
Dia 12 de maio às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

Memória, corpo e virtual

Com Renato Ferracini
A palestra apresenta uma reflexão sobre a outra imagem do corpo. O artista comumente pensa o corpo como um instrumento que deve ser afinado para que sua arte possa ter vazão e expressão. Porém, podemos pensar esse corpo de outra forma: um corpo relacional que se define nos encontros. Não mais um corpo-instrumento mas um corpo que pensa e em sua expressão gera conhecimento.  Um corpo pensante que por meio de sua expressão produz ação, produz imagens, produz pensamento e que se auto-produz em sua definição.
Dia 16 de maio às 10h30 - Biblioteca Hans Christian Andersen

O narrador e seu contexto
Com Luis Alberto de Abreu
A palestra abordará aspectos da função do narrador tradicional bem como da transformação dos conteúdos das narrativas tradicionais através dos tempos. A partir dessa breve exposição serão refletidas a necessidade de um narrador contemporâneo, suas funções, bem como a necessidade da composição de novas narrativas que possam dar conta das questões pertinentes ao mundo contemporâneo.
Luis Alberto de Abreu considerado um dos mais importantes nomes da dramaturgia latino-americana. Também é jornalista e escreveu cerca de 60 peças teatrais com grupos de todo o país.
Dia 30 de maio às 10h30 - Biblioteca Belmonte

O papel da mídia: regulação, partidarismo e concessão
O diálogo é a forma mais antiga de construção e circulação de conhecimento e, ainda, a mais efetiva. É crescente a observância quanto a prática de diálogo (ou de debates) a respeito dos ventos que acontecem em nossa sociedade e determinam as relações de seus membros. No ano de 2013, as manifestações, que tomaram as ruas de todo o Brasil, foram uma demonstração do avanço de consciência e da maior necessidade de estarmos bem (in)formados e preparados para debater questões essenciais para a construção de uma sociedade justa, sem exploração, solidária e que respeite a diversidade.
Dia 29 de maio às 14h30 - Biblioteca Hans Christian Andersen

Rafael Campos Rocha e Janaína Tokitaka

O quadrinista Rafael Campos Rocha (coautor de Conclave - O livro dos últimos dias) e a escritora Janaína Tokitaka (autora e ilustradora do livro Tem um monstro no meu jardim) falam sobre as relações entre quadrinhos e literatura, em encontro mediado pelo editor Joaquim Toledo Jr.
Dia 19 de maio às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 20 de maio às 15h - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 21 de maio às 15h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato