14ª Fantástica Jornada Noite Adentro

14ª Fantástica Jornada Noite Adentro: Robôs, Ciborgues e Andróides - dias 17 e 18 de maio

Palestrantes


Na 14ª Fantástica Jornada Noite Adentro entraremos no universo desses ‘outros’ tão próximo de nós, seres autômatos que despertam um fascínio ambíguo sobre a imaginação das pessoas.
A noite será composta por debate, sessões de cinema e jogo de RPG live-action. Ao final, será oferecido um café da manhã.

Confira a programação completa:

Dia 17 de maio
às
21h – Leitura dramática da obra de Isaac Asimov

Escritor, considerado o “pai dos robôs”, Isaac Asimov é um dos maiores nomes por trás das teorias que envolvem a robótica. Criador das três leis da robótica, que ditam comportamento dos robôs para que vivam pacificamente com os humanos. Com Wendel Bezerra, ator e dublador de personagens como Bob Esponja, Goku (Dragon Ball) e Edward Cullen (Crepúsculo).

às 22h – Debate ‘Robôs, ciborgues e andróides: a Inteligência artificial na literatura e no cinema’
Um panorama histórico da representação da inteligência artificial na literatura e no cinema, das primeiras aparições às tendências contemporâneas. Com Alfredo Suppia (professor de cinema da UNICAMP, autor dos livros ‘A metrópole replicante: construindo um diálogo entre Metropolis e Blade Runner’ e ‘Atmosfera rarefeita: a ficção científica no cinema brasileiro’), Ronaldo Bressane (escritor e jornalista. Escreveu o roteiro da graphic novel ‘V.I.S.H.N.U.’, o romance ‘Mnemomáquina’ e traduziu o clássico ‘Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?’, de Philip K. Dick) e mediação de Gerson Steven (ator, professor e diretor de teatro).

Dia 18 de maio
às 0h – Live-action role play

Com o grupo Confraria das Ideias, que atua há 15 anos desenvolvendo o o larp (live-action roleplaying) com diversos temas, como aventura, terror e fantasia.
Para jogar é preciso se inscrever pelo e-mail: confrade.godoy@gmail.com


FILMES

2001 - uma Odisseia no espaço
2001: A Space Odyssey, EUA, Reino Unido, 1968, 148 min, legendado, DVD
Direção de Stanley Kubrick. Elenco: Gary Lockwood, Keir Dullea.
Desde a pré-história, um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização, interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas a bordo na nave Discovery é enviada a Júpiter para investigar o enigmático monolito. Livre
Dia 17 de maio às 23h59

Blade runner - o cacador de andróides
Blade runner, EUA, 1982, 116 min, legendado, DVD
Direção: Ridley Scott. Elenco: Harrison Ford, Rutger Hauer, Sean Young.
2019, uma grande corporação desenvolve um andróide mais forte e ágil que o ser humano, se equiparando em inteligência. São conhecidos como replicantes e utilizados como escravos na exploração de outros planetas. Quando um grupo de replicantes provoca um motim, o incidente faz os andróides serem considerados ilegais na Terra. Policiais de um esquadrão de elite, conhecidos como Blade Runner, têm ordem de atirar para matar em replicantes encontrados na Terra. Para maiores de 16 anos
Dia 18 de maio às 2h40

Filme surpresa
Dia 18 de maio às 4h50


Biblioteca de Literatura Fantástica Viriato Corrêa
Rua Sena Madureira, 298
Vila Mariana - 04021-050
São Paulo, SP
Tel.: 11 5573-4017 e 11 5574-0389
bibliotecavilamariana@hotmail.com
Veja aqui como chegar

FANTÁSTICA JORNADA