O Escritor na Biblioteca, Palestras e Debates

Escritor na Biblioteca, 50 anos do golpe: Ditadura nunca mais e Bate Papo com o autor Brunno Almeida Maia em junho nas bibliotecas.

Escritor na Biblioteca


Em parceria com a Editora Jujuba, importantes escritores dedicados à literatura infantil integrarão o programa "O Escritor na Biblioteca", de maio a setembro.

Renato Moriconi
Artista visual, escritor e tem mais de 40 livros publicados no Brasil, México, França e Coréia do Sul.
Recebeu os prêmios "melhor livro-imagem" em 2011 e "melhor livro para a criança" em 2012 pela FNLIJ - Fundação Nacional do Livro  Infantil e Juvenil. Também já foi vencedor do Prêmio Jabuti. Pela Jujuba Editora Renato publicou o livro “Dia de Sol”.
Dia 3 de junho às 14h – Biblioteca Amadeu Amaral

Renata Bueno
Escritora e ilustradora. Ganhadora do Prêmio Jabuti, este ano foi a única brasileira selecionada para participar da VI Bienal Internacional de Ilustração para a Infância Ilustrarte 2014 com os livros da Coleção Carimbo, publicados pela Jujuba Editora.
Dia 4 de junho às 9h30 – Biblioteca Brito Broca

Claudio Fragata

Autor de literatura infantil e possuiu mais de 10 livros publicados. Durante muitos anos, foi editor da Revista Recreio, quando entrou para o mundo da infância. Hoje se dedica exclusivamente à escrita e, seu mais recente lançamento foi “Alfabeto Escalafobético”, pela Jujuba Editora.
Dia 10 de junho às 10h – Biblioteca Anne Frank

Jean-Claude R. Alphen
Ilustrador e escritor de literatura infantil. Já possui mais de 11 livros escritos e ilustrados por ele. Jean foi ganhador do Premio Gloria Pondé, da Biblioteca Nacional, em 2010, e duas vezes finalista do Prêmio Jabuti de melhor ilustração. Pela Jujuba Editora possui três livros publicados, “Bruno e João”; “O menino-vazio” e seu mais recente lançamento: “O mundo de papel”.
Dia 11 de junho às 14h – Biblioteca Affonso Taunay

Palestras e debates


50 anos do golpe: Ditadura nunca mais
Organização de Bruna Maria Atalla e Rafael Barreto do Prado
Neste ano (2014), recordar o passado brasileiro e debater o desenrolar da história ganhou cores fortes de gesto político, de ação de resistência. Há 50 anos o país sofria duro golpe de chumbo, arrancando do povo a liberdade e a vida. A ditadura militar (civil-empresarial) durou de 1964 a 1985 (segundo algumas versões), há quem diga que ela, de alguma forma – em vestígios ou ações –  se estende até os dias de hoje camuflada em aparelhos do Estado ou ainda perpassando o senso comum de um certo pensamento geral e médio da população. Para debater aquele momento, os 50 anos passados e as perspectivas, convidamos Carlos Germano Cruz, professor de História, formado na FFLCH/USP; Rafael Padial, professor de Língua Portuguesa, mestrando em Filosofia pela Unicamp, militante do Território Livre e Lucius Provase, professor de Língua Portuguesa e Doutorando em Teoria Literária pela FFLCH/USP
Dia 6 de junho às 14h30 – Biblioteca Hans Christian Andersen

Bate Papo com o autor Brunno Almeida Maia
Dramaturgo da nova geração, Brunno Almeida Maia conversa com o público sobre dramaturgia e o processo de escrita no teatro. Para maiores de 16 anos
Dia 14 de junho às 15h – Biblioteca Álvares de Azevedo