Exposições nas bibliotecas

Programação de maio e junho de 2013

Dialetos da Cor

Exposição: Dialetos da Cor
Obras da artista Luciana Silveira
Exposição de aquarelas materializadas em grandes dimensões, baseadas na interação entre a Arte e a Ciência da Cor. Uma proposta poética sobre a interferência dessas duas convicções, numa busca pelo equilíbrio. Por um lado, vários objetos são representados e iluminados cromaticamente, seguindo hierarquias de uso e expressão, e por outro, todos os objetos são representados na percepção do ser humano, que resultou em um livro intitulado: ¨Introdução à Teoria da Cor¨ (Editora UTFPR, 2011).
De 17 de maio a 7 de junho
2ª a 6ª feiras, das 10h às 19h
Aos sábados, das 9h às 16h

Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima



Abuso e Exploração Sexual Infantojuvenil
Exposição com textos informativos e imagens em homenagem ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantojuvenil, criado em 18 de maio de 2000 pela Lei Federal nº 9970/00, com objetivo de mobilizar e convocar a sociedade brasileira a proteger suas crianças e adolescentes. A data foi escolhida em razão do crime conhecido como “Crime Araceli”, nome de uma menina de oito anos de idade que foi estuprada e assassinada em Vitória (ES), em 1973. Os autores desta violência nunca foram punidos. Desde então, todos os anos a data é marcada por solenidades e apresentação de ações de órgãos públicos e da sociedade civil no combate a esta grave violação de direitos humanos.
De 18  a de 31 de maio
De 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h
Aos sábados, das 10h às 17h e domingos, das 10h às 14h

Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato


Eu, Lobato


Eu, Lobato

A exposição retrata passagens vividas por José Bento Monteiro Lobato ao longo dos seus 66 anos. Através de painéis biográficos, objetos de uso pessoal e livros escritos e editados por Lobato, visa mostrar a sua importância no cenário literário, econômico e político brasileiro.
De 2ª a 6ª feira das 8h às 18h
Aos sábados das 10h às 17h e domingos das 10h às 14h
- Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato




Ciência do Cotidiano

Ciência e Cotidiano
Exposição de temas científicos presentes no dia-a-dia em áreas como biologia, física, matemática e ciências da Terra, com o objetivo de instigar a curiosidade científica e apresentar o acervo temático em ciências da biblioteca.
De 2ª a 6ª feira das 10h às 19h
Aos sábados das 9h às 16h
- Biblioteca Mario Schenberg

Visagens Visões Comuns, Visões Sublimes
A exposição é composta por xilogravuras feitas por Ernesto Bonato e de retratos realizados pelo artista de pessoas que circulam, trabalham ou moram no entorno da biblioteca. A exposição homenageia a arte popular na figura de homens e mulheres comuns, depositários e vivificadores da cultura brasileira.  
De 2ª a 6ª das 10h às 19h
Aos sábados das 9h às 16h
- Biblioteca Belmonte

Xilogravura

Xilogravura: Diálogos entre Técnicas e Gerações
Coordenado pelos artistas Eduardo Ver e Ezequiel.
A exposição apresenta trabalhos de alunos selecionados dos cursos de xilogravura realizados na biblioteca.
De 2ª a 6ª das 10h às 19h
Aos sábados das 9h às 16h
- Biblioteca Belmonte