Dicas de leitura – A luta é contínua

Dicas de livros e programação especial

Dicas de leitura de maio


No mês que se celebra um ano da promulgação da Lei de Acesso à Informação e da criação da Comissão Nacional da Verdade, confira nas Bibliotecas Públicas uma programação especial e algumas dicas de leitura relacionadas ao tema.

A Ditadura Envergonhada
Elio Gaspari
Este livro reconstitui os primeiros anos do regime militar. Reviva alguns momentos escuros da nossa história, desde o golpe de 64 até a edição do Ato Institucional nº 5, passando pela realização da famosa aula de tortura dada por um tenente, no RJ. Desde o golpe que tirou João Goulart do poder até o dia em que Ernesto Geisel entregou sua faixa presidencial.

Ditadura Militar - Esquerdas e Sociedade

Daniel Arão Reis
É confortador pensar que as ditaduras como impostos de cima para baixo, pelas elites, ou por circunstâncias particulares, e não como construções históricas de sociedades concretas, apesar e para além das oposições e das resistências. Este livro escolhe o segundo caminho e convida o leitor a uma viagem critica pela ditadura militar que a sociedade brasileira construiu e não destruiu.

A Década de 60 – Rebeldia, contestação e repressão política
Maria Helena Simões Paes
Período de grandes contradições no panorama internacional, a década de 1960 conheceu o incrível avanço tecnológico e as manifestações da contracultura. No Brasil, além da efervescência cultural, houve a volta do regime militar, que culminou com o AI-5.

1961 - o Brasil Entre a Ditadura e a Guerra Civil
Paulo Markun; Duda Hamilton
Segunda-feira, final de agosto de 1961. Jânio Quadros renunciara depois de apenas sete meses de governo, alegando que “forças terríveis” se levantavam contra ele. O vice-presidente, João Goulart, em viagem oficial à China, temia voltar ao país – não sabia se, ao chegar, seria empossado ou preso pelos militares contrários à sua posse. Enquanto isso, o então governador gaúcho Leonel Brizola exortava os brasileiros a resistir ao golpe que se avizinhava. A história desses dias tensos é contada aqui pelos jornalistas Paulo Markun e Duda Hamilton num trabalho detalhista e criterioso, essencial para entender um episódio crucial da história recente do país.

O Fim da Ditadura Militar

Eduardo Kucinski
Esta obra procura explicar o porquê da transição brasileira ter demorado 15 anos para se concretizar. A mais longa de todas dos regimes de exceção latino americanos. Por meio de uma análise de acontecimentos como a campanha das diretas, as greves do ABC, o colapso do milagre, o autor nos leva a refletir sobre este importante momento da história brasileira recente.


Consulte o nosso catálogo online para saber em quais bibliotecas estes títulos estão disponíveis

Veja também a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo.