Palestras nas bibliotecas

Drogas e medicalização da vida, O contador e a cidade, 1º Fórum de Solidariedade ao Povo Palestino, O narrador e seu contexto são as palestras e debates de novembro nas bibliotecas.

Debate na Hans: Drogas e medicalização da vida
Organização: Bruna Maria Atalla e Rafael Barreto do Prado
Ainda que se propagandeiem em discursos midiáticos, acadêmicos, sociológicos e no senso comum os avanços das conquistas de liberdade, percebemos o quanto as “livres escolhas” já estão dadas em modelos de normalidade de nosso tempo. Àquilo que se atribui a etiqueta de anormal, ilegal, imoral, doentio, loucura etc. fica fadado ao afastamento, à expulsão do convívio social, quando não aprisionado na falsa intenção de “re-inserção”. O remédio para antes: veneno; para as angústias, pílulas; para defasagens, tratamentos; para vícios, a prisão. Para debater as questões da medicalização da vida e o uso de drogas convidamos Rebeca de Cássia Daneluci, psicóloga e doutoranda em Psicologia Social pela USP e Luciano Pereira, sociólogo.
Dia 7 de novembro às 14h30 – Biblioteca Hans Christian Andersen


O contador e a cidade
Com Giuliano Tierno de Siqueira
O cotidiano das cidades é permeado por histórias orais. Existem acontecimentos comuns, imagens comuns, palavras comuns nos grandes centros urbanos? Quais histórias temos contado nas nossas cidades e quais as formas que temos escolhido para transmiti-las e ordená-las? Quais são nossas praças, rodas, arenas de histórias nas grandes cidades? Estas e outras questões serão abordadas e conversadas no encontro proposto.
Dia 8 de novembro às 10h – Biblioteca Hans Christian Andersen


1º Fórum de Solidariedade ao Povo Palestino
Com Supervisão de Cultura da Subprefeitura – Sé
Abertura: Breve história da Palestina: dos massacres à resistência
Mesas: 1- O movimento sindical e a solidariedade internacional, 2 - A resistência internacional da juventude, 3 - A impunidade de Israel no genocídio e expulsão do povo palestino, 4 - A questão palestina na mídia, 5 - Mulheres árabes e a luta contra o imperialismo ontem e hoje e 6 -Caminhos para a libertação da Palestina na visão dos partidos políticos
Plenária: Além de apresentar ao público a questão palestina, desde suas origens até os dias atuais, alguns movimentos e organizações da sociedade civil brasileira falarão sobre as ações e caminhos à solidariedade ao povo palestino e desmistificarão representações sobre o tema. Nesse espaço, promovido em unidade de ação pela Frente em Defesa do Povo Palestino, Comitê Estado da Palestina Já e entidades representativas que atuam em defesa do povo palestino, a proposta ao final é impulsionar campanhas e ações nesse sentido. Ao final, haverá apresentações e shows de cultura livre pela Palestina livre.
Dias 22 e 23 de novembro às 10h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato


O narrador e seu contexto
Com Luis Alberto de Abreu
A palestra abordará aspectos da função do narrador tradicional bem como da transformação dos conteúdos das narrativas tradicionais através dos tempos. A partir dessa breve exposição refletiremos as necessidades de um narrador contemporâneo, suas funções, bem como a necessidade da composição de novas narrativas que possam dar conta das questões pertinentes ao mundo contemporâneo.
Dia 29 de novembro às 10h – Biblioteca Hans Christian Andersen