Projeto Ônibus-Picadeiro

Em agosto: Efeito Dominó, Rolezinho Literário, Solos de Circo: El gran Gustavo Augusto, Afeitado, O omelete, Quebrando a bacia, Carlos Felipe em apuros.


O Projeto Ônibus-Picadeiro é uma iniciativa do Sistema Municipal de Bibliotecas que leva diversas atividades circenses para os Roteiros do Ônibus Biblioteca. São palhaços, malabares, equilibrista e muita diversão, sem esquecer é claro, o livro e a leitura como fundamentais para a vivência cultural.

Efeito Dominó
Com o grupo Forças Amadas
O grupo Forças Amadas é um coletivo de palhaços que desenvolverá através de apresentações teatrais, criação de vínculos de confiança, na escuta e na conexão com a comunidade. A idéia é fortalecer o outro para que ele continue fazendo seu caminho. Como um dominó, os palhaços são a primeira peça, que cai e dá o empurrão inicial. Depois, um cai no outro, que cai no outro... como uma rede. Os palhaços se relacionam com a comunidade e agregam todos ao jogo com a certeza de que alguma forma o trabalho vai continuar por ali, depois que eles forem embora.
Livre.
Dias 6, 13, 20 e 27 de agosto (qua) às 10h – Ônibus-Biblioteca | Roteiro: Jardim Damasceno


Rolezinho Literário
Com o grupo Teatro da Mafalda.
Rolezinho literário é uma intervenção na comunidade local através do Riso e da Poesia. Em diversas formas e espaços cênicos os palhaços abrem espaço para a cultura literária. Em uma jornada entre poesia e literatura, o palhaço Guianazes e a palhaça Clowndette Maria irão organizar as declamações mais excêntricas e jocosas das poesias mais belas e ridículas da face da terra. Com apresentações performáticas e um concurso de declamações, eles irão “visitar” a literatura junto com o público. Livre
Dia 5 de agosto (ter) às 12h30 - Ônibus-Biblioteca | Roteiro: Parque Novo Mundo
Dia 6 de agosto (qua) às 12h - Ônibus-Biblioteca | Roteiro: Jardim das Rosas
Dia 7 de agosto (qui) às 12h30 - Ônibus-Biblioteca | Roteiro: Itaim Paulista
Dia 8 de agosto (sex) às 12h - Ônibus-Biblioteca | Roteiro: Jardim Primavera
Dia 9 de agosto (sáb) às 11h - Ônibus-Biblioteca | Roteiro: Vila Paranaguá
Dia 10 de agosto (dom) às 12h - Ônibus-Biblioteca | Roteiro: Jardim Nove de Julho
Dia 17 de agosto (dom) às 10h30 - Ônibus-Biblioteca | Roteiro: Jardim Sapopemba
Dia 24 de agosto (dom) às 13h - Ônibus-Biblioteca | Roteiro: Vila Medeiros  
Dia 31 de agosto (dom) às 12h - Ônibus-Biblioteca | Roteiro: Jardim Joana D´Arc


SOLOS DE CIRCO

El gran Gustavo Augusto
Com Gutto Thomaz
El Gran Gustavo Augusto cria números com atmosfera mágica, mas com fins absurdos, cômicos e excêntricos. O improviso faz parte de todo o espetáculo, já que o público participa em todos os momentos. Além de improviso, é usada técnicas de mímica, teatro e mágica. Um charlatão argentino que hipnotiza, encanta e ilude a platéia, construindo e desconstruindo o pensamento.
Dia 3 de agosto (dom) às 12h – Ônibus-Biblioteca | Roteiro: Colônia (Vargem Grande)
Dia 10 de agosto (dom) às 11h – Ônibus-Biblioteca | Roteiro: Chácara Santana

Afeitado
Com César Lopes
Esta história é atemporal. É centrada na relação de nosso herói (ou anti-herói) com o amado público. A personagem entra no espaço cênico e decide encontrar parceiros para ajudá-lo a realizar suas peripécias e manipular suas traquitanas. A partir deste encontro com as figuras do público o espetáculo segue seus destino e suas missão: perpetuar os afetos! A trajetória deste personagem transita pela corda, bola, malabares, o equilibrismo e traquitanas.
Dia 7 de agosto (qui) às 12h30 – Ônibus-Biblioteca | Roteiro: Vila Stéfani
Dia 13 de agosto (qua) às 12h30 – Ônibus-Biblioteca | Roteiro: Jardim Santa Margarida

O omelete

Com Du Circo
Após receber os convidados e preparar o picadeiro Du Circo usa uma técnica para descer da perna de pau, tirando uma delas, pulando num pé só e caindo com uma cambalhota bem atrapalhada. No chão sem fôlego traz uma criança para ajudar no seu show, essa vira parceira de um numero com bolas de cristal. De repente surge uma frigideira e junto uma grande duvida polemica que gira o mundo: quem nasceu primeiro o Ovo ou a Galinha? Ao desembaraçar da história começa a ser jogado um ovo, uma mini tocha e uma frigideira, terminando com um ovo frito dentro da cartola.
Dia 23 de agosto (sáb) às 13h – Ônibus-Biblioteca | Roteiro: Jardim Colorado
Dia 24 de agosto (dom) às 13h – Ônibus-Biblioteca | Roteiro: Jardim Cidade Pirituba

Quebrando a bacia
Com Montanha. Livre
O artista joga, gira e controla ao mesmo tempo diversas bacias de alumínio, dando novo significado para esses objetos de uso cotidiano, criando um ambiente de descontração e virtuosismo.
Dia 31 de agosto (dom) às 14h – Ônibus Biblioteca | Roteiro: Jardim Clímax

Carlos Felipe em apuros
Com Carlos Felipe. Livre
Carlos Felipe é um homem elegante, educado e... brega. Sua vida segue aparentemente em equilíbrio, mas seu universo é repleto de pequenos problemas. Atividades simples do dia a dia de um artista, como a montagem do cenário, a preparação do espaço e até mesmo a colocação do figurino se transformam em divertidas aventuras. A partir daí técnicas de equilibrismo, malabares e palhaço são usadas para que Carlos Felipe e a platéia divirtam-se sem parar
Dia 31 de agosto (dom) às 14h – Ônibus-Biblioteca | Roteiro: Parque Residencial dos Lagos