Dicas de Leitura - Horror

Em janeiro, leia as obras de Joe Hill, Stephen King, Lovecraft, Edgar Allan Poe, John Lindqvist, Bram Stocker, William Blatty ou Dean Koontz, grandes autores do horror e do mistério, disponíveis nas bibliotecas de São Paulo.

Criados na intenção de provocar medo e suspense em seus leitores, livros e filmes de terror correm prateleiras ao redor do mundo. Suas histórias e personagens enfrentam diversas situações inusitadas, flutuando entre a tematização fantástica (fantasmas, vampiros e outros seres mitológicos) e a policial (crimes em massa, serial killers, torturadores etc). Confira a seguir algumas sinopses dentre os vários títulos disponíveis pelas bibliotecas de São Paulo:

dicas- horror

A estrada da noite - Joe Hill
Filho do escritor Stephen King, que também figura em nossa lista, Joe Hill estreou no mundo da literatura mostrando que entende de horror: neste livro, a estrela do rock Judas Coyne tem que fugir da crueldade do espírito de Craddock McDermott, padrasto de uma garota que se suicidou após ser rejeitada pelo astro. McDermott pretende se vingar de Coyne a qualquer custo.

Carrie, a estranha - Stephen King
Romance de estréia de um dos maiores sucessos do terror, Carrie, a estranha conta a história de uma adolescente que é rejeitada pelos colegas da escola e que sofre diversos abusos (físicos e psicológicos) em casa por sua mãe radicalmente fundamentalista e controladora. O que ninguém sabe é que Carrie nasceu com poderes telecinéticos e telepáticos que aprendeu a controlar em segredo durante a adolescência e está disposta a se vingar de todos que a maltratam.

O caso de Charles Dexter Ward - H. P. Lovecraft
Referência no gênero do horror, o escritor H. P. Lovecraft publicou dezenas de títulos entre o fim do século XIX e o início do século XX. O caso de Charles Dexter Ward, no entanto, foi publicado apenas postumamente e é um dos mais apreciados romances do escritor. Nessa história o arqueólogo Charles Dexter, em meio a suas descobertas, acaba se defrontando com a vida de Joseph Curwen, um homem que foi acusado de bruxaria no século XVIII. A história narrada por um psiquiatra que vai desvendando a loucura da personagem ajudou a perpetuar o gênero que hoje se chama ficção científica.

Contos de Imaginação e Mistério - Edgar Allan Poe
Apesar de seu escasso reconhecimento em vida, Edgard Allan Poe é hoje considerado, pelo público e pela crítica, um dos maiores e mais prestigiados escritores do suspense e do terror. Seus contos influenciaram nomes do calibre do poeta Charles Baudelaire e ganharam reconhecimento em todo mundo. Nesta pequena antologia, publicada no início do século XX pela editora londrina George G. Harrap & Co, alguns de seus melhores trabalhos podem ser apreciados pelo público.

Deixa ela entrar - John Ajvide Lindqvist
Convidando vampiros a entrarem num cenário cruamente realista do subúrbio sueco, a obra de Lindqvist trata principalmente da relação de Oskar, um garoto perturbado com o bullyng que sofre diariamente na escola, cada vez mais fascinado por serial killers e planos de vingança e sua relação com Eli, uma misteriosa vizinha que chega ao bairro junto a diversos casos de morte inexplicáveis.

Drácula - Bram Stocker
Dentre os maiores clássicos do gênero, a história do Conde Drácula há décadas aterroriza e cativa milhões leitores por todo mundo. Optando por uma estrutura de cartas, ao invés do formato narrativo tradicional, Drácula se desenha como o típico vampiro que de nossas mentes: Cruel, sugador de sangue, que morre com estacas e água benta, desfilando sua maldade em meio a cenários sombrios e cativeiros.

O Exorcista - William Peter Blatty
Baseado em relatos publicados na imprensa dos Estados Unidos, o romance trata da história de uma garota que é acometida por uma doença sem diagnóstico que revela-se a possessão de um demônio e da busca de um padre e um psiquiatra destituído de sua fé a lutarem até mesmo com a sua vida para exorcizá-la. Em 1973, William Friedkin adaptou o livro para os cinemas, em um filme de mesmo nome.

O Guardião - Dean Koontz
Unindo terror a ficção científica, Dean Koontz dá aos fãs dos dois gêneros uma de suas obras mais prestigiadas. A história de Stephan, um anjo da guarda viajante do tempo que surge sempre em meio a tempestades para ajudar na sôfrega vida de Laura Shane, sua protegida, é envolvida pela batalha que o anjo deve enfrentar contra um grupo de pessoas que descobre como utilizar suas técnicas e começam a persegui-lo, reescrevendo o passado e o futuro com muita dor e tristeza no caminho.

Consulte o nosso catálogo online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros.

Veja também a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo.