Destaque da semana - de 26 de setembro a 2 de outubro

Literatura Divergente, III Encontro de Literatura para Crianças, Sarau Teatrando e Musicando na Biblioteca, Teatro Portinari Pé de Mulato e Leitura aberta de texto “A balada de um palhaço”


LITERATURA DIVERGENTE
Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Literatura Divergente


O III Encontro de Literatura Divergente reúne escritores que se desviam dos princípios que regem os cânones da produção, divulgação e distribuição de textos e obras literárias na atualidade brasileira. Com o intuito de reunir nomes de cenas literárias divergentes do Brasil, o objetivo central é a multiplicidade das vozes literárias. Por isso as palestras e mesas giraram em torno das diferentes orientações que movem as identidades e independência literária. Performance dos autores da ultima mesa e depois microfone aberto, feirinha de livros e encerramento do encontro.

Oficina transversal Divergente
Com: Eduardo Lacerda, Nelson Maca e Wanderley Mendonça.
Será o encontro de distintas escrivências. A proposta é colocá-las em perspectiva diante de um público que, acredita-se, será igualmente plural.
Dia 26 de setembro das 14h às 17h

Mesa 2: Criação, produção e distribuição independente
Relatos de pessoas que se envolvem em todo ciclo: escrita, confecção, divulgação e distribuição. Com Guilherme Salgado (PR) e Lúcia Rosa (SP) e mediação de Berimba de Jesus (SP).
Dia 26 de setembro às 19h30

Mesa 3: Endereços: a literatura para além da sala de estar

Relatos de pessoas que realizam eventos e performances literárias em espaços atípicos. Com Akins Kintê (SP), Mara Marina (BSB), Tiago Oliveira (BA) e mediação de Linho Trindade.
Dia 26 de setembro das 20h40 às 22h10

Mesa 4: Instalações: o texto reescrevendo seus suportes
Relatos de pessoas de pessoas que levam para suportes inusitados. Com Laura Guimarães (SP), Orlando Pinho (BA), Thiago Cervan (SP) e mediação de Mano Teko (RS).
Dia 27 de setembro das 15h30 às 16h30

Mesa 5: Fronteira: a palavra no limite entre a literatura e a música
Relatos de pessoas que trabalham seu texto literatura na fronteira entre a literatura e a música, fazendo do hibridismo sua expressão. Com Gustavo Gallo (SP), Estrela Leminski (PR), Ademir Assunção (SP), GOG (BSB) e mediação de Juliana Bernardes (SP).
Dia 27 de setembro das 16h40 às 18h40

Mesa 6: Performance: um pouco de oralidade contemporânea
Relatos de pessoas que realizam performances e/ou produzem eventos centrados na performance literária. Com Daniel Minchone (SP), Ícaro Tenório (PE-SP), Vera Lopes (RS), Pedrão (SE) e mediação de Juliana Bernardes (SP).
Dia 27 de setembro das 18h50 às 20h50

Encerramento: Sarau Divergente 2

Sarau com poetas e escritores participantes do III Encontro de Literatura Divergente e depois microfone aberto. Lançamento dos livros: Sumo Bagaço, de Thiago Cervan; Indócil, de Renato Limão e Canibalismo da Alma, de Piero Falgetano da Série Edições Maloqueiristas financiados pelo programa VAI (Valorização de Iniciativas Culturais).
Dia 27 de setembro às 21h


LITERATURA

III Encontro de Literatura para crianças
26 de setembro às 14h

Biblioteca Hans Christian Andersen


SARAUS


Teatrando e Musicando na Biblioteca
Com Maria Emilia Faganello
Sarau cultural com a participação dos grupos de teatro e música vocacional, artistas da região e o grupo [pH2]: estado de teatro. Livre
Dia 27 de setembro às 19h - Biblioteca Álvares de Azevedo


TEATRO

Portinari pé de mulato

Portinari Pé de Mulato
Com Cia Articularte
As aventuras da boneca Denise e seu Carneirinho que caem de um quadro de seu avô Cândido Portinari. A história é animada por uma seleção de chorinhos selecionados para as crianças. 45 min. Para maiores de 4 anos.
Dia 30 de setembro às 14h - Biblioteca Érico Veríssimo



Leitura aberta de texto “A balada de um palhaço”
Com Clerouack e Paulo Federal
A convite de Edson Lima do projeto autor na praça, Clerouack e Paulo Federal realizarão a leitura do texto “Balada de um palhaço” na Biblioteca municipal de pinheiros no mês de outubro.
Partindo da trajetória na pesquisa da linguagem do palhaço, iniciada pelos dois artistas no início de 1990 e na continuidade das trocas artísticas mesmo após seguirem seus projetos pessoais. O convite mais uma vez vem chamar esses palhaços a mergulharem no universo marginal da obra de Plinio Marcos.
A releitura do texto pretende exatamente revisitar a obra de extrema importância no cenário teatral do final dos anos 80 e 90 e identificar sua atualidade no que diz respeito às relações humanas desses dois personagens Manelão e Bobo Plin.
1º de outubro às 20h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima