Dicas de Leitura - Copa do Mundo

Com brasileiro, não há quem possa!, A regra é clara, Bola no pé, Futebol e A pátria em chuteiras são os livros selecionados para as dicas de leitura de junho.

Junho, o mês da tão esperada Copa do Mundo no Brasil. Desde que foi escolhido como sede do mundial em 2007, brasileiros e brasileiras se perguntam como será o evento. A primeira Copa aconteceu em 1930 no Uruguai e os donos da casa foram os campeões. Mas muita gente se lembra da Seleção Celeste por ter derrotado o Brasil em pleno território canarinho em 1950. Sessenta e quatro anos se passaram e o Brasil já acumulou cinco títulos e o último deles foi conquistado no Japão em 2002. A expectativa agora gira em torno da Seleção de Felipão, apelido carinhoso do técnico Luiz Felipe Scolari, que sai em busca do hexa-campeonato. Nós do Sistema Municipal de Bibliotecas também entramos no ritmo e separamos alguns livros que tratam da paixão nacional.

"Com brasileiro, não há quem possa!": Futebol e identidade nacional em José Lins do Rego, Mário Filho e Nelson Rodrigues - Fátima Martin Rodrigues Ferreira Antunes
As ideias de José Lins do Rego, Mário Filho e Nelson Rodrigues expressas por meio de um discurso acalorado que identifica o futebol como um dos elementos mais importantes na construção do imaginário popular do que significa ser brasileiro. Os textos desses escritores são documentos históricos por mobilizarem as atenções de uma época e participarem do processo de construção da identidade nacional. Com base na análise de suas crônicas publicadas em jornais e revistas, o livro revisita o passado, verifica como ele ecoa no presente e traça elos entre o futebol e a brasilidade.
Futebol na literatura brasileira - Rego, José Lins do, 1901-1957 - Rodrigues, Nelson, 1912-1980 - Mário Filho, 1908-1966 - Crítica e interpretação - Literatura brasileira - História e crítica

A regra é clara: as histórias de uma carreira e as regras do jogo apresentadas - Arnaldo Cezar Coelho
Depois de 30 anos dedicados à arbitragem, primeiro no futebol de areia, depois no futebol de campo, e outros 10 anos como comentarista, Arnaldo Cezar Coelho decidiu que era hora de expor sua vitoriosa e brilhante trajetória no mundo do futebol. Através de um texto saboroso, enriquecido por fotos e ilustrações, boa parte do futebol brasileiro e internacional das décadas de 60, 70 e 80 se apresenta diante dos nossos olhos.
Coelho, Arnaldo Cezar, 1943 - Futebol - Regras - Árbitros de futebol - Brasil - Biografia

Bola no pé - Maria Alice Barroso ; ilustrações César Landucci, Maurício Negro
Tião, filho da lavadeira Isaltina, é o protagonista da história Bola no Pé, de Maria Alice Barroso. O garoto, descoberto pelo olheiro Borges nas peladas da várzea nas manhãs de domingo em sua cidade natal, Parada de Deus, no norte do estado do Rio de Janeiro, é levado para ser reserva no Flamengo. O Flamengo o recebera na qualidade de "come e dorme", isto é, ele dormia no vestiário e comia na cozinha do restaurante. Uma história comovente sobre a trajetória, ascensão e queda de Tião, que soube com humildade traçar um novo caminho para ser feliz.
Futebol - Literatura infantojuvenil

Futebol - Fúlvio Giannella Júnior
O novo livro da Coleção Almanaque Sítio do Picapau Amarelo conta tudo sobre o esporte mais popular do mundo de uma maneira divertida e informativa com os personagens de Monteiro Lobato. Tem a história do futebol, suas regras e táticas, os principais craques da bola, as copas do mundo e muito mais! O almanaque traz ainda muitas fotos e ilustrações e ensina a fazer brinquedos relacionados ao tema com material reciclável. Há também um glossário chamado de De A a Z, que explica as palavras e expressões usadas dentro e fora dos gramados.
Futebol - Literatura infantojuvenil - Almanaques infanto-juvenis

A pátria em chuteiras - Nelson Rodrigues
A Pátria em chuteiras vai além de À sombra das chuteiras imortais, o outro grande livro de crônicas de Nelson Rodrigues sobre futebol. Em À sombra..., Nelson descrevia a transformação da alma nacional: do brasileiro derrotado pelo "complexo de vira-lata" na Copa de 1950 ao brasileiro "orgulhoso de ser brasileiro", o grande vitorioso de 1958, 1962 e 1970. O livro terminava ali, na consagração do tricampeonato.
Nas magistrais crônicas de A Pátria em chuteira, Nelson faz do futebol um pano de fundo para o que realmente o interessa: descobrir um herói entre os brasileiros.
Crônicas brasileiras - Século 20 - Futebol - Crônicas

Veja aqui outras dicas de leitura.

Estes e outros títulos podem ser emprestados gratuitamente mediante inscrição na biblioteca. Para saber mais como se inscrever e retirar livros consulte o Regulamento de empréstimo de SMB. Consulte a lista das bibliotecas das regiões de São Paulo para localizar a mais perto de você.

Consulte o Catálogo Online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros.

ATENÇÃO: o link do título é elaborado por um ISBN para facilitar o direcionamento para o catálogo online. Pesquise também pelo autor, título ou assunto para localizar outras edições e as bibliotecas.