Cursos e oficinas

Em novembro participe dos cursos e oficinas de Artesanato, Brincando em inglês, Capoeira, Dança do ventre, Dança sênior, Escrita criativa, Maracatu do baque virado de raiz nagô, Mitologia grega, Xadrez, Samba rock, Tai chi chuan, Vôos literários – oficina de escrita.

Artesanato
Com Paula Regina M. Alves. Adulto.
Às quartas-feiras às 9h30 – Biblioteca Paulo Setúbal

Artesanato
Com Silvana Carvalho. Livre
Às quintas-feiras às 15h – Biblioteca Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afrobrasileiro

Brincando em inglês
Com Tatiana Sant Anna
Brincar, ouvir músicas, fazer teatro, ler livros e conversar, pode ser uma forma até melhor – ou pelo menos mais divertida - de se aprender inglês... Com estas atividades, as crianças e os adolescentes se aproximam com facilidade da língua e da cultura inglesas. De 9 a 16 anos.
Às sextas-feiras às 17h40 – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Capoeira
Com Mestre 22 e Quati.
O grupo Cativeiro resgata a dignidade cultural através do jogo, da dança e da ginga, ensinando aos praticantes a resistência e a persistência no modo de enfrentar o mundo com respeito. Aulas de Maculelê, contos afros e história da Capoeira. Para maiores de 5 anos.
Às terças, quartas e sextas-feiras às 18h – Biblioteca Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afrobrasileiro

Dança do ventre
Com Irene e Rita
O corpo como expressão da poesia através da manifestação da sensibilidade. O ‘ventre’ traduz a origem de todo encantamento. Vertentes: Dança Zaar –Norte da África, Aula Tribal, Dança do Ventre Clássica e Moderna, Dança do Chá – Marrocos, Dança Hagallah – Líbia, Dança Gawazze – Egito. Representações Culturais do norte Africano. Para maiores de 12 anos.
Aos domingos às 11h - Biblioteca Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afrobrasileiro

Dança sênior

Com Judith Toyoko Ueno
Oferece através de ritmos africanos exercícios para a terceira idade, expressão corporal para correção de postura e prevenção de doenças degenerativas. Adulto e terceira idade
Às quartas-feiras às 8h – Biblioteca Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afrobrasileiro

Escrita criativa – exercício do olhar e de liberação da linguagem
Com Dionizio Bueno
Através de atividade de observação dirigida e de exercícios de liberação da linguagem, utilizando metodologia inspirada no Aprendizagem Sequencial, esta oficina tem por objetivo ampliar a competência discursiva do aluno em diversos gêneros literários, de forma a desenvolver marcas pessoais de autoria e habilitá-lo a reconhecer e evitar os clichês e os vícios do senso comum. 25 vagas
Às quartas-feiras às 14h – Biblioteca Álvaro Guerra

Maracatu do baque virado de raiz nagô
Com Carlos Índio e Priscila
Oficinas de percussão, cantos e construção de tambores, ritmos e danças para formação da dança e outras brincadeiras de tradição.
Às quintas-feiras grupo de estudo às 19h e aos domingos batuques e danças às 15h - Biblioteca Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afrobrasileiro

Oficina de mitologia grega

Coordenação: Wládia Beatriz Pires Correia (psicóloga e psicoterapeuta)
“A mitologia fornece padrões básicos para as histórias de vida” (J. Hillman). O trabalho em grupo busca um paralelo entre a mitologia grega e a vida. Por meio da leitura dos mitos, promove-se um espaço de reflexão e imaginação, reconhecendo que os mitos são metáforas, eles não fundamentam. Abrem... Tema da Oficina Atual: Antígona
Às quintas-feiras às 15h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Oficina de xadrez
Com José Alberto Batista Mendes
Noções básicas para iniciantes abordando as regras fundamentais do xadrez intermediário. Para maiores de 10 anos.
Às quartas, sextas-feiras e sábados às 14h – Biblioteca Paulo Setúbal

Samba rock
Pedrinho Nostalgia, Marcelo Tadeu e Ana Brasil
Vertente da musicalidade onde ocorre a junção entre o samba herdado do jongo com a música negra americana. Isto resulta no ritmo que explora e traduz o swing tropicalizado, com letras que abordam o cotidiano lírico e onírico, alegre e harmônico para todos nós que comungamos e vivenciamos nossa cultura abrasileirada e impregnada de africanidade.
Dia 8 de novembro às 19h - Biblioteca Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afrobrasileiro

Tai chi chuan na biblioteca
Com Monja Ana
O Tai Chi Chuan é uma prática de raízes orientais indicado para pessoas que desejam aliviar o stress e a tensão, além de melhorar sua postura, auxilia na digestão, acalma o sistema nervoso, relaxa a mente, é benéfico para o coração e a circulação sanguínea, torna flexíveis as articulações e rejuvenesce a pele.
Às quartas-feiras às 17h – Biblioteca Adelpha Figueiredo

Vôos literários – oficina de escrita

Com Jorge Antônio Ribeiro da Silva
A oficina, destinada a jovens e adultos, pretende envolver os participantes na arte da escrita. Para isso, busca desenvolver as habilidades de falar, ouvir, refletir e escrever. O desenvolvimento destas habilidades tem como base um trabalho de leitura e análise de importantes artistas brasileiros, buscando, através dos encontros, despertar o senso crítico para então evoluir o trabalho de criação. Para maiores de 15 anos. 20 vagas.
Dias 12, 19 e 26 de novembro às 14h – Biblioteca Nuto Sant’Anna
Dias 11, 18 e 25 de novembro às 14h – Biblioteca Gilberto Freyre