Palestras e Debates

Em setembro participe de: Debate na Hans 50 anos do golpe - ditadura nunca mais, Palestra O papel do Contador de Histórias e o retorno da alma ao mundo, Bate Papo O Teatro de Brunno Almeida Maia, O Escritor na Biblioteca, Lançamento de livro

PALESTRA, DEBATE E BATE PAPO

Debate na Hans - 50 anos do golpe: Ditadura nunca mais
Organização: Bruna Maria Atalla e Rafael Barreto do Prado
Neste ano (2014), recordar o passado brasileiro e debater o desenrolar da história ganhou cores fortes de gesto político, de ação de resistência. Há 50 anos o país sofria duro golpe de chumbo, arrancando do povo a liberdade e a vida. A ditadura militar (civil-empresarial) durou de 1964 a 1985 (segundo algumas versões), há quem diga que ela, de alguma forma – em vestígios ou ações –  se estende até os dias de hoje camuflada em aparelhos do Estado ou ainda perpassando o senso comum de um certo pensamento geral e médio da população. Para debater aquele momento, os 50 anos passados e as perspectivas, convidamos Carlos Germano Cruz, professor de História, formado na FFLCH/USP; Rafael Padial, professor de Língua Portuguesa, mestrando em Filosofia pela Unicamp, militante do Território Livre.
Dia 5 de setembro às 14h30 – Biblioteca Hans Christian Andersen


Palestra O papel do Contador de Histórias e o retorno da alma ao mundo
Com Eliana Atihé
Certas práticas ancestrais, inspiradoras do que há de melhor na natureza humana, vêm atuando, ao longo dos milênios de nossa aventura na Terra, para nos tornar mais receptivos ao outro, mais atentos ao mundo, mais sensíveis, sábios e resilientes. São fazeres que cultivam a emoção e a imaginação, em cooperação com o treino da inteligência lógico-racional. A experiência com a narrativa oral vivenciada no coletivo é, se não a mais antiga, certamente a mais duradoura e significativa instância de formação de nossa vida interior. O retorno do contador de histórias a um mundo hipertecnológico e desumanizado acena para a reconexão com valores e condutas que apelam para nossa essência mais profunda, da vida compartilhada e tocada pelo significado.
Dia 6 de setembro às 10h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Bate Papo com autor "O Teatro de Brunno Almeida Maia"
O autor irá comentar o processo de criação de suas peças e realizar uma introdução sobre a origem do teatro no ocidente, as diferenças entre tragédia, comédia e drama, e o que é dramaturgia.
Dia 17 de setembro às 10h – Biblioteca Milton Santos


O ESCRITOR NA BIBLIOTECA

O escritor na biblioteca

Em parceria com a Editora Jujuba, importantes escritores dedicados à literatura infantil integram o programa "O Escritor na Biblioteca" até setembro.

Raquel Matsushita
É autora de livros infantis, além de design gráfico. Adora construir os livros, dando cores e formas a eles.  Formada em Publicidade e Propaganda, especializou em design gráfico, cor e tipografia na School of Visual Arts, de Nova York, onde também foi colaboradora do escritório de design Linda Kosarin Studio. Hoje tem seu próprio escritório, o Entrelinha Design.
Dia 4 de setembro às 14h30 – Biblioteca Brito Broca

Aline Abreu
É autora e ilustradora de livros infantis. Formada em Artes Visuais, sentiu-se naturalmente atraída pela forma artística dos livros ilustrados e, desde então, não parou de ilustrar. Hoje tem mais de 10 livros ilustrados. Em 2013 obteve o título de mestre em Literatura e Crítica Literária, na PUC/SP, com a defesa de um trabalho sobre a interdependência entre palavra, imagem e design nos livros ilustrados contemporâneos.
Dia 2 de setembro às 14h – Biblioteca Amadeu Amaral

Claudio Fragata
É autor de literatura infantil e possuiu mais de 10 livros publicados. Durante muitos anos, foi editor da Revista Recreio, quando entrou para o mundo da infância. Hoje dedica-se exclusivamente à escrita e, seu mais recente lançamento foi  “Alfabeto Escalafobético”, pela Jujuba Editora.
Dia 23 de setembro às 14h – Biblioteca Amadeu Amaral

Jean-Claude R. Alphen
É ilustrador e escritor de literatura infantil. Já possui mais de 11 livros escritos e ilustrados por ele. Jean foi ganhador do Premio Gloria Pondé, da Biblioteca Nacional, em 2010, e duas vezes finalista do Prêmio Jabuti de melhor ilustração. Pela Jujuba Editora possui três livros publicados, “Bruno e João”;  “O menino-vazio” e seu mais recente lançamento: “O mundo de papel”.
Dia 16 de setembro às 10h – Biblioteca Anne Frank

Gilles Eduar
É autor e ilustrador de livros para criança. Filho de pais franceses, viveu por muitos anos na França e lá iniciou sua carreira. Hoje tem 13 livros publicados naquele país e traduzidos em vários idiomas. No Brasil publicou 12 livros e seu mais recente é “E agora, papagaio?”, pela Jujuba Editora.
Dia 10 de setembro às 14h – Biblioteca Affonso Taunay


LANÇAMENTO DE LIVRO

Lira Paulistana – Um delírio de porão
Exibição do documentário Lira Paulistana e a Vanguarda Paulista

O Teatro Lira Paulistana foi importante polo cultural que existiu em São Paulo, no período de 1979 a 1986. Palco para diversas manifestações artísticas e berço do movimento musical que ficou conhecido como Vanguarda Paulista, do qual se destacaram Itamar Assumpção, Arrigo Barnabé, Tetê Espíndola, os grupos Rumo, Língua de Trapo e Premeditando o Breque, entre outros. Lá também despontaram grupos que ganharam maior projeção nacional como Titãs e Ultraje a Rigor, e se apresentaram músicos com carreiras já consolidadas como Jorge Mautner, Tom Zé, Olivia Byington e Jards Macalé.

Escrito por Riba de Castro, um dos sócios do Lira Paulistana, a obra conta a história desse centro cultural, acompanhado de vasto material iconográfico (fotografias, cartazes de divulgação, capas de livros, discos e jornais produzidos pelo Lira Paulistana) e depoimentos de artistas, produtores culturais e jornalistas que fizeram parte dessa história. Realizado com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, o livro tem patrocínio da Natura Musical.

Dia 11 de setembro às 19h – Lançamento do livro
Dia 12 de setembro às 19h – Exibição do filme e bate - papo
Biblioteca Alceu Amoroso Lima