Encontros e Palestras

Programação outubro de 2013

Bibliocamp
Evento não acadêmico reúne bibliotecários e demais profissionais que atuam em bibliotecas para um bate-papo a fim de trocar experiências e compartilhar projetos. Inscrições na Biblioteca
Dia 5 de outubro das 9h às 16hBiblioteca Alceu Amoroso de Lima

Palestra: 1, 2, 3 e já: O arrepio vai começar... (Semana da criança na Hans)
Com Tatiana Felix (Pedagoga, contadora de histórias e atriz)
A palestra vai abordar os temas: O que são contos de terror; O terror em várias culturas; Posso trabalhar contos de terror com as crianças? em que idade?; O politicamente correto nos contos de terror; A fascinação que as crianças tem pelos contos.
Dia 8 de outubro às 14hBiblioteca Hans Christian Andersen

Dia da Brincadeira
Com Piá e Funcionários da Biblioteca
Em comemoração ao Dia da Criança, teremos um dia inteiro de jogos e brincadeiras para serem compartilhados. Livre
Dia 9 de outubro às 9h30 e às 14hBiblioteca Narbal Fontes

Uma noite na biblioteca 
Uma noite na Biblioteca com muita diversão! O evento destina-se a crianças entre 6 e 10 anos e tem como objetivo proporcionar uma experiência diferente: ao longo da noite estão programadas várias atividades como Caça ao Tesouro, Cama de Livros, Contações de Histórias e exibição de um filme infantil. Os participantes serão acompanhados por funcionários da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato com formação específica. As crianças devem levar colchonete, cobertor, travesseiro, pijama, escova de dentes, pasta dental, toalha pequena, pente, documento pessoal e jantar previamente. As inscrições são limitadas a 30 crianças.
Dias 11 e 12 de outubro das 21h às 8hBiblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Lançamento do livro ‘Souto - o passarinho que vivia preso’, (Semana da criança na Hans)
Autora Káttia Baroni
Um pássaro que antes mesmo de nascer já tinha sido aprisionado em uma gaiola para alegrar Pedrinho. O livro parece uma sanfona, o que constrói a ideia de liberdade ao longo da leitura. Durante o lançamento, a escritora e poetisa realizará mediações de leitura e contação de sua própria história.
Dia 11 de outubro às 10hBiblioteca Hans Christian Andersen

Semana das Profissões
A Biblioteca Pública Padre José de Anchieta, com o propósito de despertar nos jovens vestibulandos o interesse por temas referentes à escolha de uma profissão, e aos demais interessados em conhecer um pouco mais sobre o mercado de trabalho, promoverá palestras sobre as diversas áreas do conhecimento, tais como: Serviço Social, Biblioteconomia, Tecnologia da Informação, Pedagogia, Jornalismo, Eventos, Administração, Direito, Arte entre outras, também serão divulgadas as oportunidades de emprego oferecidas na região metropolitana de São Paulo.  
Dias 14, 15, 16, 17 e 18 de outubro às 10h e  às 14hBiblioteca Padre José de Anchieta

Casa das Áfricas
Com Toumani Kouyaté
Juventude entre a arte e a política: desafio das independências na África do Oeste.
22 e 23 de outubro às 18h - Biblioteca Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afrobrasileiro

Acampadentro
Uma noite com atividades de leitura e brincadeiras, elaboradas sob as temáticas dos contos infantis. As crianças participantes são protagonistas de suas histórias favoritas, acompanhadas e supervisionadas pelos arte-educadores do PIÁ -Programa de Iniciação Artística e funcionários da Biblioteca Hans Christian Andersen. Para participar é necessário levar roupa de dormir, escova e pasta de dente.
Dias 25 e 26 de outubro das 20h às 7hBiblioteca Hans Christian Andersen