Dicas de Leitura - Dia do Esportista

fevereiro de 2014

Dicas de leitura - Dia do Esportista


Em 19 de fevereiro comemora-se o dia do esportista, não apenas daquele que tem como trabalho a prática de alguma modalidade, mas todos que usufruem de alguma atividade desportiva. Esporte resulta em movimento físico e é gerido por um conjunto de regras. O data, conforme consta na legislação brasileira, é uma forma de mostrar para as pessoas a importância de praticar esportes. Neste ano o dia do Esportista coincide com as Olimpíadas de Inverno de Sochi, que estão sendo realizadas na Rússia de 7 a 23 de fevereiro. O Brasil terá treze atletas defendendo suas modalidades no evento.

Dentre os esportes mais praticados no Brasil, estão o futebol, vôlei, natação, futsal, skate, surf, judô, atletismo, capoeira e tênis de mesa. Selecionamos algumas obras sobre o assunto disponíveis nas bibliotecas. Consulte o catálogo online para saber em quais bibliotecas estes e outros títulos estão disponíveis.


Esportismo: valores do esporte para o alto desempenho pessoal e profissional
- Rodrigo Motta e Wagner Castropil
Com sua larga experiência esportiva de alto rendimento e apoiados em pesquisas que realizaram com profissionais das mais diversas áreas, os autores apresentam neste livro, um a um, os cinco valores, recheando cada capítulo com exemplos de aplicação deles. O leitor poderá compreender como esses valores se manifestam no esporte e perceber que foram responsáveis pelos resultados positivos de muita gente em outros campos da vida.


Fique Por Dentro: esportes olímpicos - Benê Turco; Axel Sande
Origens, regras, personagens e fatos envolvendo todas as modalidades disputadas no maior evento esportivo da Terra. É o que o leitor vai encontrar em "Fique Por Dentro - Esportes Olímpicos", um guia ricamente ilustrado para fazer a cabeça do público jovem que quer saber mais sobre seu esporte favorito ou conhecer todos aqueles disputados nos Jogos Olímpicos.


Estrela solitária: um brasileiro chamado Garrincha
- Ruy Castro
Esta obra conta a dramática história de um ídolo que acabou destruído por um inimigo implacável. O livro tem como cenário o Rio e o Brasil dos anos 50 e 60. Para descrever essa trajetória, Ruy Castro fez mais de 500 entrevistas com 170 pessoas.


O que é capoeira - Almir das Areias
Capoeira é uma luta? Ou é uma dança? Quem sabe é briga, defesa pessoal, esporte, cultura, arte, folclore...? Capoeira é tudo isso e muito mais.
Porém, para compreendê-la e aceitá-la em seu todo e em sua diversidade como criação do ser humano, é preciso que, livres de preconceitos e imagens pré-concebidas, conheçamos um pouco mais de sua história e desenvolvimento.


Tênis de mesa: teoria e prática - Welber Marinovic (org.)
O objetivo desta obra está em trazer os principais subsídios necessários para melhoria do treinamento do tênis de mesa, seja para o ensino desta modalidade como para o aprimoramento do profissional que nela atua, fornecendo materiais de pesquisa também nesta área. Organizado por Welber Marinovic, Cristina Akiko Iizuka, Kelly Tiemi Nagaoka e dividido em 13 capítulos, com diversos profissionais detalhando sobre inúmeros temas.


Gustavo Kuerten e Roland Garros: uma história de amor - Paulo Cleto
Histórias que contam as aventuras e conquistas de Gustavo Kuerten, ilustradas com mais de 300 fotos das disputas ocorridas nas quadras de Roland Garros.



Consulte a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo.