Palestras nas bibliotecas

Programação de março de 2014

Carolina Maria de Jesus


Prazer em (re)conhecer, sou Carolina!

Em 14 de março de 2014, completa-se o centenário do nascimento de Carolina Maria de Jesus, autora do famoso livro Quarto de Despejo (1960). Para comemorar este momento, o Proj. Editorial Ciclo Contínuo organizou um conjunto de ações artístico-culturais com a intenção não somente de homenagear, mas oferecer ao público a oportunidade de entrar em contato com a história e produção intelectual dessa importante referência da literatura feminina e periférica.
A celebração acontece na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, Temática de Poesia, com um festejo solene, onde será prestada homenagem à família de Carolina de Jesus, em nome de Vera Eunice de Jesus Lima - filha da escritora - além de debates, performance musical com DJ e teatro.

Dia 22 de março
     Às 19h – Abertura
     Com a Mestre de Cerimônia: Lúcia H. – Produtora Cultural - Luxo para Todos.

     Às 19h30 - Mesa: Prazer em (re)conhecer, sou Carolina!
     Com o escritor e jornalista Oswaldo de Camargo, a socióloga e pesquisadora da vida e obra de Carolina, Flávia Rios e e a escritora Miriam Alves

     Às 20h30 – Apresentação Pocket da peça Ensaio sobre Carolina.
     Com a Cia. de Teatro Os Crespos

     Às 21h – Festa de aniversário: Carolina na boca do povo!

     Com o DJ Guilherme e MC Soffia



O papel do Contador de Histórias e o retorno da alma ao mundo
Com Eliana Atihé
Certas práticas ancestrais, inspiradoras do que há de melhor em nossa natureza, vêm atuando, ao longo dos milênios, para tornar-nos mais receptivos ao outro, mais atentos para o mundo, mais sensíveis e resilientes. A experiência com a narrativa oral, vivida em grupo, é, se não a mais antiga, certamente a mais duradoura e significativa instância de formação de nossa vida interior. O retorno do contador de histórias a um mundo hipertecnológico e desumanizado acena para a reconexão com valores e condutas que apelam a nossa essência humana mais profunda, da vida compartilhada e tocada pelo significado.
Dia 15 de março às 14h – Biblioteca Hans Christian Andersen


Debate: Mulheres e Histórias em Quadrinhos

As autoras Beatriz Lopes, Lovelove6, Sirlanney se encontram para conversar sobre as dinâmicas que envolvem a produção e consumo de quadrinhos independentes por mulheres, a partir de suas experiências como autoras, organizadoras e leitoras de HQ. As especificidades vivenciadas e as convergências e divergências pelas autoras de quadrinhos são temas para o debate, além das estratégias de autopublicação e estímulos de produção a partir de suas experiências pessoais.
Dia 15 de março às 14h – Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 16 de março às 14h – Biblioteca Viriato Corrêa


Palestra: A Natureza, Nós e o Paciente

Com Paulo Fellegger
Na saúde, enquanto não houver mudança no pensar, sentir e agir, jamais ocorrerá a cura definitiva. A Natureza não pune, apenas educa e recicla, e a renovação é constante e intermitente. É a lei de causa e efeito.
Dia 22 de março às 11h – Biblioteca do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes

Ana Luíza Lacombe

Palestra: Origem das histórias e suas classificações: como analisar e roteirizar uma história
Com Ana Luísa Lacombe
Nesta palestra os alunos tomarão contato com universo das histórias: mitos, fábulas, contos de fadas, lendas. Um breve panorama de onde elas surgiram e como foram se disseminando pelo mundo. Uma breve explanação sobre o estudo da estrutura narrativa fazendo pontes com estruturas arquetípicas.
Dia 29 de março às 9h – Biblioteca Hans Christian Andersen