Dicas de Leitura - Prêmio Jabuti 2014

Em outubro, autores indicados ao Prêmio Jabuti de 2014 e que já foram vencedores em edições passadas: Ana Maria Machado, Armando Freitas Filho, Laurentino Gomes, Lira Neto, Marcelino Freire, Rubem Fonseca e Ruth Rocha.

Nossas Dicas de Leitura de outubro recomendam autores indicados ao Prêmio Jabuti de 2014 e que já foram vencedores em edições passadas. As escritoras infantojuvenis Ana Maria Machado e Ruth Rocha, os jornalistas Lira Neto e Laurentino Gomes, o poeta Armando Freitas Filho e os escritores Marcelino Freire e Rubem Fonseca estão concorrendo à 56ª edição do prêmio cuja premiação será dia 16 de outubro.

     

Dicas de leitura

Ana Maria MachadoConcorre na categoria Juvenil com Enquanto o dia não chega.
Bento que bento é o frade - Nita, uma jovem muito esperta, deixa sua turma e parte sozinha numa aventura em que, ao invés de abandonar os costumes antigos, remonta a diversas brincadeiras tradicionais, reinventando-as e imprimindo nelas a marca da liberdade. Escrito em plena ditadura militar, o sucesso de Ana Maria Machado busca o equilíbrio entre o questionamento das coisas e a aceitação de tarefas e deveres.

                Armando Freitas Filho
               Concorre na categoria Poesia com Dever.
3x4 - Vencedor do Prêmio Jabuti de 1986, 3x4 constitui-se de cem poemas curtos, espalhados rigorosamente em quatro seções de 25, criando um jogo de espelhos expressos logo no título: Entre/Durante e Depois/Antes, onde o autor transforma-se em repórter, muitas vezes fotográfico, de si mesmo.

                Laurentino Gomes
               Concorre na categoria Reportagem com 1889 (último livro da trilogia).
1808 e 1822 são livros-reportagem sobre a história do Brasil, renderam ao escritor quatro troféus Jabuti, na categoria reportagem e de livro do ano de não-ficção. É obra fundamental para que o público não-especializado conheça mais sobre o Brasil. 1808 conta a história da vinda da corte portuguesa para o Brasil e 1822 a história da independência do país.

                Lira Neto
               Concorre na categoria Biografia com Getúlio: da consagração ao final trágico.
O inimigo do rei - Vencedor do Prêmio Jabuti de 2007, é uma biografia do escritor José de Alencar, com o subtítulo “A mirabolante aventura de um romancista que colecionava desafetos, azucrinava D. Pedro II e acabou inventando o Brasil”. Lira revela um lado pouco conhecido do escritor do romantismo brasileiro: o projeto político e a faceta polêmica de Alencar. Por trás da vida do escritor, mostra-se também o Brasil, a corte e a imprensa da época, constituindo-se de rica obra para quem quiser compreender o país em que Alencar viveu e produziu obras como Iracema, O Guarani e Senhora, no século XIX.  

                 Marcelino Freire
               Concorre na categoria Romance com Nossos Ossos.
Contos Negreiros - Vencedor do Prêmio Jabuti de 2006. O pobre, o negro e o socialmente excluído são temas descritos de acordo com o ponto de vista do autor: Ao invés de olhar para suas personagens como alguém que as vê de fora, tenta pegá-las pelas vísceras e trabalhá-las até que se tornem o próprio ponto de vista do leitor, que acaba totalmente envolvido com as histórias narradas.

                Rubem Fonseca
               Concorre  na categoria Contos e Crônicas com o livro Amálgama.
Pequenas Criaturas - Vencedor do Prêmio Jabuti de 2003, a obra reúne trinta contos curtos desenvolvidos com a narrativa ácida e crua, estilo de Rubem, expondo a pequenez dos mais diversos tipos humanos.

                 Ruth Rocha
               Concorre na categoria Infantil com Poemas que escolhi para as crianças.
Uma história de rabos presos - A cidade de Egolândia, lar do prefeito Egomeu, é o cenário para essa história em que uma criança, narradora da trama, fica tão indignada depois de descobrir o que significa a expressão “rabo preso”, que literalmente faz nascerem rabos “nessa cambada de ladrões” que utiliza da influência para crescer na vida. Uma divertida história com uma importante lição sobre honra e política para crianças.


Consulte o nosso catálogo online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros dos autores.

Veja também a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo.