III Mostra de Cinema da Quebrada

Participação da Biblioteca Roberto Santos na Mostra de Cinema da Quebrada.

Resultado da efervescência da cultura periférica verificada nos últimos dez anos, a Mostra de Cinema da Quebrada do CINUSP chega este ano à sua terceira edição buscando traçar um olhar para a produção audiovisual realizada nas e para as quebradas do Brasil.

Realizada pelo CINUSP Paulo Emílio desde 2012, a Mostra se expande para outros espaços culturais da cidade de São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, através do Departamento de Expansão Cultural e Sistema Municipal de Bibliotecas, além de cineclubes independentes.
Com exibição de filmes e debates, a mostra pretende reunir interlocutores interessados em pensar coletivamente a respeito de quatro eixos aglutinadores: cultura negra; lutas por moradia, terra e cultura; manifestações de junho de 2013 e os 30 anos da fundação da Associação Brasileira de Vídeo Popular (ABVP), comemorados este ano. A programação reúne produções audiovisuais que possam conduzir a uma reflexão cultural e política sobre as velhas e novas tensões e lutas envolvidas na criação e difusão da cultura popular periférica.

Com curadoria de Wilq Vicente, a seleção de filmes selecionados não inclui apenas obras de realizadores pertencentes às quebradas das grandes cidades, mas traz também para o debate obras criadas em grandes centros que colaboram para a reflexão de temas caros à produção cultural da periferia e/ou que circulam em circuitos periféricos ao mainstream audiovisual.

A mostra, realizada durante o mês da Consciência Negra inclui filmes como Luto Como Mãe (2010), do Cinema Nosso, O Dia de Jerusa (2014), de Viviane Ferreira, e Branco Sai, Preto Fica (2014), de Adirley Queiróz, que discutem a representação de personagens periféricos, a violência institucionalizada contra os negros e os quilombos urbanos espalhados pelas cidades brasileiras. No eixo comemorativo dos 30 anos da ABVP, A Luta do Povo (1980), de Renato Tapajós, traça um resumo das lutas populares da década de 1970. A programação completa da Mostra, com todos os seus filmes e sessões, pode ser conferida no site do CINUSP www.usp.br/cinusp.

Dentre as salas de exibição que recebem a Mostra este ano, já estão confirmadas as salas do CINUSP Paulo Emílio na Cidade Universitária e no Centro Universitário Maria Antônia, do Cine Olido, do Centro Cultural da Penha, do Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes, da Biblioteca Roberto Santos, no Ipiranga, do Espaço Cultural Latino Americano - ECLA, no Bixiga, e do Cineclube Mundo em Foco, em São Mateus.

Veja aqui a programação da Biblioteca Roberto Santos entre os dias 21 a 28 de novembro.


Biblioteca Roberto Santos
Rua Cisplatina, 505
Ipiranga - 04211-040 São Paulo, SP
Tel. 11 2063-0901 e 11 2273-2390
bmrobertosantos@yahoo.com.br