Música e Saraus

Programação de abril de 2013

Sarau do Desamadurecimento
Organização: equipe da Biblioteca Narbal Fontes e Liliana Olivan
Espaço para leitura de poesias, crônicas e outros estilos literários, próprios ou de autores conhecidos. Nesse encontro, inspirados pelas leituras e reflexões do último sarau, propomos como tema gerador "A Solidão dos Encontros". Livre
Dia 6 de abril às 14h - Biblioteca Narbal Fontes

Samba Rock
Com Almir Bispo Cardoso e Ana Brasil
Vertente da musicalidade onde ocorre a junção entre o samba herdado do jongo com a música negra americana. Isto resulta em no ritmo que explora e traduz o swing tropicalizado, com letras que abordam o cotidiano lírico e onírico, alegre e harmônico para todos nós que comungamos e vivenciamos nossa cultura abrasileirada e impregnada de africanidade.
Dia 6 de abril às 16h - Biblioteca Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afro - Brasileiro
 

Conjunto Retratos

Choro na Manhã
Conjunto Retratos
O Choro pode ser considerado como a primeira música urbana tipicamente brasileira. Música de arquétipos, que exige do músico domínio de seu instrumento e uma apurada percepção de códigos e senhas que se encaixam em gigantescos improviso. Todo primeiro domingo os amantes da boa música estão convidados a prestigiar o projeto e em cada apresentação, além do Conjunto Retratos, há sempre um convidado, incluindo a platéia, participando da apresentação que mistura música, poesia, história e entretenimento. Antes do recital há um café da manhã que é preparado especialmente para o público presente.
Dia 7 de abril às 11h - Biblioteca Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afro - Brasileiro

Projeto Sábado Harmônico
Tem como objetivo divulgar a Música de Câmara dando ênfase à Música Brasileira. Sempre apresentando jovens solistas e acompanhadores, assim como Professores.
Dia 13 de abril às 16h - Biblioteca Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afro - Brasileiro

60º Aniversário da Biblioteca Belmonte
Evento que marca abertura das comemorações dos 60 anos da Biblioteca Belmonte.   Estarão reunidos diretores, coordenadores e professores das escolas do entorno, entidades, associações da comunidade santamarense e representantes dos órgãos que desenvolvem atividades em conjunto com a biblioteca, ex-coordenadores, funcionários, personagens que fizeram parte da história belmontana, além dos artistas e parceiros convidados.
Dia 17 de abril às 10h30 - Biblioteca Belmonte

Sarau do Ricardo ao Assumpção

Com o grupo de Teatro Projeto Bazar e Convidados
Homenageando o poeta Cassiano RICARDO e o músico Itamar ASSUMPÇÃO, patronos da biblioteca, o SARAU é um espaço para a manifestação e fruição das várias linguagens artísticas, com destaque para a música, a literatura e o teatro. O público é convidado a participar, podendo escolher poemas, crônicas e outros textos para recitar ou ler, entre as obras previamente selecionadas no acervo, de acordo com o tema do mês. Em abril, o tema do sarau será "Elogio da Leitura", no mês em que se celebram o Dia Mundial do Livro e o Dia Mundial do Livro Infantil.
Dia 19 de abril às 14h - Biblioteca Cassiano Ricardo 

Tarde Sertaneja
Organização de Zenaide Salvatico Storari e João da Mata
Resgate de nossas raízes caboclas.  Vertentes do nosso interior miscigenado de poesia e cores cafuzas, caipiras, negras e índias.
Dia 20 de abril às 16h - Biblioteca Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afro - Brasileiro

Sarau Lítero-Musical da Zona Norte
Organização: Tereza Rocha.
Espaço para assistir e apresentar poesias e outros estilos literários, além de música e outras atividades culturais. Neste mês, os homenageados serão Hilda Hilst e Vladimir Nabokov. Livre
Dia 26 de abril às 14h - Biblioteca Nuto Sant'Anna

Baile da Melhor Idade

Com Neusa da Silva Alves e Neusa da Silva Barbosa
Todos os ritmos com ênfase para o popular e músicas das grandes orquestras de bailes.
Dia 26 de abril às 14h - Biblioteca Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afro - Brasileiro

Sarau Sertanejo
Organização: Paula Dundee. Apresentação: Guarani.
Todo último sábado do mês, grupos de viola caipira e cantoria se encontram no tradicional sarau sertanejo da Belmonte. O público canta, faz poesia matuta, propõe músicas e interage com os cantores e apresentadores. Livre
Dia 27 de abril às 15h - Biblioteca Belmonte

Bandas de Rock do Jabaquara
Bandas da região apresentam seus trabalhos! Shows de Sistema Sangria, Invasores de Cérebro, Test, Pe Sujus, Mosco Levo e Vampiros Loucos.
Dia 28 de abril às 16h - Biblioteca Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afro - Brasileiro


Real Art

ESPECIAL: MÚSICA PORTUGUESA
PALESTRA: Canção d'além-mar: fado, uma canção viajante
Com a Profª. Dra. Heloísa Valente.
A palestra apresenta um breve panorama sobre o fado e sua vocação "viajante", destacando sua origem histórica; principais ramificações e representantes, a partir da apresentação de obras de referência.
Dia 27 de abril às 14h - Biblioteca Cassiano Ricardo

SHOW: EnCantos de Portugal no Brasil, com o grupo Real Art
Com Evelin Finke Croce e Luiz Guarany (voz), Aurelio Zanella (violão, viola e voz), Ricardo Avancini (violão), Ricardo Araújo (guitarra portuguesa) e Karina Muniz (teclado). Participação dos fadistas convidados Ciça Marinho e Sergio Borges.
O grupo apresentará canções portuguesas, como os fados e canções populares brasileiras desde o chorinho, o samba e as serestas, passando por diversos compositores brasileiros que contribuíram para a música brasileira ou portuguesa a partir do início do século 20 até a atualidade, mostrando músicas e composições com novas formas de expressar sentimentos e emoções em uma mescla de influências da cultura luso-brasileira.
Dia 27 de abril às 16h - Biblioteca Cassiano Ricardo