Festival São Miguel Paulista

Confira a programação especial em novembro

CONTAÇÃO

Contando e Encantando Histórias

Com o Grupo Semeando e Espalhando
Narração de histórias infantis diversas entremeadas por canções e brincadeiras. Livre. 50min.
Dia 8 de novembro (qui), 10hBiblioteca Raimundo de Menezes
Dia 8 de novembro (qui), 14hBiblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 9 de novembro (sex), 10hBiblioteca Rubens Borba de Morais

Contos Africanos
Lilian Marchetti
Estes contos nos convidam a fazer uma magnífica viagem pelo universo africano, tão presente e ao mesmo tempo tão desconhecidos por nós, revelando um pouco da sua cultura e muitos dos seus encantos.
Dia 8 de novembro (qui), 10hPonto de Leitura CDC Tide Setubal
Dia 9 de novembro (sex), 14h - Ponto de Leitura Jardim Lapenna

Chulas, Não Chuletas
Grupo do Balaio
A chula á um ritmo musical de variadas vertentes, mas que ficou marcado pela tradição circense no Brasil ao ser entoado pelos palhaços. Esta esquete traz tradicionais e divertidos versos intermeados por curtas gagues com os palhaços Cambota e Cumbuca. O público é convidado a participar da brincadeira de maneira a permanecer viva esta tão importante memória da cultura popular brasileira.
Dia 9 de novembro (sex), 12hRoteiro São Miguel Paulista I (União de Vila Nova)

Mediação de Leitura

O ato de ler para o outro em voz alta como estratégia para despertar o gosto pela leitura em quem estiver por perto. Num ambiente ao ar livre, as narrativas vão atrair pelo conteúdo, formato, belas ilustrações e pela arte de livros, considerados verdadeiros objetos culturais. De forma lúdica, sete mediadores vão decorar o espaço com muitos livros, apostando na diversidade, no intuito de resgatar o prazer de uma atraente atividade literária.
Dia 8 de novembro (qui), das 11 ás 12h - Roteiro São Miguel Paulista II ( Jardim Romano)

Mediação de Leitura: Ler é uma aventura
Acreditamos tanto na magia da leitura que a Coordenadoria de Bibliotecas formou um grupo de mediadores que estará a disposição para ler às crianças e bebês livros infantis de sua escolha. Participe desta experiência.
Dia  9 de novembro (sex), das 14 ás 15h30 – Mercado Municipal São Miguel Paulista


ESCRITOR NA BIBLIOTECA

Suzana Montoro

Romancista, contista e autora de livros para jovens e crianças. Suzana é formada em psicologia e trabalha com psicoterapia clínica. Entre seus livros publicados, alguns premiados no Brasil e no exterior. O menino das chuvas (Studio Nobel), que recebeu o selo “Altamente Recomendável” da Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil (FNLIJ), Nem eu nem outro (Edições SM), menção honrosa prêmio Barco a Vapor 2009 e Os hungareses (Ofício das Palavras), selecionado pelo Proac 2010 e premiado como "Melhor Livro do Ano - Autor Estreante" do Prêmio São Paulo de Literatura 2012.
Dia 9 de novembro (sex), 10hPonto de Leitura Jardim Lapenna


Bate-Papo Especial HQ
Com curadoria do professor doutor Waldomiro Vergueiro, autores e desenhistas de HQ batem um papo com o público de forma próxima e descontraída. Waldomiro Vergueiro é umas das sumidades em quadrinhos no Brasil. É doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, onde atua como professor titular e exerce a chefia do Departamento de Biblioteconomia e Documentação. Também é fundador e coordenador do Observatório de Histórias em Quadrinhos. Também foi organizador e co-autor dos livros Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula (Contexto, 2004), Muito além dos quadrinhos (Devir, 2009) e Quadrinhos na educação (Contexto, 2009).
Dia 9 de novembro (sex), 14hBiblioteca Raimundo Menezes

TEATRO

O Cortiço
Com o Grupo Trapiche
O Cortiço é uma adaptação da obra de Aluísio de Azevedo. A História contada na peça focaliza o nascimento dos cortiços e a oposição entre a burguesia e o proletariado. Para maiores de 14 anos. 60 min.
Dia 8 de novembro (qui), 21h – Galpão de Cultura e Cidadania/Ponto de Leitura Jardim Lapenna


Feira de Troca de Livros
Traga seu livro ou gibi e troque por outros que você não tenha!
São aceitos para troca livros em boas condições de literatura infantil, juvenil, adulto, gibis, quadrinhos e mangas. Só não são aceitos livros técnicos ou didáticos.
Dia 8 de novembro (qui), das 10h às 16h –  Praça Morumbizinho
Dia 9 de novembro (sex), das 10h às 16h –  Praça Morumbizinho