Dicas de Leitura – Proclamação da República

Saiba mais sobre os acontecimentos que levaram à Proclamação da República no Brasil.

Dicas de Leitura

No dia 15 de novembro comemoramos os 123 anos da Proclamação da República no país. Anteriormente uma monarquia, o Brasil virou uma república federativa presidencialista quando um grupo de militares, tendo como o Marechal Deodoro da Fonseca seu líder, destituiu o imperador Dom Pedro II.

Diversos fatores levaram à queda da monarquia: assuntos econômicos, a intromissão do então imperador em assuntos da Igreja Católica, o descontentamento pela abolição da escravatura por parte dos cafeicultores, e por ela ter acontecido tão tardiamente por parte dos progressistas e a pressão de uma classe média urbana que desejava poder participar mais da vida política do país.

Com o fim do sistema monárquico, o imperador Dom Pedro II partiu com sua família para a Europa. No país, foi instaurado um governo provisório comandado pelo Marechal Deodoro da Fonseca. Confira aqui a sugestão de alguns títulos para conhecer mais:

A proclamação da República
Celso Castro
O autor Celso Castro acompanha o passo a passo que levou ao golpe republicano, quando em 15 de novembro de 1889, militares derrubaram a Monarquia e proclamaram a República no Brasil. São retratados seus protagonistas, motivos e toda a conspiração, mostrando como se forjou um dos momentos mais importantes da história do Brasil.

A proclamação da República
José Ênio Casalecchi
Em carta, Deodoro da Fonseca diz ao imperador D. Pedro II como a Proclamação da República foi uma reação nacionalista contra a violação e corrupção das leis do antigo ministério e contra a sistemática de atentados contra o Exército. Assim, as camadas médias e urbanas, não contentes com a situação, entram em aliança com o grupo de novos latifundiários e apóiam a organização dos militares, que destituem as velhas oligarquias e assumem o poder político.

A proclamação da República em quadrinhos
Pedro Anisio
Na linguagem dos quadrinhos, são contados os episódios relacionados à Proclamação da República no dia 15 de novembro de 1889. O livro busca introduzir o leitor aos acontecimentos, preparando-o para posteriormente se aprofundar nos estudos sobre esse fato da história do país.

Proclamação da República
Marcos Rey
Boterinho, um jornalista do jornal republicano "O País", além de conhecer pessoas importantes como Quintino Bocaiúva, Silva Jardim, Benjamin Constant, Rui Barbosa e Aristide Lobo, também acompanha a preparação do movimento que derrubaria D. Pedro II do trono. Assim, mesmo não tendo a participação da maioria da população, a República foi instaurada no país.

Consulte o nosso catálogo online , amplie sua pesquisa e saiba em quais bibliotecas estes títulos estão disponíveis

Veja também a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo.