Dicas de Leitura - São Paulo 459 anos

Em 25 de janeiro de 1554, os padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta fundaram o Colégio dos Jesuítas, com o propósito de estabelecer a educação e catequização dos povos indígenas do Planalto de Piratininga. A região foi nomeada São Paulo por Anchieta, pois no mesmo dia a igreja católica celebra a conversão do Apóstolo Paulo.

Desde então, nessa data, também comemoramos o aniversário da vila pobre e isolada que se transformou na metrópole da diversidade, um dos maiores centros financeiros do mundo e pólo cultural do nosso país, a cidade de São Paulo.

Dicas de Leitura - São Paulo 459 anos

A cultura da cidade de São Paulo é considerada uma das mais ricas do Brasil justamente porque tem um pouquinho de tudo, resultaram da união de elementos, costumes e crenças de povos que migraram para a região.

Berço de manifestações, São Paulo já foi e é palco e assunto para diversos ícones da música; como o regionalismo de Adoniran Barbosa, a Vanguarda Paulistana com Itamar Assumpção, a irreverência de Rita Lee, o punk rock do Inocentes, as poesias de Arnaldo Antunes, os protestos doTitãs. Tema para os sentimentos do caipira que migrou para a cidade grande até novos compositores, como Emicida e Criolo, vertentes da cena Hip Hop que, assim como o grupo Racionais MC´S, ganham cada vez mais espaço, consolidando a cultura de periferia como identidade da cidade.

Ainda sobre cultura, São Paulo acolheu um dos eventos mais importantes do país, a Semana de Arte Moderna, conhecida como Semana de 22, realizada no Teatro Municipal de São Paulo. Cada dia da semana trabalhava um segmento artístico (pintura, escultura, poesia, literatura e música) reunindo nomes consagrados do modernismo brasileiro, inclusive os patronos de nossas bibliotecas, Mário de Andrade, Raul Bopp e Menotti Del Pichia. Também participaram Oswald de Andrade, Víctor Brecheret, Anita Malfatti, Sérgio Milliet, Heitor Villa-Lobos, Di Cavalcanti entre outros.

Outros patronos também realizaram grandes contribuições para a cidade de São Paulo; além do Padre José de Anchieta, um dos fundadores da cidade, destacam-se Adelpha Figueiredo e o intelectual Rubens Borba, fundadores do curso de Biblioteconomia da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP). Consideráveis participações também foram as de Lenyra Fraccaroli e Monteiro Lobato, que juntos fundaram a primeira biblioteca infantil da cidade.

Ícones da literatura como Alcântara Machado e sua obra Brás, Bexiga e Barra Funda, retrataram o cotidiano da cidade, assim como mais um de nossos patronos, o cartunista Belmonte, que refletiu na personagem "Juca Pato", cujo lema era "podia ser pior", as aspirações e frustrações da classe média paulistana. Atualmente novos artistas se dedicam às manifestações da cidade; das poesias de Sérgio Vaz aos grafites espalhados pela paulicéia desvairada, São Paulo não poupa sensações para inspirar idéias, sentimentos e, principalmente, mudança.

Conheça um pouco mais de São Paulo atravéz de histórias, fotografias, ilustrações presentes nos livros indicados abaixo:

São Paulo : 450 anos 450 imagens - [fotográfos Adriana Pastori ... et al.] ; editores Maria Cecília Crevatin Gouveia, Eda Anderi Gouveia
Haja fôlego para chegar aos 450 anos. Somente uma cidade como São Paulo consegue alcançar tal marca com tamanha propriedade. O livro é uma homenagem à terra da garoa que traz em seu conteúdo o trabalho de 10 renomados fotógrafos da cidade. São 450 imagens da capital paulistana do jeito que ela é hoje, mostrando a cidade e seus diversos ângulos - arquitetônico, paisagístico, cultural, artístico, urbano, serviços entre outros - sob o olhar dos fotógrafos.
Fotografia - São Paulo (SP); São Paulo (SP) - Fotografias e ilustrações; São Paulo (SP) - Na arte

Iconografia paulistana do século XIX - Pedro Corrêa do Lago
Um resgate ao passado, mostrando personagens retratados por artistas da época e criadores das raízes que tornaram São Paulo a mais próspera cidade da América Latina. Neste trabalho estão reunidas todas as imagens identificadas da cidade de São Paulo e de seus costumes no século XIX, até o surgimento da fotografia, com as vistas tiradas a partir de 1860 por Militão, primeiro fotógrafo da cidade.
São Paulo (SP) - Viagens - Século 19; São Paulo (SP) - Usos e costumes - Século 19; São Paulo (SP) - História - Fotografias e ilustrações

Saudades de São Paulo - Claude Levi-Strauss
Uma cidade em que o gado convivia com carros e bondes nas ruas; em que construções moderníssimas despontavam no topo de colinas ainda rústicas; em que lençóis caseiros, pendurados nos varais, formavam o primeiro plano para o imponente prédio Martinelli.Essa a paisagem que Claude Lévi-Strauss, então um jovem professor e fotógrafo nas horas vagas, encontrou e registrou fascinado entre 1935 e 1937, quando veio trabalhar na Universidade de São Paulo. Sessenta anos mais tarde, ciente de que uma cidade é "como um texto que, para compreender, é preciso saber ler e analisar", o antropólogo escreveu um depoimento memorável em que revisita essas imagens. Construindo para as novas gerações o mapa de uma belíssima viagem, no espaço e no tempo.
São Paulo (SP) - História - Século 20; São Paulo (SP) - Fotografias e ilustrações

Estes e outros títulos podem ser emprestados gratuitamente mediante inscrição na biblioteca. Para saber mais como se inscrever e retirar livros consulte o Regulamento de empréstimo do Sistema Municipal de Bibliotecas (SMB).

Veja aqui outras Dicas de Leitura com livros do acervo de SMB.

__________________________________________________________________________________________

ATENÇÃO: os links dos títulos são elaborados por um ISBN para facilitar o direcionamento da obra no catálogo online. Pesquise também pelo autor, título ou assunto para localizar outras edições e a disponibilidade. Consulte o Catálogo Online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros.

Consulte a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo para localizar a mais perto de você.