Dicas de Leitura – Bibliotecas Temáticas

janeiro de 2014

Neste mês de janeiro, programe-se para conhecer as Bibliotecas Temáticas da cidade de São Paulo. São onze bibliotecas com espaços adaptados e acervos geral e especial. Conheça mais sobre os temas consultando o catálogo online em Arquitetura e Urbanismo, Ciências, Cinema, Contos de Fadas, Cultura Afro-brasileira, Cultura Popular, Literatura Fantástica, Literatura Policial, Meio Ambiente, Música e Poesia. Selecionamos uma obra de cada temática para incentivar sua leitura, aproveite!

Temática em Arquitetura e Urbanismo - Biblioteca Prefeito Prestes Maia

Prelúdio da metrópole

Prelúdio Da Metrópole - Biblioteca Arquitetura e Urbanismo - Hugo Segawa
São Paulo no final do século XIX assumia os ares da "Metrópole" do Café". Adormecida em seus três primeiros séculos de existência, a acanhada capital da Província despertou de sua sonolência colonial ao barulho do trem. A ferrovia anunciava o novo ritmo da cidade, e o tijolo, a nova maneira de construir. Prelúdio da Metrópole é um resgate visual e narrativo dessa difícil passagem de século, momentos que, vistos cem anos depois, sugerem uma transição inconclusa.


Temática em Ciências - Biblioteca Mário Schenberg

25 grandes ideias

25 Grandes Idéias - Como a Ciência Está Transformando o Nosso Mundo – Robert Matthews
Algumas ideias científicas merecem destaque, pelo poder de transformar a forma de pensar e viver das pessoas ou por revelarem que o Universo é bem mais complexo do que podíamos imaginar. Robert Matthews analisa neste livro 25 delas, da teoria dos jogos à energia escura, passando pela inteligência artificial, o gene egoísta e o big-bang. Ao mesmo tempo em que descreve como cada uma foi desenvolvida, mostra que elas estão mudando nosso dia-a-dia.


Temática em Cinema - Biblioteca Roberto Santos

Lendo as Imagens do Cinema

Lendo as Imagens do Cinema – Jullier Laurent
"Ler" cinema não é fácil! Então, quais são as ferramentas necessárias ao nosso conhecimento para decifrar um filme? Lendo as imagens do cinema deixa de lado a crítica cinematográfica comum e, ao apresentar as ferramentas de interpretação do plano, da sequência e do filme, nos ensina a olhar imagens do cinema e a escutar filmes, utilizando a metodologia da análise fílmica baseada na história do cinema. Um livro que explora os diversos frutos e vertentes produzidos pela sétima arte.


Temática em Contos de Fadas - Biblioteca Hans Christian Andersen

103 Contos de Fadas – Angela Carter
"103 Contos de Fadas", baseado em uma edição póstuma publicada na Inglaterra em 2005, reúne pela primeira vez todas as histórias organizadas por Carter, formando um verdadeiro e extenso painel do folclore mundial e das tradições narrativas dos mais variados povos, do Ártico à Ásia. Mas apesar do nome, há poucas fadas nessas páginas, e o leitor também terá dificuldades em encontrar príncipes encantados e similares.


Temática em Cultura Afro-Brasileira - Biblioteca Paulo Duarte

A África está em nós

A África está em nós – Roberto Benjamin
A história e a cultura dos povos africanos são, efetivamente, parte da história do Brasil, tal como a história dos nossos indígenas e a dos colonizadores europeus, esta última sempre privilegiada pela escola brasileira. Conhecer nossas heranças, as origens dos nossos costumes e tradições, é uma forma de nos conhecermos e sabermos quem somos e de onde viemos. Divirta-se com os textos, com os jogos e brincadeiras; explore mapas, fotografias e desenhos e conheça melhor a nossa história, a sua história.


Temática em Cultura Popular - Biblioteca Belmonte

O melhor do Almanaque Brasil de Cultura Popular

O melhor do Almanaque Brasil de Cultura Popular – Janaina Abreu
Material rico em temas para serem aprofundados em classe com as crianças: pequenos textos para aulas de Língua Portuguesa, Literatura; curiosidades de nossa história, com episódios não presentes em livros didáticos, que são igualmente importantes para o resgate da nossa memória. Publicação imprescindível para qualquer brasileiro que queira conhecer mais da história do Brasil e dos antigos almanaques que aqui circularam.


Temática em Literatura Fantástica - Biblioteca Viriato Corrêa

O imaginário no poder

O imaginário no poder - Crianças e a literatura fantástica – Jacqueline Held
Um livro atualizado, que desenha um amplo painel das tendências da literatura infantil moderna, apoiado em múltiplos textos de autores de diferentes países. A autora propõe problemas e procura dar-lhes resposta. Associa aspectos variados na literatura infantil à evolução psicológica e intelectual da criança. Aponta caminhos para a formação de um adulto equilibrado e consciente de si mesmo. Um livro bonito, inquietante, substancial.


Temática em Literatura Policial - Biblioteca Paulo Setúbal

1º a Morrer - James Patterson
Em uma narrativa de tirar o fôlego, James Patterson nos apresenta Lindsay, Claire, Jill e Cindy, as integrantes do Clube das Mulheres Contra o Crime. No primeiro livro da série, o desafio desse grupo é investigar a identidade de um serial killer que assassina homens e mulheres que acabaram de se casar.


Temática em Meio Ambiente - Biblioteca Raul Bopp

40 contribuições pessoais para a sustentabilidade

40 contribuições pessoais para a sustentabilidade - Genebaldo Freire Dias
A temática ambiental difundiu-se, criaram-se políticas específicas e as pessoas se tornaram mais sensibilizadas sobre essas questões. Este livreto traz um conjunto de sugestões de ações individuais, que, tornadas coletivas, poderão estar nos aproximando de um futuro com um ambiente mais saudável e uma sociedade mais justa. Isto é possível. Afinal, somos parte da geração que percebeu os desafios socioambientais e iniciou a busca de soluções.


Temática em Música - Biblioteca Cassiano Ricardo

A Música e a Criança

A Música e a Criança - Walter Howard
Um livro bastante atual, abordando o processo educacional como um todo. Não se destina a professores de música, mas sim a todos os educadores, no sentido mais amplo e significativo da palavra. O livro relaciona a música com a leitura, a ginástica, a percepção musical entre outros.


Temática em Poesia - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

A balada & outros poemas

A balada & outros poemas - Alvaro Pacheco
Nova antologia de "um dos maiores poetas brasileiros contemporâneos", segundo o prefácio de José Sarney, este livro reúne poemas de Álvaro Pacheco publicados entre 1958 e 1984. Ainda conforme Sarney, o trabalho "oferece uma síntese, uma visão de amostragem da obra deste grande poeta, dos melhores e mais belos versos que podemos ler, no conjunto de seus livros". Versos que são capazes de ir à essência das palavras, invadir o seu âmago e o seu mundo interior, tentando esconder sortilégios e driblar depressões.