Dicas de Leitura – Jane Austen

Duzentos anos de Orgulho e Preconceito

Jane Austen

A obra de Jane Austen está completando o bicentenário, e ainda hoje o livro Orgulho e Preconceito da escritora vanguardista desperta interesse em leitores de todo o mundo. Adaptações para teatro, TV e cinema não faltam. O próximo lançamento previsto para as telonas será Orgulho e Preconceito e Zumbis.

Jane Austen nasceu em 16 de dezembro de 1775, em uma pequena cidade da Inglaterra. Viveu apenas 41 anos, o suficiente para tornar-se imortal. Desde cedo demonstrou grande habilidade para escrever e aos dezesseis anos já tinha suas pequenas publicações. Sua característica de enxergar além de seu tempo fez que suas obras se tornassem atemporais. Orgulho e Preconceito é o maior exemplo disso. Na obra, ela retrata o funcionamento da sociedade aristocrática inglesa do início do século 19. Consagrados em todo o mundo, seus livros foram adaptados e recriados em outras plataformas.

A primeira adaptação de Orgulho e Preconceito para o cinema foi lançada em 1940. Mas o filme considerado o mais fiel à obra foi lançado apenas em 2006. Versões surgem a todo o momento com produções britânicas, estadunidenses e até indianas. A trama de Orgulho e Preconceito parece não cansar seus seguidores: a paródia literária Orgulho e Preconceito e Zumbis tem estreia nas telas prevista para dezembro de 2013. Outros livros também foram adaptados para as telas, e, somente em 2007, a escritora inspirou duas produções: "Clube de Leitura de Jane Austen" e "Amor e Inocência" (Becoming Jane), no qual a própria Jane Austen é representada pela atriz Anne Hathaway.

No Brasil, seus admiradores criaram a Jane Austen Sociedade do Brasil (JASBRA), que realizou o VI encontro Nacional na Universidade de Minas Gerais (UFMG), em janeiro de 2013. Em julho será a vez do Rio de Janeiro reunir fãs de todo o Brasil para conversar sobre a preciosa obra.

Além da paródia “Orgulho e Preconceito e Zumbis” e do clássico “Orgulho e Preconceito”, diversos livros de Jane Austen estão disponíveis para empréstimo nas bibliotecas de bairro paulistanas, como “A abadia de Northanger”, “Emma”, “Mansfield Park” e “Razão e Sensibilidade”.

Acesse o catálogo eletrônico e encontre o seu título preferido na biblioteca mais próxima!