Música em maio

MÚSICA: Astronauta Pinguim, Baile da melhor idade, Canto livro, Choro na manhã, Dale Kavanagh, Sábado harmônico, Tarde sertaneja, Tetê Espíndola & Alzira E. e Umoja. SARAUS: Das artes, Café com poesia, Lítero-musical da Zona Norte, Roda da palavra e Sertanejo.

MÚSICA


Astronauta Pinguim
Músico e produtor com três álbuns, o artista lançou recentemente um compacto em vinil com a música “Automatic”, que conta com a participação de Simeon Coxe III (Silver Apples). A apresentação é marcado pela força dos teclados e sintetizadores analógicos, e tem participação de Ramiro Pissetti, responsável pelas projeções e programação visual. Livre (retirar ingresso com uma hora de antecedência)
Dia 2 de maio às 14h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 9 de maio às 14h – Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 15 de maio às 18h30 – Biblioteca Cassiano Ricardo

Baile da melhor idade

Todos os ritmos com ênfase para o popular e músicas das grandes orquestras de bailes.
Dia 29 de maio às 14h – Biblioteca Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afrobrasileiro - Território de Cultura Afro Mãe Sylvia de Oxalá
Atenção: programação cancelada para obras emergenciais na biblioteca!

Canto livro
Com Cia Circo de Trapo
A Cia. Circo de Trapo depois de um longo tempo experimentando a música em seus diversos trabalhos, desta vez preparou um show musical para apresentar os livros para as pessoas de uma forma diferente: cantando! São canções inspiradas em livros encantadores como Gabriel de Ilan Brenman, Assim Assado de Eva Furnari, A Ogra de Colar de Marco Antonio Ponce, entre outras belas obras. A apresentação também conta com brincadeiras com palavras e muitas poesias divertidas. Livre
Dia 16 de maio às 15h – Biblioteca Temática em Direitos Humanos do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes

Choro na manhã
Com Conjunto Retratos
O Choro pode ser considerado como a primeira música urbana tipicamente brasileira. Música de arquétipos, que exige do músico muito domínio de seu instrumento e uma apurada percepção de códigos e senhas que se encaixam em gigantescos improviso. Todo primeiro domingo os amantes da boa música estão convidados a prestigiar o projeto e em cada apresentação, além do Conjunto Retratos, há sempre um convidado, incluindo a platéia, participando da apresentação que mistura música, poesia, história e entretenimento. Antes do recital há um café da manhã que é preparado especialmente para o público presente.
Dia 2 de maio às 11h – Biblioteca Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afrobrasileiro - Território de Cultura Afro Mãe Sylvia de Oxalá

Dale Kavanagh
A canadense vem sendo aclamada como uma das violinistas mais talentosas da atualidade. Com inúmeros prêmios importantes ao redor da Europa, a artista tem vasta experiência como solista de orquestras importantes no cenário internacional, além de acumular 16 álbuns gravados e mais de 1.000 recitais apresentados em cerca de 40 países. Livre.
Retirar ingresso com uma hora de antecedência.
Dia 23 de maio às 14h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Sábado harmônico
Música erudita, com recitais de piano, flauta e orquestra de cordas, composições de João Pernambuco à Pixinguinha.
Dia 30 de maio às 15h – Biblioteca Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afrobrasileiro - Território de Cultura Afro Mãe Sylvia de Oxalá
Atenção: programação cancelada para obras emergenciais na biblioteca!

Tarde sertaneja
Resgate de nossas raízes caboclas.  Vertentes do nosso interior miscigenado de poesia e cores cafuzas, caipiras, negras e índias.
Dia 16 de maio às 16h – Biblioteca Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afrobrasileiro - Território de Cultura Afro Mãe Sylvia de Oxalá
Atenção: programação cancelada para obras emergenciais na biblioteca!

Tetê Espíndola & Alzira E.
Cantoras, compositoras e instrumentistas, as artistas também são irmãs, o que gera imensa intimidade no palco. Nas apresentações, as duas, que possuem timbres e trajetórias com bastante singularidade, apresentam solos e duetos especiais, com canções clássicas brasileiras e sucessos antigos e recentes da carreira de ambas. Livre. (retirar ingresso com uma hora de antecedência)
Dia 30 de maio às 19h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Umoja
O nome vem do idioma Swahili e significa unidade. A proposta é promover a interação com a comunidade em um encontro que une a diversidade de vertentes e a musicalidade dos tambores, com cortejo de maracatu, samba de coco, ciranda e samba de roda. A dança e cantoria são acompanhadas por uma conversa sobre a musicalidade afro brasileira.
Livre (retirar ingresso com uma hora de antecedência)
Dia 9 de maio às 13h – Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 16 de maio às 13h – Biblioteca Prefeito Prestes Maia


SARAUS

Sarau das artes
Com direção artística de Maria Zélia Wolff
Neste mês teremos, entre outros: música, piano, canto, danças, poesias, coral, bailado, jogral. Sempre bem selecionados e tudo muito bem executado! Livre
Às sextas-feiras às 14h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Sarau Café com poesia

O Café com Poesia tem por finalidade realizar um Sarau com diversas expressões de artes e conteúdos organizados em ciclos de apresentações intercaladas, com mensagens culturais e abertura de espaço para interação dos espectadores, presente na Biblioteca Hans Christian desde Maio de 2013.
Dia 30 de maio às 12h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Sarau Lítero-musical da Zona Norte
Toda última sexta-feira do mês tem Sarau na Biblioteca Nuto Sant’anna. Os participantes podem apresentar e assistir declamação de poesias, músicas, leituras de crônicas e outras atividades culturais.
Dia 29 de maio às 14h – Biblioteca Nuto Sant’Anna

Sarau Roda da palavra
Com Joyce Néia
O projeto foi idealizado a partir de uma oficina de memória que ocorreu na biblioteca, e tem como objetivo apresentar a arte tanto de escritores e músicos consagrados bem como poemas, haicais, repentes e composições dos próprios participantes do sarau.
Dia 11 de maio às 14h – Biblioteca Anne Frank

Sarau sertanejo
Todo último sábado do mês, grupos de viola caipira e cantoria se encontram no tradicional sarau sertanejo da Belmonte. O público canta, faz poesia matuta, propõe músicas e interage com os cantores e apresentadores.
Dia 30 de maio às 15h – Biblioteca Belmonte