V Festival Sul-Americano da Cultura Árabe

O Sistema Municipal de Bibliotecas apresenta em parceria com o BibliASPA, o maior festival de cultura Árabe do mundo. Com exposições, palestras, oficinas, cinema, curso de formação para contadores de histórias e apresentação de dança árabe


Em parceria com o BibliASPA, o Sistema Municipal de Bibliotecas abrigará parte da programação do V Festival Sul-Americano da Cultura Árabe, o maior festival de cultura Árabe do mundo, que tem por intuito fortalecer o vínculo entre a América do Sul e os Países Árabes com base no respeito à diversidade cultural e nos laços históricos, além de promover a cultura da paz por meio da aproximação dos povos.
Para saber mais sobre o Festival, acesse: http://festivaldaculturaarabe.wordpress.com

Confira abaixo a programação nas Bibliotecas Alceu Amoroso Lima, Biblioteca Mário Schenberg, Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, Biblioteca Viriato Corrêa, Biblioteca Roberto Santos e Biblioteca Nuto Sant’Anna:

EXPOSIÇÃO POESIA EM CALIGRAFIA
Composições gráficas criadas a partir de versos poéticos árabes utilizando o gestual da escrita árabe. As obras de Janaína Elias e Moafak Dib Helaihel recriam imagens com auxílio da caligrafia árabe e de seu potencial expressivo e beleza visual.
De 18 de março a 18 de maio – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

EXPOSIÇÃO CALIGRAFIA ÁRABE
Os caracteres árabes podem ser escritos de diversos modos para tomar a forma de uma flor, de um navio, de um pássaro etc. Arte refinada a partir da qual se desenvolvem os arabescos, entre o geométrico e o vegetal, em estilos como ruqa‘a, naskh, thuluth, kufi, farsi e diwani.
De 18 de março a 18 de maio – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato


EXPOSIÇÃO DELEITE DO ESTRANGEIRO EM TUDO O QUE É ESPANTOSO E MARAVILHOSO

Textos e imagens que ilustram a primeira descrição do Brasil feita por um erudito árabe e muçulmano, no séc. XIX. Fonte de informação científica, histórica, literária e geográfica, versa sobre a paisagem e a sociedade multiétnica e multiconfessional que se formava à época no Brasil.
De 18 de março a 18 de maio – Biblioteca Mário Schenberg

OFICINA SOBRE CALIGRAFIA ÁRABE
Com o artista Moafak Dib Helaihel, autor da obra Caligrafia Árabe, das Edições BibliASPA.
A oficina alia arte e conteúdo. Escrito da direita para a esquerda, o árabe é o segundo alfabeto mais utilizado no mundo e é o suporte gráfico em que se escrevem dezenas de idiomas na África e na Ásia. 40 vagas. Público-alvo: professores e demais interessados
Dia 28 de março das 19h às 21h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 29 de março das 10h às 12h – Biblioteca Mário Schenberg



PALESTRAS
Público-alvo: estudantes do ensino médio e fundamental e demais interessados

Palestra: Trajetórias de árabes na Rua 25 de Março e por São Paulo
Versará sobre a mobilidade dos imigrantes sírios, libaneses e descendentes por São Paulo, da Rua 25 de Março e adjacências à dispersão para outros bairros. Fundamentará a análise nos conceitos de identidade, cotidiano, memória, mudanças e permanências. Com Paulo Daniel Farah (USP e BibliASPA) e Juliana Khoury.
Dia 19 de março às 14h30 – Biblioteca Mário Schenberg


Palestra: Imagens e Islã: reflexões sobre a produção de imagens em contextos islâmicos
Versará sobre as restrições ao uso de imagem no Islã, e o estatuto da fotografia na religião. Reflexões reunidas pela pesquisadora ao longo de 16 anos em comunidades islâmicas. Com Francirosy Campos Barbosa Ferreira – USP.
Dia 20 de março às 14h30 – Biblioteca Mário Schenberg


Palestra: Diálogos sobre o uso do véu (hijab): empoderamento, identidade e religiosidade

Abordará elementos sobre o uso do véu islâmico, analisado sob a perspectiva do empoderamento, da identidade e da religiosidade de mulheres muçulmanas, com Francirosy Campos Barbosa Ferreira – USP.
Dia 21 de março às 14h30 – Biblioteca Mário Schenberg


CURSO DE FORMAÇÃO PARA CONTADORES DE HISTÓRIAS ÁRABES
A oficina objetiva incentivar a leitura de contos oriundos do Oriente Médio e África. Apresentará e debaterá aspectos literários, históricos, geográficos, linguísticos e artístico-culturais da África, do Oriente e do Brasil. Coordenação: Prof. Dr. Paulo Daniel Farah e Maria Nilda R Santos.
40 vagas. Público-alvo: professores e demais interessados
Dias 21 e 22 de março das 14h às 17h – Biblioteca Nuto Sant’Anna
Dias 28 e 29 de março das 14h às 17h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato



MOSTRA DE CINEMA AMÉRICA DO SUL E PAÍSES ÁRABES

Baile Perfumado
Brasil, 1997, 93 min, DVD
Direção: Paulo Caldas e Lírio Ferreira. Elenco: Chico Diaz, Jofre Soares, Duda Mamberti.
Libanês radicado no Nordeste sai em busca de recursos para realizar um sonho: capturar imagens do bando do cangaceiro Virgulino Ferreira, o Lampião. Saga real do libanês Benjamin Abrahão, responsável pelas únicas imagens de Lampião, quando vivia no sertão brasileiro.
Facilitador da conversa após a exibição: Prof. Dr. Paulo Daniel Farah
Dia 26 de março às 14h – Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 27 de março às 14h – Biblioteca Roberto Santos


O segredo do Grão
La graine et le mulet, França, 2007, 151 min, legendado, DVD
Direção: Abdellatif Kechiche. Elenco: Habib Boufares, Hafsia Herzi, Farida Benkhetache.
No porto de Sète, o Senhor Beiji se arrasta pelo estaleiro naval em um emprego que se tornou doloroso ao longo dos anos. Pai de família divorciado, insistindo em permanecer junto aos seus, apesar de uma história familiar de rupturas e tensões que sentimos estarem prestes a se reacender e que as dificuldades financeiras só fazem exacerbar, atravessa um período difícil da sua vida onde tudo parece contribuir para fazê-lo experimentar um sentimento de inutilidade. Ele sonha em melhorar de vida criando o seu próprio negócio: um barco-restaurante especializado em cuscus. Livre
Facilitadora da conversa após a exibição: Maria Nilda R Santos
Dia 26 de março às 17h – Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 27 de março às 17h –
Biblioteca Roberto Santos

 
APRESENTAÇÃO DE DANÇA ÁRABE

Apresentação de dança árabe clássica e moderna, incluindo a dança oriental, conhecida em alguns países como dança do ventre.
Com Patrícia Tumani Soubhia, bailarina e professora de dança árabe com aperfeiçoamento no Egito.
Dia 28 de março às 21h30 – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

 

V Festival Sul-Americano da Cultura Árabe