Dicas de Leitura - Amazônia

5 de setembro, dia da amazônia

Desde 2007, o dia 5 de setembro é dedicado à Amazônia, a maior floresta tropical do mundo. Com a finalidade de promover ações que defendam a floresta a data foi escolhida por ser o dia da criação da província do Amazonas.
Contendo mais de 50 mil espécies de plantas, a floresta ocupa o território de 9 países e 85% de sua extensão territorial fica no Brasil.
Apesar de conter um solo com baixa fertilidade e não ser favorável para plantio ou pastos, a floresta sofre desmatamentos contínuos e sofrendo ainda com problemas de caça e pescas irregulares.
Além de toda riqueza natural, a região é dotada de diversas lendas e mitos que são propagadas por seu povo. Um mundo mágico e misterioso que intriga até a ciência. Confira algumas obras que tratam desde as lendas e histórias do povo amazônico à tão atual questão da sustentabilidade.

Dicas de Leitura - Amazonia


Mulheres da Amazônia – Pedro Martinelli
Pedro Martinelli viu, fotografou, registrou, documentou, redesenhou com cores vivas e cruas a presença e a vida da mulher dos muitos interiores da Amazônia brasileira, regando, aqui e ali, com olhos de encanto as lentes que registraram para longo tempo, se não para sempre, aquele instantâneo muitas vezes perdidos na imensidão do mato denso e das águas tantas.

Estórias e Lendas da Amazônia – Anísio Mello
As lendas e as estórias estão vivas no norte do Brasil, à espera daqueles que as venham buscar para recriá-las em formas literárias, ou simplesmente para estudos de nossa formação cultural.

Lixo e Sustentabilidade – Rosana Rios; Sonia Marina Muhringer; Michelle M. Shayer
Na biblioteca, os colegas Dora e Noel recebem a visita de Leonardo, um garoto vindo do futuro. Juntos, os três tentam evitar um acidente envolvendo material radioativo descartado ilegalmente por um hospital. Será que eles conseguirão reverter o acidente e voltarão a se encontrar no futuro?

Mundo Sustentável – André Trigueiro
Num cenário de crise ambiental sem precedentes, cultivada nas entranhas de um modelo de desenvolvimento que vem exaurindo numa velocidade assustadora os recursos naturais do planeta, com impactos negativos sobre a qualidade de vida da população, não basta denunciar o que está errado. O livro é um painel de soluções criativas e sustentáveis, que renovam as esperanças daqueles que acreditam que um novo mundo não é apenas possível, mas absolutamente necessário.

50 Coisas Simples que as Crianças Podem Fazer para Salvar a Terra – Reynaldo Guarany
"50 Coisas Simples que as Crianças Podem Fazer Parar Salvar a Terra" é um livro cheio de dicas e experiências, fatos e curiosidades. Aprenda a conservar a Terra como um lugar seguro e saudável para você, para as outras crianças... e até para os adultos!

Venha também conhecer a Biblioteca Raul Bopp, temática em Meio Ambiente que contém um grande acervo sobre o tema.